Aumento do etanol na gasolina passa a valer em 16 de março

Jornal GGN – Ontem, quarta-feira (4), o governo anunciou que o aumento da proporção de etanol na gasolina passará a valer já em 16 de março. Antes, o limite de etanol de anidro na gasolina era de 25%. Agora passará a ser de 27%.

De acordo com o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, a medida fortalece o setor de etanol, que passa por uma crise nos últimos anos, com o fechamento de diversas usinas. Ele também afirmou que com a nova composição a gasolina brasileira passa a ser menos poluente.

A lei que permitiu o aumento do etanol na gasolina foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff em setembro do ano passado, mas era condição que fosse constatada a viabilidade técnica do novo limite antes da nova regra passar a valer. Durante cerca de um mês, foram realizados testes com essa finalidade. Agora é oficial.

“O adiamento foi fruto da segurança do governo para que não houvesse nenhum risco do ponto de vista do rendimento e da durabilidade dos motores com a elevação da participação do etanol”, disse Braga.

Segundo a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, a medida vai elevar em 1 bilhão de litros a demanda por etanol em 2015. Ela garantiu que o país tem oferta suficiente. Além disso, a mudança vai ocorrer no começo da moagem da nova safra de cana do centro-sul do país, que é a principal região produtora de etanol.

A resolução deve ser publicada hoje, quinta-feira (5). A gasolina premium mantém o patamar máximo de 25% de etanol. 

Redação

10 Comentários

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  1. Que boa notícia heim. Agora
    Que boa notícia heim. Agora que o petróleo esta de graça, aumenta se o perceptual.
    Mas tudo bem que fica mais limpa. Já imaginou quão limpa seria se.fosse 100%?

    1. Eu uso 100%

      Faz tempo que só absteço com álcool. Sempre faço a conta e o preço do álcool se mantém abaixo de 70% do preço da gasolina, limmiar onde começa a valer a pena abastecer com álcool. Aliás faz tempo que a porcentagem fica muito abaixo desse limite.

      Até agora não tive problemas com o motor por causa do uso do álcool, mas a qualidade dos combustíveis (gasolina também) varia muito de posto para posto. Eu abasteço somente em determinados postos nos quais confio e é difícil avaliar essa confiança, leva tempo.

      Confesso que gosto mais de usar álcool do que gasolina porque sinto estar poluindo menos o ambiente. MAs acho que ajudo mais nesse aspecto quando consigo trocar o automóvel pelo transporte público.

  2. Péssima notícia

    Decisão tomada de forma atropelada, sem aguardar o término dos estudos da ANFAVEA sobre a capacidade dos motores suportarem o aumento no percentual de etanol na mistura. Se o percentual de 27% não é problema, por que vão manter a gasolina premium com 25%? O governo parece acreditar que somente pessoas ricas possuem veículos somente a gasolina, e se esquece de uma imensa frota de veículos mais velhos, feitos para quando o teor de álcool era 20% ou menos, e que certamente sofrerão com a nova mistura.

    Sem contar que permanece o problema dos veículos flex serem menos eficientes, consumindo combustível (tanto gasolina quanto álcool). Quem mora em um estado em que o etanol não é competitivo e optou por comprar um carro não-flex exatamente por ser mais econômico agora terá que arcar com o preço absurdo da gasolina premium ou arriscar usar a gasolina comum e torcer para isso não causar problemas ao motor … lamentável!

  3. Só (mais) um erro do governo

    É impressionante. Com a gasolina cara, por que o álcool não consegue ser uma alternativa sem este tipo de alteração?

    O maior apoio que o setor sucroalcooeiro poderia ter já ocorreu, que foi o aumento da gasolina. Agora, é que caminhar com as próprias pernas.

    Olha, é vergonhoso como o governo Dilma é fraco.

    1. Reflexão

      Ánalisando friamente, diria que a gasolina não é cara…

      Um dólar e 10 centavos o litro. Na década de 80 e 90 chegava a 3 ou 4 dólares, e com salário inferior na mesma moeda.

      Será que não estamos abusando do uso do mesmo, acima do que realmente necessitamos?

      1. É óbvio que sim.
        A gasolina

        É óbvio que sim.

        A gasolina tem que custar o preço que remunere quem a produz adequadamente, dado a estrutura de custos e tributária do País.

        Bem como o Etanol.

        E não é o que tem sido feito pelo Governo Dilma nesses três últimos anos.

        Olha, na verdade eu penso que grande parte desses problemas poíticos que o Governo está enfrentando derivam, na verdade, desse verdadeiro caos que ele patrocinou nos setores de petroleo e sucro alcooleiro, nesses 3 anos em que segurou, artificialmente, o preço da gasolina.

        Engraçado que parece que o pessoal confunde as usinas atuais, com os antigos senhores de engenho escravocratas. As atuais usinas, pelo menos em sua maioria, são verdadeiras industrias que salários bem razoáveis a bons profissionais, tais como engenheiros, operadores de máquinas, motoristas, secretárias, gerentes e outros. É um setor que remunera muito mais que o setor de serviços e comércio, por exemplo.

        Ademais, elas representam uma vantagem competitiva ao País. A cana produz, açucar, etanol e energia. E ainda mais agora, com o etano. 2.0, celulósico, a produção da mesma quantidade de cana, tende a aumentar muito, com o negócio ganhando muita efeciência.

        É um setor estratégico para o País, aliás, os dois, Etanol e Petroleo, que devem ser apoiados pelo Govenro e não massacrados, como foram nos últimos anos.

    2. Durante 3 anos a gasolina

      Durante 3 anos a gasolina ficou abaixo do que deveria custar, segurando também o alcool. Nesse periodo, várias usinas quebraram, pois os custos aumentarem e elas não conseguiam repassar os mesmos nos preços de venda. A gasolina aumentou agora, mas ainda não deu tempo de recuperar esses 3 anos perdidos, nem para o setor sucro alcooleiro e nem para a Petrobras.

      Uma empresa opera de maneira dinamica, não é um retrato, não é porque mudou um preço que, de repente,  se apaga tudo que houve no passado.

      Se assim fosse a Petrobrás já teria saido da crise há muito tempo e não é o que ocorre, está só fazendo desinvestimento.

  4. Usinas de Açúcar e álcool…

    Os brasileiros são repetidamente surrupiados pelos usineiros de açúcar e alcool.

    Para entender, o álcool é subproduto do açúcar, só vale a pena manter uma usina quando o açucar está em alta.

    O etanol ERA para ser um balizador dos preços dos combustíveis no nosso país.

    Outro roubo é a diminuição do percentual de alcool doméstico. Para viabilizar o alcool líquido diminuiu o percentual deste. 

    Enquanto o governo (um que seja honesto) não tiver uma estatal de produção em cada setor, para balizar custos  lucratividade e emprego, o Brasil não vai ser dos brasileiros.

    Vamos repetir: O Brasil não possui empresários nacionalistas. São apenas pseudo-capitalistas, lambedores de botas e vice e versa.

  5. Outro dia escutei um que se


    Outro dia escutei um que se julga intelectual, falando horrores do governo federal sobre o imposto do combustível. O “intelectual” formado pela mídia, mayjesus, não tem noção que no governo federal, o imposto, é 6% enquanto que os estados ficam com 27%. A estupidez, o desconhecimento, o hábito de só falar mal do governo federal, ta se tornando doença incurrável. Seguem a mídia que lhes oferece programas com “NOVIDADES” tais como gugu, xuxa, faustão, e um montão de comilões velhacos como informação. É mole? Em outras palavras, os programas que a mídia oferece para esses “intelectuais” são esses “NOVOS” programas. kkkkkkk. E eles não questionam a mídia que os trata como débeis que são e que ela, mídia, necessita para sua audiência. Miséria intelectual. Hoje, todo mequetrefe quer ser estrela de mídia, por isso os “NOVOS” programas são ofertados sem que os mequetrefes percebam que são tratados como lixo. Fica explítita a mensagem da mídia: você é lixo, merece assistir lixo.

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