Poços terrestres a preço de banana

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

da Aepet – Associação dos Engenheiros da Petrobras

Poços terrestres a preço de banana

por Rogerio Lessa

Com investimentos, produção poderia quadruplicar

“A pergunta que não cala é dizer quanto tal venda representará, em percentuais para Petrobrás em termos de geração de caixa para uma alavancagem de 2,5 absolutamente desnecessária e processada de modo insano e selvagem.” A indagação é do geólogo e consultor Luciano Chagas sobre a decisão da atual diretoria da Petrobrás de privatizar cinco campos terrestres no Nordeste. 

Segundo o site Petronotícias, a empresa iniciou a fase não vinculante referente aos processos de cessão da totalidade dos direitos de exploração, desenvolvimento e produção em cinco conjuntos de campos terrestres: Polos Fazenda Belém, Macau, Sergipe Terra 1, Sergipe Terra 2 e Sergipe Terra 3, localizados nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Sergipe.

“Se considerarmos que os break evens dos ativos a serem vendidos na casa de U$45 a U$50, para um petróleo WTI na casa de  U$ 66, e que os pólos a ser vendidos são formados campos com poços antigos, onde serão necessários investimentos intensivos em recuperação terciária e quaternária, as ofertas a serem recebidas, se forem feita por companhias sérias, serão de valores pífios em termos reais, se estas buscarem a rentabilidade necessária a tais empreendimentos e realmente honrarem os passivos existentes (liabilities)”, prossegue Chagas, acrescentando que tais ativos só poderão ser atraentes se as proposições da ANP forem homologadas rapidamente.

“Tivéssemos gestores sérios na administração Pedro Parente, com ele incluso, estaríamos fazendo contratos de produção com empresas de pequenos a médio porte, nacionais, que poderiam vir ser os próximos compradores dos ativos, criando uma indústria petrolífera nacional de pequeno a médio porte. E eles seriam responsáveis pelos investimentos a serem realizados tendo em contrapartida parte substantiva do novo petróleo a ser produzido. Imagino que não faltariam financiadores para tais projetos.”

Enquanto isso, por falta de investimentos, os campos do nordeste brasileiro declinam as suas produções gerando desemprego em níveis assustadores na região, e inibindo as empresas que auxiliam a atividade, a maioria em estádio pré-falimentar, por falta de encomendas. Por exemplo a produção de óleo hoje na Bahia está na casa de 31 mil barris diário, quando tal número poderia ser de até 120 mil barril, se os investimentos forem realizados a contento. 

“Todos falam maravilhados dos arenitos do Permiano dos USA que superam os shale Oil & gas em termos de produtividade enquanto nossos reservatórios arenosos, os principais, podem ter performances superiores, inclusive de ganhos econômicos. No País que todos opinam e pouco fazem o quadro esse, lamentável. Não temos nas estruturas do ministérios quadros aptos para equacionarem tais problemas e as estimativas que dispomos dos ativos são todas facilmente falseáveis por ainda não termos inventariado o nosso potencial.”

 

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. roubo

    Nome do philme:

    O assalto da serra elétrica.

    Estrelando o ladrão Treme, Parente e quadrilha cara de pau.

    Exibição cor de rosa todos os dias nos jornais da globo.

  2. As funções desse cara. . .

    As funções desse cara, esse tal de Parente são duas: 1) destruir a Petrobrás e 2) entregar nosso petróleo de mão beijada a potências estrangeiras. Ao mesmo tempo vem ceifando empregos no país ao cortar investimentos da maior empresa brasileira. Crimes de lesa pátria é o que esse tipo de gente faz.

  3. Cadê a massa dos Petroleiros? Cadê o cheiro do óleo?

    Peguei estas informação no Portal da CUT. Sobre os petroleiros. Base de representação: – 60.000 trabalhadores Sindicalizados – 500.000 trabalhadores na base (terceirizados, privados e aposentados). Os dados são da FUP.

    Ou seja, trata-se de uma classe robusta. Alguém viu aqui em SP ou no Rio ou no DF uma manifestação desta classe com uns 100 mil petroleiros na rua? Ou seja, um manifestação robusta, destas que a “mídiaPIG” não tem como esconder. Alguém viu 50 mil petroleiros ir pra porta da Globo no Rio. Fazer os caras sentir o cheiro do óleo? Eu não vi! Cadê os “macacões laranjas manchados de óleo??? 

    Novamente “Ou seja”: enquanto o Bonner e sua equipe não forem acuados com o cheiro do oléo. O pretume do oleo no macacão, no rosto .. eles não vão acreditar em nada. E vão continuar a ajudar a “destruir” a Petrobras. Ou alguem aqui, em sã consciência, não sabe que se a Globo fosse contra o desmonte da Petrobras isto estaria acontecendo? 

    A mídia torce o nariz para estas manifestações com meia-duzia de gatos pingados (10 mil não é nada para eles). O probo e isento jornalista Ricardo Boechat/Band só acredita em movimentos acima de 100 mil pessoas. Menos que isso ele debocha. Diz que são arruaceiros. Que a polícia tem agir com “energia”. Chega a dar nôjo. Mas é o pensamento dele e de um monte de “jornalistas graúdos” que têm voz na “grande midia PIG”. Estes ‘periodistas’ querem  mesmo é rosetar no dinheiro público!  

  4. https://www.brasil247.com/pt/

    https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/345791/Landau-do-PSDB-quer-vender-a-Petrobras.htm

    Essa Maga Patalogika, outrora Musa das Privatizações, continua circulando sua tese de venda da PETROBRAS, era até pouco tempo presidente do Conselho da Eletrobras. Sua tese é furadissima. Do ranking de 20 maiores petroleiras do mundo, as QUATRO primeiras são estatais e das 20 maiores 11 são estatais, nenhuma está à venda.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador