Produção fora do âmbito da Petrobras cresce 14% em 2016

 
Jornal GGN – Com o programa de venda de ativos da Petrobras e o leilão dos blocos do pré-sal, deverá aumentar a participação de empresas petroleiras estrangeiras na produção de óleo e gás no Brasil. 
 
Em 2016, a parte da produção fora do âmbito da Petrobras cresceu 14% e chegou a 457 mil barris diários de petróleo, no acumulado do ano até novembro. Entre as empresas que influenciaram neste aumento estão a Shell, Petrogal e Repsol, sócias da Petrobras no campo de Lula, do pré-sal. 
 
Já os dados operacionais da estatal ficaram praticamente estáveis, com aumento da participação de outras petroleiras na produção nacional, que saiu de 16,5% em 2015 para 18,4%. 

 
Especialistas dizem que este movimento é natural, já que a principal fronteira da produção petrolífera no país é o pré-sal, com projetos leiloados sob o regime de concessão e operados por consórcios da Petrobras com outras empresas. 
 
Estes campos estão compensando a queda de produção dos campos do pós-sal, com boa parte dos projetos operados inteiramente pela Petrobras, explica Adriano Pires, do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE). “ É por isso que a produção fora [da Petrobras]cresce, proporcionalmente, mais que a da Petrobras”, afirma. 
 
Segundo o jornal Valor Econômico, o crescimento da participação de outras empresas deve aumentar com a venda de ativos da Petrobras e o começo da produção de projetos no pré-sal. O potencial é de 90% de aumento na produção das demais petroleiras, cerca de 415 mil barris diários a mais. 
 
Em 2017, deverão ser concluídas as vendas de 35% do campo de Lula, com operação negociada para a francesa Total; 100% do campo de Baúna e 50% de Tartaruga Verde, na Bacia de Santos; e nove campos em águas rasas no Ceará e Sergipe, além de 104 concessões terrestres do Projeto Topázio. 
 
Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ótimo, isso é mais PIB, mais

    Ótimo, isso é mais PIB, mais emprego, mais impostos e royalties gerando mais receita ao Governo pra investir em infraestrutura ou gastar com a população. Oleo no fundo do mar não enche a barriga de ninguém. 

    Enquanto isso a Petrobrás vai se recuperando financeiramente e suas ações novamente se valorizando, depois de desmantelado o esquema criminoso que quase quebrou a empresa por sangria de recursos, uso político e má gestão.

  2. Transferencia do nosso
    Transferencia do nosso patrimonio para a rapinagem internacional

    Aqui o desenho…dou um doce para quem adivinhar o que dentro de pouco tempo restará da Petrobras que, graças ao pré-sal, vinha batendo recorde atras de recorde de aumento de produçao…tudo virou pö…os golpistas limparam o cofre do fundo soberano e deram fim ao regime de partilha, bem como ao conteudo nacional…empregos, estaleiros etc somente em paises que nao o Brasil: nóis é caipira mais é joia

    http://www.ocafezinho.com/2017/01/05/ny-times-temer-esta-nos-levando-ao-fim-do-mundo/

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador