Rússia e Venezuela fecham acordo de investimento em petróleo e gás

Enviado por Alfeu

Da Agência Brasil

Venezuela e Rússia assinam plano estratégico de investimento em petróleo e gás

As companhias estatais Petróleos da Venezuela (Pdvsa) e Rosneft de Rússia chegaram a um acordo para criar uma empresa para o desenvolvimento de infraestruturas para os setores do petróleo e gás, anunciou hoje (22) a venezuelana Pdvsa.

“O presidente da Pdvsa, Eulógio Del Pino, e o presidente da Rosneft, Igor Sechin, assinaram diversos acordos, entre os quais um Plano Estratégico de Investimentos em Petróleo e Gás que estabelece os princípios para a constituição de uma empresa dedicada à construção e operação de infraestruturas para a produção de gás natural”, diz um comunicado da Pdvsa.

O documento explica que ambas vão “desenvolver uma nova infraestrutura para o melhoramento” de empresas da Faixa Petrolífera de Orinoco e executar um projeto de expansão para produzir 145 mil barris diários de petróleo extrapesado.

O projeto deverá estar concluído até ao primeiro trimestre de 2016 e ambas vão perfurar conjuntamente jazidas de petróleo e oferecer serviços petrolíferos e de engenharia para outras empresas do setor.

Segundo a Pdvsa, os acordos foram assinados em São Petersburgo, na quinta-feira passada. O documento não cita os valores do investimento.

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Chegada da Rússia

    No fundo, parece que isso é o que preocupa os EUA

    Já quase sem mercado cativo, os EUA lutam por manter América latina sob o seu comando.

    Abertura esperta para Cuba (antes que Rússia chegue novamente) e a destruição de opções populares de Governo na América Latina, ruptura de Mercosul, etc.

    Eles contam com dezenas de Aecim por todas partes, para ajudar nesta tarefa

  2. O problema com a Russia é que

    O problema com a Russia é que quando os USA apertam eles recuam. A não ser que se trate da soberania deles sobretudo a territorial. Aí não tem para ninguem.

  3. Acordo técnico e de troca

     Bobices politico ideológicas pouco importam, na real o Acordo PDVSA – ROSNEFT, a respeito da “faixa do orinoco” ou “Provincia Petrolifera Cel. Chavez” é bom para os dois lados, pois o  “extrapesado” para ser viavel economicamente, necessita de injeções de “petroleo leve” – campo e refinaria -, alem de recursos tecnológicos e manobras de engenharia para ser retirado, portanto com este acordo, a ROSNEF garante uma demanda segura para seu “leve” ( craqueia mais combustivel e compostos leves), e recebe o “extrapesado” ( melhor para compostos asfalticos e diesel bruto ), para vender no mercado internacional.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador