Política fiscal e monetária no Brasil

A política econômica é a intervenção do governo sobre a economia com o objetivo de manter alto o nível de emprego e as taxas de crescimento, evitando uma inflação exagerada. Esse trabalho se desdobra em dois eixos chamados de política fiscal e política monetária.

Na política econômica fiscal o governo gerencia e estabelece a arrecadação de impostos administrando, por meio desses recursos, os seus gastos. Já na política monetária há um controle da emissão de moedas e definição de juros, através do Banco Central, que também regulamenta outras atividades do setor bancário.

Logo, queda ou aumento de inflação, emprego e crescimento podem estar relacionados – em maior ou menor grau – ao equilíbrio das políticas fiscal e monetária.

Para tentar compreender de modo mais aprofundado esse tema e os seus desafios, o apresentador Luis Nassif recebeu o economista e pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da FGV, Samuel Pessôa, a professora do Departamento de Economia da FEA-USP e doutora pela New School for Social Research, Laura De Carvalho, e o vice-coordenador do curso de Ciências Econômicas da PUC de São Paulo, especialista em política cambial e monetária, Fernando Ribeiro.

https://www.youtube.com/watch?v=uRjGW8hnYic

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador