Petrobras precisa negociar com sócios para vender fatia da Braskem

Jornal GGN – Para que a Petrobras venda a sua fatia da Braskem, é necessária uma negociação com os atuais sócios e também com os futuros donos sobe a transferência de diversos direitos que a estatal tem na direção da empresa petroquímica.

A Petrobras avalia que a venda da fatia perderia valor de mercado sem esta negociação, e não faria sentido se desfazer do ativo. Entre os sócios da Braskem, estão a Odebrecht, que possui 38,3% do capital total e controla a companha, com 50,1% do capital votante.

Pelo acordo, a Petrobras tem direitos na administração como veto a investimentos. Sem uma negociação, o futuro sócio não herdaria estes direitos. A venda perde valor porque o novo acionista substituiria a Petrobras com poder menor dentro da Braskem.

Sem o acordo entre os acionistas, a estatal pode desistir de vender sua fatia. Atualmente, a Petrobras tem 36,1% do capital total da Braskem e 47% do votante. A estimativa do mercado é de que esta fatia tenho o valor aproximado de US$ 2,5 bilhões.

Outro fator que pode mudar os planos a respeito da Braskem é a manutenção da Odebrecht como sócia majoritária. Alvo da Operação Lava Jato, a construtora também estaria planejando vender sua fatia, como uma das maneiras para enfrentar a crise que atravessa desde o começo da operação.

A Petrobras espera conseguir US$ 15 bilhões com a venda de ativos para reduzir suas dívidas. A estatal também pretende vender, além da Braskem, a BR Distribuidora, a Liquigás, empresas de biocombustíveis, entre outros.

 

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. petrobras….

    O que está por trás da destruição de empresas genuinamente nacionais? Que invetimentos fará uma empresa de especulação financeira? Como um negócio desta monta é realizado tão rápido, se há 2 meses nem sabiam se a empresa seria vendida, caso da permanência da pres. Dilma? As empresas nacionais se tornando estrangeiras, de onde virão os técnicos e especialistas, projetos, equipamentos para trabalhar? Do Brasil ou da matriz? Adivinha?

  2. Tremenda estupidez, queimar combustível fóssil é um atraso.

    Agora com o avanço da baterias de litio, queimar o petróleo em motores a explosão é burrice, a petroquímica é o grande negócio, pois petróleo é a matéria prima dos plasticos, vender topda a petroquímina é crime lesa pátria.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador