Produção da Petrobras cresce 1,7% em junho

 
Jornal GGN – A produção de petróleo da Petrobras no Brasil atingiu em junho os 2 milhões e 8 mil barris por dia (bpd), superando em 1,7% a produção do mês de maio (1 milhão 975 mil bpd). Incluída a parcela operada pela Petrobras para seus parceiros no Brasil, o volume alcançou a marca de 2 milhões 135 mil bpd,  2,1% acima do volume produzido no mês anterior, de 2 milhões e 92 mil bpd.
 
A produção local de petróleo e gás natural da empresa no período foi de 2 milhões 426 mil barris de óleo equivalente por dia (boed), um aumento de 1,6% em relação a maio (2 milhões 387 mil boed). Incluída a parcela operada pela Petrobras para as empresas parceiras no Brasil, o volume os 2 milhões e 610 mil boed, 2,0% acima da produção alcançada em maio, de 2 milhões 558 mil boed.
 
A empresa atribuiu ao crescimento da produção o aumento do volume produzido pela plataforma P-62, que começou a operar em maio no campo de Roncador (Bacia de Campos). Nos próximos meses serão interligados a essa unidade um total de 22 poços, sendo 14 produtores de petróleo e gás e oito injetores de água. A unidade tem capacidade para processar, diariamente, até 180 mil barris de petróleo e seis milhões de metros cúbicos de gás natural.

 
Outro fator apontado pela companhia como responsável pelo crescimento foi a entrada em operação, desde maio, de um novo poço ligado à plataforma P-48, no campo de Caratinga, produzindo na camada pré-sal da Bacia de Campos. Contribuíram também a volta à operação da plataforma P-51, no campo de Marlim Sul, na mesma bacia, após parada programada para manutenção, e o começo do Teste de Longa Duração (TLD) do FPSO-Dynamic Producer, na área de Iara Oeste, na Bacia de Santos.

No total, oito novos poços offshore nas bacias de Santos e Campos iniciaram a produção em junho. Com eles, 30 novos poços submarinos entraram em operação no primeiro semestre do ano, o dobro da quantidade que entrou em produção no mesmo período do ano passado. Na produção do pré-sal das bacias de Santos e Campos, houve aumento de 6,7% em junho, na comparação com maio: um volume de 477 mil barris por dia (bpd).

Esses recordes são consequência natural da implantação de novos projetos na camada pré-sal, assim como dos elevados níveis de produção dos poços nos campos de Lula e Sapinhoá, onde a Petrobras vem atingindo, com frequência, vazões acima de 30 mil barris diários por poço.
 
Outro recorde importante no pré-sal foi a conclusão do primeiro poço perfurado e completado em apenas 92 dias, ocorrida no dia 30 de junho no poço 8-LL-38D-RJS, na área de Lula/Iracema Sul.
 
Também em junho, foram executadas paradas programadas para manutenção em algumas plataformas, o que resultou na interrupção temporária de 19 mil bpd na produção média do mês. Entre as unidades que tiveram a produção interrompida para manutenção, FPSO Cidade do Rio de Janeiro, no campo de Espadarte; P-50, no campo de Albacora Leste; P-25, no campo de Albacora; FPSO Marlim Sul, no campo de mesmo nome e P-33, no campo de Marlim.
 
Para o segundo semestre, a companhia colocará em operação a plataforma P-61, no campo de Papa-Terra (no pós-sal da Bacia de Campos). Também serão instalados até o final do ano, de acordo com a Petrobras, os FPSOs Cidade de Mangaratiba, no campo Lula/Iracema Sul, e Cidade de Ilhabela, na área norte do campo de Sapinhoá, ambos no pré-sal da Bacia de Santos.
 
A produção de 66,4 milhões metros cúbicos de gás, em junho, superou em 1,5% a produção do mês anterior, que foi de 65,4 milhões m³/d e representa o recorde histórico de produção mensal de gás da companhia. Se incluída a parcela operada pela Petrobras para as empresas associadas, o volume alcançou 75 milhões 540 mil m3/dia, 2,1% acima do volume de maio.
 
Já no exterior, foram produzidos, no mês de junho, uma média de 206,9 mil barris de óleo equivalente por dia (boed), representando 7,9% da produção da companhia, que totalizou 2 milhões 633 mil boed nesse mesmo período. A produção média teve uma redução de 5,2% em relação aos 218,4 mil boed produzidos no mês anterior devido, principalmente, a uma intervenção programada e já concluída, realizada no gasoduto de exportação de gás do campo de Akpo, na Nigéria. Isso fez com que a produção de média de óleo em junho, de 113,8 mil barris de óleo por dia (bopd), ficasse 6,0% abaixo dos 121 mil bopd produzidos no mês anterior.
 
A produção média de gás natural no exterior foi de 15 milhões 828 mil m³/d, 4,3% abaixo do volume produzido no mês de maio, que foi de 16 milhões 547 mil m³/d. Essa queda deveu-se a uma menor produção no Lote 57 do campo de Kinteroni, no Peru, causada por menor demanda por exportação de GNL a partir desse país.
 
A produção total informada à ANP foi de 9.652.973 m³ de óleo e 2.378.157 mil m³ de gás em junho de 2014. Esta produção corresponde à produção total das concessões em que a Petrobras atua como operadora.
Redação

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pois é Nassif, estamos muito

    Pois é Nassif, estamos muito bem, apesar de todos os urubus e urubólogas que torceram e torcem contra.

    1. Petrobras e produção

      João Maria,

      Aguarde pelos comentários, prá você ver como é que nós estamos, à beira do caosdagasolina rsrs.

       

      1. Verdade Alfredo, ainda mais

        Verdade Alfredo, ainda mais quando descobrirem que Abreu e Lima, aquela refinaria que o Jornal da Globo e Mirian Leitão juraram que é uma obra abjeta (cercada de podridão e corrupção por todos os dutos, torres de destilação fracionada e vasos de pressão) e que não saiu ainda nem do papel, está com 87% das obras já concluídas e que seus primeiros refinos serão ainda esse ano… vai ser um Deus nos acuda!!!

        1. Acho que nunca ninguém

          Acho que nunca ninguém duvidou da construção da refinaria abreu e lima. O que se critica – até onde eu sei – foi o processo de sua construção, em que o governo venezuelano seria um sócio ativíssimo, injetando $$$ no negócio, e terminou que a petrobrás teve que arcar sozinha com a construção da refinaria, a qual teria sido orçada inicialmente e, US$ 2,5 milhões e terminou saindo por U$$ 18, 5 milhões, ou seja, umas 7 vezes mais. Se o TCU questiona tal fato, nós, os integrantes da res publica não teríamos esse direito também?

          1. Refino

            adolpho,

            A Petrobras já reconheceu publicamente, o alto valor final da refinaria Abreu e Lima.

            Em contrapartida, ela oferece o que não se tinha, o refino do petróleo no país.

          2. E isso justifica o processo

            E isso justifica o processo todo que está atrelado à construção dessa refinaria, meu amigo? Essa é a questão. Não se discute que quanto mais refinarias melhor, principalmente quando um novo equipamento vai peoduzir algo inédito. mas exiwte uma razoabilidade econômica nas decisões, na execução das decisões e por aí vai. Todo esse processo nos dá a impressão de quem decide estrategicamente os destinos da empresa está pouco ligando para a básica relação do custo/benefício. E essa falta de compromisso com a razoabilidade econômica das decisões está sendo precificada no custo de suas ações… 

          3. Abreu e Lima muito cara

            adolpho,

            O projeto inicial foi mal orçado( recentemente ocorreram novas falhas orçamentárias), mais adiante sofreu ampliação que a tornou mais $$$, mas mesmo assim a Petrobras reconheceu a existência de erros significativos $$ – não poderia agir diferente, dado o expressivo valor final da refinaria, muito acima do previsto. 

            Este objeto, a refinaria de Abreu e Lima, é que poderia ter sido motivo de CPI, mas a oposição resolveu escolher a refinaria que não teve qualquer ilícito,a de Pasadena, que foi bem comprada $$, em determinado período ficou cara $$, hoje está barata $$ e mais tres anos de operação, fica de graça $$$. 

            A Petrobras sempre teve um número excessivo de indicações políticas, Graça Foster já conseguiu reduzir bastante aquela influência nefasta, uma turma que não obedecia e nem queria obedecer a nenhum protocolo.

            Poucas são as empresas cujos funcionários estão sob as exigências de um protocolo. As que praticam o hábito por acaso são sólidas, são líderes ou quase líderes do seu setor, estão listadas no Ibovespa, e a maioria também na NYSE. 

          4. RNEST (Abreu e LIma)

            Adolpho, 

            veja o blog Fatos&Dados em petrobras.com.br

            A estimativa de 2.5 bi foi preliminar e em cima de um projeto bem mais simples que o levado adiante. 

            O que vale é estimativa feita já em 2009, sobre o projeto definitivo, com mais unidades de processamento e maior complexidade, orçada então em em 13.5 bi de dólares. 

            A refinaria foi cara, mas poucos têm ideia da área trabalhada (mais de 7 km 2), das unidades construídas, das obras de logística complementar e da ampliação do porto de Suape, necessária para o escoamento de derivados e recebimento do petróleo. A RNEST produzirá 30 % do diesel consumido no Brasil.

            Viva a PETROBRAS !!!   

             

             

          5. Viva! Graças ao esforço de

            Viva! Graças ao esforço de seus empregados, a empresa está sobrevivendo APESAR do governo…

          6. Refinaria cara

            Inegavel que a Renest é uma refinaria cara, Se você procurar por qualquer refinaria de grande porte construida de 53 para cá você não encontrará nenhuma. O preço destas obras entre nós sempre esteve condicionado a condiçoes de mercado brasileiro que são determinantes para custos elevados neste país. Não fosse assim veriamos uma profusão de investidores estrangeiros construindo refinarias de petróleo entre nós. Entretanto para o Brasil muito mais caro é não ter refinarias no país, ou refinar seu petróleo no exterior como foi pretenção de alguns “espertos” tão ao gosto de nossa mídia.  Aqui se fala em refinaria de 100.000bbl/dia por US $ 42milhões e tem gente que acredita. Antes de qualquer outras considerações temos que considerar o ineditismo de uma refinaria de petróleo em Pernambuco, sem  infra estrutura favorável, sem mão de obra apropriada e esperiente , mesmo nossa indústria nacional de equipamentos de petróleo, que já teve significativa expressão no passado, estava desativada a quase 30 anos que não se investiu em refino e grandes obras entre nós. Tudo isto influi em custos e diminue previsibilidade dos mesmos. de qualquer forma sem um bom projeto básico não é possível fazer o orçamento de  uma refinaria como a Renest e quando alguém falou numa refinaria no nordeste por 2,5 bi dolares seguramente não se falava desta Renest em fase de conclusão de obras

          1. 1 – Não estará pronta esse

            1 – Não estará pronta esse ano, eu não disse isso, eu disse que alguns equipamentos de refino já estarão funcionando antes da plena operação da planta;

            2 – Sim, é na Petrobrás onde pego essas noticias, sou funcionário da estatal e recebemos diariamente as informações que são importantes para que a força de trabalho se situe no cenário de empresa e do Brasil;

            3 – Não desacredite tanto no que o PIG deixa de divulgar sobre a Petrobrás, a nossa mídia, já há alguns anos, deixou de ser uma fonte confiável.

  2. difícil de entender é o

    difícil de entender é o constante crescimento da petrobrás e a queda das ações – isso significaria apenas o óbvio, isto é, o mercado internacional sempre deseja o pior para quem pretende beneficiar o seu povo ao invés de só beneficiar os acionistas ligados aos especuladores envolvidos na rapinagem financeira/

    1. “acho” que eh assim

      Quando segurou o aumento da gasosa teve prejuizo e a divida aumento para investimento.

      Tudo descoberto e sem producao aumentando. Ai o mundo e o Brasil gritou, ainda tem mais teve venda de acoes, tudo junto e misturado num curto prazo.. Nao existe nenhuma companhia que resiste, caiu o valor da acao e da empresa. Agora avanca mais ainda tem risco, petroleo eh um produto por natureza perigoso e seus programas de manutencao nao pode haver erros como tambem de acidentes de trabalho. Pode levar a presao, humana e material. Mais esta a Petrobras e seu corpo fazendo o dever de casa certinho. Agora eh hora de comecar a produzir, devagar, para fazer e pagar o capital e investimento. Que tenham boa sorte para corpo de engenheiros e seus operarios. Sorte e trabalho sao meus desejos. E o Brasil agradece, reconhece e torce com certeza desde 1950. 

    2. Petrobras

      O principal índice da Bovespa fechou em alta de mais de 1% nesta segunda-feira (21), seguindo a melhora nos mercados externos e puxada pelos ganhos de ações como Petrobras e BB Seguridade. 

  3. Grid é a nova gasolina aditivada da Petrobras Distribuidora

    Grid é a nova gasolina aditivada da Petrobras Distribuidora

    Resultado de um ano de pesquisas do Cenpes e mais de 1.200 horas de testes, a Petrobras Distribuidora lança a nova gasolina aditivada Grid. Considerada como a melhor gasolina aditivada do mercado, em substituição à gasolina Supra, o produto apresentou significativa melhoria em relação a dois aditivos: o detergente e o dispersante, que diminuem o acúmulo de resíduos nas válvulas de admissão dos veículos, reduzindo assim os custos de manutenção. Para aumentar a eficiência da Petrobras Grid, foi testado e aprovado um novo aditivo, o modificador de atrito, que reduz o atrito das peças móveis do motor, aumentando sua potência.

     

  4. E Haddad entra em

    E Haddad entra em férias…..mais uma vez.

       Que horror esse tal de PT!

        Nota: Pra apostar dinheiro,acredito que Dilma  ganhe no primeiro turno.Essa margem de erro elevando a oposição e os nanicos,não me convence.É ridículo o que a imprensa escreve como ”empate técnico”. Não faz sentido: aumenta os outros e abaixa Dilma.É rizível.

                Evidente que não será com meu voto que Dilma irá ganhar.

                 Mas se acontecer o MILAGRE do segundo turno, aposto minha alma em leilão entre Deus e o diabo, que DIlma perde .Penso que não escrevi nenhuma novidade.

    1. anarquista sério

      do anarquista quase sério:

      “do segundo turno, aposto minha alma em leilão entre Deus e o diabo, que DIlma perde .”

      E ai? vamos nessa, aposto sua alma e te dou uma pensao melhor para 2015!

      Sou da parte do diabo na terra do sol.

      KKK

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador