Sob nova gestão, Petrobras privatizará refinarias e parte da BR Distribuidora

Conselho de Administração fez uma revisão no Plano de Negócios, com privatização de 60% da BR e a entrega ao mercado de 46% das refinarias

Jornal GGN – O Conselho de Administração da Petrobras fez uma revisão no Plano de Negócios e Gestão de 2019 a 2023, determinando a possibilidade de privatizar 60% da BR Distribuidora, a maior distribuidora de combustíveis do Brasil, e a também a venda ao setor privado de 46% das refinarias da empresa.

As tratativas para a privatização da BR Distribuidora já estavam na mesa dos executivos da Petrobras há alguns dias. Na semana passada, por exemplo, aventou-se a diminuição para menos de 50% da participação da estatal. Nesta semana, a estatal disse que avaliava alternativas para privatização, incluindo alguns bancos nas negociações.

A informação de que a diminuição da participação da estatal petroleira de 71,25%, como é hoje, para 40%, foi dada pela agência Reuters, após conversar com representantes da estatal. E na mesma reunião, o Conselho aprovou um plano de venda de ativos que inclui também a privatização de 8 das 13 refinarias da Petrobras.

Essa já era uma das bandeiras do novo presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, indicado por Jair Bolsonaro (PSL). Em comunicado ao mercado, a estatal disse que a venda dava “maior competitividade e transparência ao segmento de refino no Brasil”.

As únicas unidades de refino que permanece com o controle da Petrobras são do Rio de Janeiro (Duque de Caxias) e São Paulo (Presidente Bernardes, Henrique Lague, Capuava e Paulínia). Todas as demais serão oferecidas ao mercado.

Com as medidas, a Petrobras fica cada vez mais dependente da produção de petróleo e gás sob o controle do mercado.

 

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador