Refinaria Abreu e Lima está em pré-operação

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Sugerido por Roberto São Paulo

Da Petrobras

Refinaria Abreu e Lima: diversos sistemas e unidades já estão em operação

Com o objetivo estratégico de aumentar a oferta de combustíveis principalmente no Nordeste, a Refinaria Abreu e Lima (RNEST) está prestes a operar. Localizada no Complexo Portuário de Suape, em Pernambuco, suas obras atingiram no mês de setembro o avanço físico de 90,2%. O empreendimento é composto de dois trens de refino, tendo o primeiro atingido 95%. A refinaria, que elevará a capacidade nacional de refino em 230 mil barris de petróleo por dia (bpd), está em pre-operação. Assim, vários de seus sistemas e unidades já entraram em operação, obedecendo ao sequenciamento planejado de partida da planta.

Saiba o que já está operando:

• Foi iniciada a operação dos sistemas de utilidades, com a partida da Estação de Tratamento de Águas, do Sistema de Ar Comprimido e da primeira Torre de Resfriamento. O Emissário Submarino, a rede de gás natural e de gás combustível, a tocha principal e parte da Estação de Tratamento de Despejos Industriais (ETDI) também estão em operação.

• As instalações do Porto de Suape para operar os navios de petróleo foram concluídas e o duto que o interliga à refinaria entrou em operação, tendo sido recebida, em setembro de 2014, a primeira carga de petróleo. O petróleo já está armazenado no parque de tanques da refinaria.

• Todas as subestações e equipamentos de distribuição de energia necessários para a partida do primeiro trem de refino já estão em operação.

• As caldeiras a óleo combustível foram acesas e o vapor gerado está sendo utilizado para a sopragem (limpeza) das tubovias e linhas de vapor das unidades de processo.

• A pré-operação da Unidade de Destilação Atmosférica (UDA) e da Unidade de Geração de Hidrogênio (UGH) foram iniciadas em outubro, e as demais unidades de processo (Coqueamento Retardado e Hidrorrefino) logo entrarão em pré-operação.

A Refinaria Abreu e Lima será a nossa refinaria com a maior taxa de conversão de petróleo cru em diesel: a cada 100 barris de petróleo cru processados, 70 barris de diesel S-10 (com baixo teor de enxofre) serão produzidos. No total, a produção de diesel da RNEST será de 161 mil bpd, o que representa cerca de 17% do volume de diesel consumido no Brasil (base: primeiro semestre de 2014).

Ocupando uma área de 6,2 km², o equivalente a 826 campos de futebol, a RNEST possui sistema flexível de processamento, podendo receber tanto cargas de petróleo pesado, de menor valor, quanto cargas de petróleo mais leve. Sua integração às nossas demais refinarias contribuirá para a otimização operacional e logística do parque de refino nacional, colaborando para a redução na importação de derivados.

Postado em: [Atividades]

URL:

http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/refinaria-abreu-e-lima-diversos-sistemas-e-unidades-ja-estao-em-operacao.htm

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Um salto de quase 10% na capacidade de refino do Brasil.

    Parabéns para os petroleiros da maior companhia brasileira. Notável salto na nossa capacidade de refino, com tecnologia avançada e pura origem brasileira, maximiza a produção de diesel de excelente qualidade. Isto tudo depois do quase desmonte da Petrobras promovido pelo governo FHC e cerca de 35 anos de jejum na partida de grandes unidades. Belo recomeço de investimentos no refino. Foi meu sonho de 98!

  2. quando vi este vídeo lembrei

    quando vi este vídeo lembrei das várias realizações

    deste governo e senti um calafario com a possibilidade de

    tudo isso ser reveritdo com a assunção ao poder

    do famigerado projeto privatista dos tucanos.

  3. “Que peninha!”…

    Para as (estranhas) cassandras d’ “o petróleo é dos outros”:

    1) O preço do combustível no mundo baixou (a Petrobrás vai comprar seus excedentes mais barato).

    2) O Brasil começa a precisar comprar menos combustível fora (refinará mais por ela mesma).

    3) Aumentou o preço na ponta de distribuição (maior margem).

    4) Aumentou sua produção (upstream) e mix de qualidade, com o petróleo mais leve (melhor rendimento de refino) do pré-sal, sendo ainda a única a fazer isso em tais profundidades no mundo.

    Ou seja, melhora no upstream e downstream (extração de óleo e produção de derivados)

    Evidentemente, se compra menos e mais barato dos outros e produzo mais e melhor em casa, o que acontecerá com seus constantes e consistentes lucros? Hã?

    Oh meu Deeus, mas o “valor de mercado” (preço especulado das ações) está menor do que já foi (embora ainda assim mais de 5 vezes maior do que era nos tempos tucaneoliberais de FHC, da desconstrução do Brasil).

    Que coisa, não?

  4. José Jorge

    Quer dizer então, que o ex candidato à vice presidencia do José Serra em 2010, uma das principais lideranças do PFL, José Jorge, hoje ministro do TCU, fracassou no seu intento de paralisar a obra da refinaria. Ainda bem que o povo teve juízo, e impediu que o playboy toxicômano, ganhasse a eleição, e as grandiosas obras possam ter continuidade.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador