A mentira sobre Carcará é desnudada, por Alex Prado

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

da AEPET – Associação dos Engenheiros da Petrobrás 

A mentira sobre Carcará é desnudada

por Alex Prado 

Estatal norueguesa confirma que Carcará tem  ao menos 2 bilhões de barris.

Como disse antes o geólogo Luciano Seixas Chagas, a Statoil confirma em matéria que aqui transcrevemos que os volumes recuperáries de óleo e gás de Carcará chegam a 2 bilhões de barris. Antes da compra, a estimativa era de um valor bem inferior, entre 0,8 e 1,4 bilhão de barris. Segundo o geólogo, na verdade, estes números podem atingir a impressionante cifra de 6 bilhões de barris (4,6 de óleo e 1,4 de gás).

“Além do mais, a Petrobrás, através de Pullen Parente e seu séquito, deixou de exercer o direito de adquirir no leilão da ANP, a área de Carcará Norte, com volumes semelhantes, cometendo um verdadeiro Lesa-Pátria” criticou o geólogo.

Abaixo, transcrevemos a matéria do site E&P Brasil, sobre a Statoil: 

Carcará será o Johan Sverdrup brasileiro. O que isso significa?

A Statoil pretende iniciar a produção da descoberta de Carcará, na área do bloco exploratório BM-S-8, no pré-sal da Bacia de Santos, entre 2023 e 2024. A empresa pretende perfurar um poço na região em 2018. Um acordo com a Seadrill prevê a utilização da sonda West Saturn – que já está no Brasil – para a perfuração de um poço e a realização de um teste de formação.

“Acreditamos que esse pode ser um ativo de muito alto valor. Ele tem potencial para ser o nosso (Johan) Sverdrup fora da Noruega”, disse à Reuters o chefe de exploração da Statoil para Reino Unido e Noruega, Jez Averty, referindo-se a um grande campo no Mar do Norte que a Statoil está atualmente desenvolvendo.

O que significa ser o Johan Sverdrup brasileiro?

Johan Sverdrup é um dos cinco maiores campos de petróleo da Noruega. A Statoil estima que algo entre 2 e 3 bilhões de barris de petróleo sejam recuperáveis na área. Os números estão em linha com as estimativas da petroleira para a área de Carcará, onde são estimados 2 bilhões de barris recuperáveis.

A Statoil acredita que Johan Sverdrup será um dos principais projetos industriais da Noruega nos próximos 50 anos, gerando receitas para o estado e emprego e renda. A fase 1 do projeto, com 70% dos contratos fechados com fornecedores noruegueses, tem mais de 14 mil pessoas contribuindo em todo mundo.

O campo norueguês está a 160 km da cidade de Stavanger, no litoral da Noruega. Carcará, na Bacia de Santos, está a 260 km do estado de São Paulo. A descoberta de Cacará está em lâmina dá’gua de 2024 m, já Johan Sverdrup em 1900 m.

A Statoil estima uma produção média de 440 mil barris por dia na primeira fase de Johan Sverdrup, que começa em 2019. O pico de produção, com a fase 2 implantada, será de 660 mil barris por dia, o que representa 25% de toda produção norueguesa atualmente.

A Statoil é a operadora de Johan Sverdrup com 40,0267% de participação. Tem como sócias a Lundin Norway (22,6%), Petoro (17,36%), AkerBP (11,5733%) e Maersk Oil (8,44%), a última recentemente adquirida pela francesa Total. No projeto de Cacará a Statoil é a operadora com 36,5% de participação e tem como sócias a ExxonMobil (36,5%), Petrogal (17%) e Barra Energia (10%). A norueguesa opera ainda a área unitizável de Norte de Carcará, licitada no ano passado, com 40% de participação, onde tem como sócias a ExxonMobil (40%) e a Petrogal (20%).

 

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Falta comprovar este volume.

    É uma estimativa que tem de ser comprovada com a perfuração de poços. Agora se a Statoil realmente acredita que tem mais petróleo do que a Petrobras estimou, porque quando vendeu para a Exxon metade do que comprou da estatal o preço foi praticamente o mesmo? Comprou por 2,5 bi e vendeu a metade por 0,8 bi com uma contigência de 0,5 bi. A história não está batendo com os fatos. Parece um chute para inflar suas ações.

  2. Neo-colonialismo disfarçado de liberalismo.

    A Noruega, um dos países mais evoluídos do mundo… usando os recursos naturais dos “espertões do liberalismo midiático” para garantir o estado de bem estar social de sua população. 

    Enquanto o Brasil chafurda no subdesenvolvimento secular… convencido pela imprensa e políticos que estamos fazendo um ótimo negócio. 

    Quando o Brasil vai começar a perfurar poços no Iraque, nos USA, na Noruega e na China??? Pelo jeito até agora só entramos nas negociações fornecendo a Bunda… quando vamos disputar alguma bocada??? Além do Brasil, que outro “espertão” está vendendo poços de petróleo sem saber quanto petróleo tem dentro???

    Por que a esquerda fica tão silenciosa em relação a isso??? Algum nome da esquerda deveria avisar que o próximo governo de esquerda vai investigar isso tudo. 

  3. A Noruega distribuirá entre

    A Noruega distribuirá entre os cidadãos noruegueses os dividendos da exploração desse oceano de petróleo gás. Nós ficaremos mais pobres, eles mais ricos. Alguns deles irão aproveitar o rendimento do nosso petróleo para passar férias no Rio de Janeiro.

    -No Brasil só tem preto pobre e pedinte – dirão aos amigos quando retornarem ao seu país.

    O nosso país, porém, continuará a não ser nosso.

  4. Estes caras são

    Estes caras são sociais-democratas cultos, razoáveis e progressistas entre eles

    Para os outros, mostram os dentes neoliberais e mordem até o osso e o que puderem arrancar

    Se encontram um governo privateiro, ladrão e entregusita como este que parasita o Brasil, comemoram o saque 

  5. Será que as Forças Armadas

    Será que as Forças Armadas tiveram noção disto e não tomaram nenhuma atitude?

    Eles sabem que a pátria é seu povo e que o povo é quem faz a riqueza de sua nação!

    Essa riqueza mineral poderia ser devolvida em educação que é absurdamente urgente neste pais!

    Um marginal, nasce cidadão e se transforma pela falta de família estruturada, falta de acesso a educação de qualidade desde a pré-infância, falta de condições para exercer cidadania, como alimentação, trabalho digno!

    E a cultura básica deste pais vem da TV e tv é golpista e forma marginal!

    Quem tem educação de qualidade dificilmente perderia tanto tempo com tv globo!

    E torrar patrimônio brasileiro e botar militar para tomar conta de “marginal” é apenas preparar o pais para ver ruas cheias de sangue!

    Tem que usar a inteligência!

     

    1. será…..

      Marcos Antonio: a culpa é de quem? Dos noruegueses? Agora a grande Nação Tupiniquim clama pelos Militares? A nossas discussões e conversas são de outro Mundo, são coisa de Lunáticos. Que Militares? Aqueles que nossa Ideologia Política e boa parte da População, principalmente a que se afirmava intelectualizada e politizada, queria ver perseguidos? Até ontem queriam ver o Diabo mas não os Militares. Agora o apelo por socorro? Surreal !! Como surreal é o nosso AntiCapitalismo. Para que Indústrias? Para que Empregos? Para que desenvolvimento com produção e comercialização? Isto é coisa de Burguês Capitalista. Para que desenvolver a Indústria do Petróleo, então?! Nossos AntiCapitalistas continuarão Pobres, como estão agora. Londres, Los Angeles, Paris ou Lisboa atestam tal veracidade. E antes que falem do abençoado Petróleo. Aquele que até o ano passado, escreviam, inclusive neste veículo: Que era caro demais. Que os custos não compensariam sua retirada. Que os preços internacionais destruiriam qualquer incentivo à sua exploração. Que o Mundo não tinha mais apelo a tal produto. Que não deveria ser explorado, pois só causaria o Aquecimento Global, entre tantas ‘pérolas’. Vocês acreditam que só entregamos o Petróleo? E as maiores e últimas reservas de Minério de Ferro da Vale do Rio Doce? E suas Terras Raras? E Nióbio? E a maior indústria de Aviação Regional do Planeta – EMBRAER ? E o quarto maior mercado, sendo o quarto maior produtor de Automóveis do Planeta? E a maior Rede de Energia Hidroelétrica do Mundo? E um mercado pacifico e interligado de mais de 200 milhões de pessoas. Que geram uma Indústria Estratosférica para Medicamentos, como vemos em centenas de Drogarias e Farmácias, espalhadas por todas esquinas Brasileiras. E o mesmo Mercado para a Indústria Farmacêutica Animal? Mas por favor, sem FATALISMOS TUPINIQUINS. Isto tudo foi devolvido e entregue na Redemocratização da Anistia de 1979. Empresas e Mercados 100% Nacional, para a administração de Forças Auto-proclamadas Socializantes e Progressistas que então retomavam o Poder. Não é o destino, não é Trump, nem o Colonialismo que nos trouxe até 2018. Foram Ações e Projetos desenvolvidos nestes 40 anos de Redemocracia. A culpa é de quem? Espetacular resultado, não é mesmo? O Brasil é de muito fácil explicação.    

  6. O pre sal financiarå a saúde,
    O pre sal financiarå a saúde, a educacāo, a cultura e engordarå uma poupança para o povo: nāo o povo brasileiro e sim noruegueses…ingleses..
    americanos…

    Que lástima essa nossa elite do atraso: egousta e anti-povo, seria demais para eles a redençāo do povo brasileiro.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador