Governador do Rio apoia redução do papel da Petrobras no pré-sal

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB) decidiu apoiar a empreitada do senador José Serra (PSDB), que quer aprovar um projeto que reduz a participação da Petrobras na exploração do pré-sal.

Leia mais: Na surdina, Serra apresenta projeto que desobriga Petrobras de participar do pré-sal

Segundo informações do Estadão, Pezão disse nesta segunda-feira (15) que “o País não pode esperar a Petrobras ter recursos para avançar nos investimentos no pré-sal. (…) Essa participação de 30% [regime de partilha em vigor, estabelecido em 2010] deve, pelo menos, diminuir”.

O jornal ainda informou Serra e Pezão pretendem se reunir com prefeitos para debater o “futuro do setor petroleiro e em defesa de mudanças nas regras em vigor, entre elas, o fim da Petrobras como operadora única do pré-sal.”

A base do governo Dilma tem tentado evitar a votação. Em sentido contrário, acrescentou o Estadão, o presidente do PMDB fluminense, Jorge Picciani, se mobiliza para derrubar de vez o regime de partilha. “O fim da obrigatoriedade de a Petrobras participar de pelo menos 30% da exploração do pré-sal é um bom passo, mas tem que ir mais longe, acabar com o regime de partilha e retomar a concessão [em que o setor privado detém o direito de exploração]. A presidente Dilma Rousseff teima em não querer modificar, hoje virou uma questão ideológica.”

Nesta terça-feira (16), a Comissão de Constituição e Justiça do Senado deve avaliar um pedido de Serra para juntar o seu texto, o PL 131/2015, ao projeto 400/2014, que “versa sobre matéria correlata”. O tema central desse segundo texto é alterar o regime de partilha do pré-sal para instituir um percentual mínimo para o excedente de óleo destinado à União  em relação à produção total pela empresa contratada.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

28 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quem produz, malandro?

    Foram reduzir os royalties…Sabe como é…do interesse do país!?

    Agora quem produz…não quer saber quem produz. Tanto faz.

     

    Mas fique tranquilo meu caro brasileiro. Tranquilo porque o RJ não produz 75% do Petróleo brasileiro PORQUE as águas são da união.

    E Minas…tem zero de minério(todos os minerais) porque o subsolo também é da União. 

    E o analfabetismo funcional correndo solto…

    Mas é analfabetismo ou a velha MALANDRAGEM?

    Diz aí malandro!

  2. Preocupante: de José Serra,

    Preocupante: de José Serra, nada se pode esperar a não ser estas atitudes entreguistas. Vide o Privataria Tucana. Mas nos últimos tempos, vem crescendo a canalhice:

    Primeiro foi o “ministro” das Minas e Energia, depois o senador “petista” Delcídio, agora o governador Pezão. Com uma turma dessa, é prejuizo certo para a nação e negócio$$$$$$$$$$$$ muito interessantes para uma meia dúzia. Os canalhas do Tio Sam sempre encontram serviçais prontos a tirar os sapatos.

    1. O que tem a ver Tio Sam com

      O que tem a ver Tio Sam com isso? No ultimo leilão de Libra não teve americanos, teve chineses, franceses e ingleses que tevem ter se arrependido dos 15 bilhões que pagaram porque depois o preço do barril caiu muito.

       

      1. Não teve porque o modelo para

        Não teve porque o modelo para o Pre-sal não comporta “Leiloes” ..Tendo a petrobras como operadora (minimo de 30%) OU entra com ela ou não tem como entrar….Disputa poderia ser quem ficaria com os outros 70% restantes ….. 

         

  3. Entreguistas! O pré-sal é nosso!!

    Bandidos é isso que são essa corja, querendo tomar de assalto o que é dos brasileiros. Quem ganhará com isso? Muitos poucos privilegiados e que se dane o Brasil! Adeus  educação e saúde para os brasileiros! Eta maldito complexo de vira-latas! Como é que o senado pretende colocar em votação essa igninímia, se a maioria dos cidadãos que ingressaram no portal do Senado votaram contra essa aberração de PL do entreguista José Serra!??? Está mais do que claro o motivo do desgaste da Petrobrás nessa operação “mentira à jato” para destruir a empresa, que emprega milhares de brasileiros. São tantas as questões em jogo por um Brasil soberano e independente! E esses párias querendo entregar de mão beijada as nossas riquezas!

  4. Nunca confiei em gente de pé
    Nunca confiei em gente de pé grande. Por falta de opção, acabei votando nele negligenciando minha cisma. Nunca mais.

  5.  PEZAO  E SO MAIS UM DA LISTA

     PEZAO  E SO MAIS UM DA LISTA EDUARDO CAMPOS EDUARDO PAES CABRAL;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;

    LULA O CRIA CUERVOS

  6. Affff…

    Pior que eu votei neste M..! Sabe aquela coisa de voto útil? Pra porcaria do crente que era o segundo colocado não entrar?

    Pois é… E o que me deixa p da vida é quando dizem que o povo merece os políticos que tem porque vota mal.  Aí eles te dão pra escolher um bossal, um crente espertalhão, um mauricinho bonitinho/oco e um esquerdista panfletário que não vai além de gritar palavras de ordem!  Os caciques te dão uma cesta de ovos podres para escolher e depois a culpa é sua porque a política tem tão baixo nível!

  7. O Altineu Cortes não falou

    O Altineu Cortes não falou nada a respeito desta posição do Pezão? (pergunto pq desconheço se o fez..)

    Tão atento na cpi lava jato- Itaborái- Comperj..

    Nenhum jornalista fez estas perguntas a ele?

     

  8. E vai demorar…

    E vai demorar para a Petrobras ter dinheiro para que a exploração do pré-sal destrave e o setor pare de demitir. A cláusula de operação única da estatal é exdrúxula. Vamos supor que a ANP leiloe um bloco do pré-sal (quando, só Deus sabe) que a Petrobras avalie que não tem petróleo. Se, no entanto, alguma outra empresa adquirir o bloco e se comprometer a perfurar poços, a estatal é obrigada por lei a assumir a operação e no mínimo 30% dos custos, mesmo sem acreditar que ali tenha petróleo! É uma das jabuticabas mais ridículas já criadas em terras tupiniquins! E o governo não dá o braço a torcer da m… que fez. Enquanto isto a economia anda para trás e as demissões avançam. E ainda falam que a culpa é da “crise mundial”…

    1. Pela lei atual, a petrobras

      Pela lei atual, a petrobras tem que obrigatoriamente ser operador do campo NO PRE-SAL…por isso dos 30% …ou seja não tem essa historia de em um leilão outro adquirir sem a petrobras participar. Mudando a lei, o pre-sal ficara aberto a qualquer um …. 

      1. A letra da Lei!

        Pelo jeito você e a manada que te deu tantas estrelinhas não sabem do que estão falando.

        Art. 8o  A União, por intermédio do Ministério de Minas e Energia, celebrará os contratos de partilha de produção:

        I – diretamente com a Petrobras, dispensada a licitação; ou
        II – mediante licitação na modalidade leilão.
        O ítem II é auto explicativo, não precisa nem desenhar, e desmonta de saída seu comentário.

        Art. 14.  A Petrobras poderá participar da licitação prevista no inciso II do art. 8o para ampliar a sua participação mínima definida nos termos da alínea c do inciso III do art. 10.

        Foi o que ela fez no LEILÃO de Libra: entrou com 40% no consórcio. A ANP esperava mais consórcios participando, que , logicamente, não teriam a Petrobras como sócia.

        Art. 19.  A PETROBRAS, quando contratada diretamente ou no caso de ser vencedora isolada da licitação, deverá constituir consórcio com a empresa pública de que trata o § 1o do art. 8o, na forma do disposto no art. 279 da Lei no 6.404, de 15 de dezembro de 1976.

        A empresa pública é a PPSA e fica implícito que se a Petrobras pode ser a vencedora de uma licitação, outras empresas teriam concorrido com ela.

        Art. 20.  O licitante vencedor deverá constituir consórcio com a PETROBRAS e com a empresa pública de que trata o § 1o do art. 8o, na forma do disposto no art. 279 da Lei no 6.404, de 1976.

        Poderia ter acontecido em Libra. Se outra empresa desse um lance maior que o mínimo oferecido pelo consórcio da Petrobras, ela seria obrigada a se associar a PPSA e a estatal, que seria a operadora com participação mínima de 30%. É uma das jabuticabas dessa lei. A Petrobras perde a licitação mais ganha a operação do bloco do consórcio vencedor.

        § 1o  A participação da PETROBRAS no consórcio implicará sua adesão às regras do edital e à proposta vencedora.

        § 2o  Os direitos e obrigações patrimoniais da PETROBRAS e demais contratados serão proporcionais à sua participação no consórcio.

        É o grande absurdo da nova legislação, a jabuticaba-mor, que sobrecarrega e prejudica a Petrobras. Ela é obrigada a assumir as obrigações da proposta vencedora, que muito provavelmente ela avalia como anti-econômica, já que ofereceu uma proposta menor ou nem participou da licitação.

         

  9. Mais um presente de grego do Estado do Rio ao País

    Cunha, Bolsonaro e agora, Pezão.

    A Democracia Brasileira, no RJ, já viu melhores e saudosos tempos, como nos seus, não é mesmo Senador Roberto Saturnino Braga? Não é mesmo, Dr. Nilo Batista?

    Vai mal, Pezão…

    Espero que você leve um belo pleonasmo na derriére dos eleitores cariocas na próxima eleição!

  10. E ……………………..

    Pezão e todos os demais, que se viram prejudicados com a divisão dos royaltes do petróleo, se posicionarão contra a participação da Petrobrás no Pré-Sal, além dos entreguistas de plantão, é claro.

    Mas…., não passam de traidores da Nação, e o governo, não só pode, como deve tomar uma atitude contra estes canalhas !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  11. Fico espantado com tanto

    Fico espantado com tanto “ardor cívico” para destruir a melhor e a maior empresa brasileira. A quem isso aproveita? Ao país penso que não.

  12. Pezão, Picciani, Cunha,

    Pezão, Picciani, Cunha, Garotinho, Cesar Maia, Rodrigo, Serra, Nunes, Agripino, Aecinho, Ronaldo e Neymar.

    Que puta time, heim?

  13. Com esse tpo de gente o

    Com esse tpo de gente o Brasil nem precisa de inimigos externos.,,os abutres de cá fazem o serviço..,ecassim o sonho de aermos uma grande pitencia vai se esvaindo por obra e graça dessas desgraças

  14. Bom que o pre-sal ja esta em

    Bom que o pre-sal ja esta em alto mar mesmo…vao pegar o petroleo e levar direto para USA ou europa, não precisa nem dar uma chegada nas praias do Rio

     

  15. A esse timão tem-se que

    A esse timão tem-se que acrescentar ainda o nome de Delcidio Amaral:

    DNA tucano do petista Delcídio Amaral fala mais alto sobre o pré-sal: “Uma afronta, representa perda da soberania energética do Brasil”, denuncia petroleiro – Viomundo – O que você não vê na mídia

     

    http://www.viomundo.com.br/denuncias/dna-tucano-do-petista-delcidio-amaral-fala-mais-alto-sobre-o-pre-sal-uma-afronta-representa-perda-da-soberania-energetica-do-brasil-denuncia-petroleiro.html

     

  16. Não existe crise, falta é seriedade e honestidade

    Na Petrobras não existe crise. 

    Existe sim ainda corrupção e conivência dos poderes públicos, que deveriam investigar e punir casos de corrupção.

    Qualquer auditor contábil recém formado pegaria as discrepâncias, só comparando notas fiscais.

    Como os funcionários são concursados então são bastante preparados. Se não agem ou denunciam é porque temem pelo emprego ou pela vida.

  17. Nâo adianta chorar

    Nâo adianta chorar pessoal.

    Dinheiro e investimento não surgem do nada.

    Neste momento, o Governo está ruim de grana e a Petrobras também está.

    É natural que ela não consiga honrar esse compromisso de 30% e tenha que dar lugar a outras empresas.

    Ideologia não vai resolver o problema, que é financeiro. Existe saída ? Provavelmente sim, vendendo outros ativos mais rentáveis ou mesmo, alongando em muito o processo de extração do petréleio do pré-sal ou mesmo fazendo uma nova capitalização, o que iria diluir ainda mais a participação dos minoritários com tendência de redução do valor das ações.

    O que precisa ser feito é pesar tudo isso e ver o que compensa e o que não compensa fazer.

    E advinhem de quem será a culpa ? Quem segurou preços de derivados e impôes perdas de caixa da ordem de R$ 60 bilhões à Petrobras ?

    Voces acharam mesmo que isso sairia de graça ?

    A incompetênicia sempre cobra um preço. Cobrou de FHC, no final de seu Governo, pela falta de investimentos em infra estrutura energética.

    Jà está cobrando de Dilma pelo desleixo com a maior empresa do País.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador