Baixa produtividade compromete crescimento, diz Finep

Jornal GGN – O presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Glauco Arbix, disse em palestra na 14ª Conferência Anpei que se o Brasil não resolver o problema da baixa produtividade da sua economia, não terá condições de competir com outros países, nem de sustentar o seu crescimento.

 “Estamos com a produtividade praticamente estagnada desde 1980. Por isso, a inovação e o desenvolvimento tecnológico são dois pontos chaves para as empresas que querem elevar seu padrão de produção e serviço.”

Ele ainda citou como exemplo, o Plano Inova Empresa, anunciado no ano passado pela presidente Dilma Rousseff, que tem entre seus objetivos elevar a pesquisa e desenvolvimento (P&D) nas empresas, incentivar projetos de maior risco tecnológico e potencializar uso do poder de compra do Estado.

O presidente da Finep falou sobre o que ele chama de bases para que o Brasil dê um salto em ciência, tecnologia e inovação. “Nos últimos 20 anos a ciência brasileira cresceu rapidamente”, disse. “O país construiu uma forte comunidade científica, expandiu e fortaleceu a pós-graduação, criou uma base de infraestrutura, gerou conhecimento de relevo internacional e desconcentrou suas atividades.”

Apesar disso, Arbix disse que há muito ainda por fazer. “Mas, além de fortalecer o atual sistema nacional de C&T, é possível desde já preparar as bases para um salto em nossa produção científica e tecnológica, via um programa ambicioso, com metas para 5, 10 e 15 anos”, explicou. “Seria algo para mudar o perfil da C,T&I brasileira em uma geração, para fazer avançar a ciência, a economia e a sociedade rumo a um país mais justo, democrático e desenvolvido”, finalizou.

Com informações da Anpei

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Aumentar a produtividade será

    Aumentar a produtividade será imposível sem a mentalidade da fofoca e do faço o meu e pronto. Aumentar a produtividade significa tbm vestir a camisa da empresa, coisa cada vez mais rara. Não existe formula para isso. Todo nós sabemos que o Brasileiro perdem bastante tempo com trivialidades durante o horia de trablhao, coisa qu poderia por si ó aumentar a produtividade.

  2. Vai ganhar mais se produzir

    Vai ganhar mais se produzir mais?

    Nem que a empresa queira pode pagar mais para quem produz mais, entra em cena a isonomia salarial que engessa a relação de trabalho.

    Adiciona:

    A cultura escravista da relação trabalhista no Brasil, tanto por parte do empregador como do empregado.

    O FGTS que faz o empregado se “queimar” na empresa para ser demitido.

    Seguro desemprego onde o trabalhador, trabalha só ate o minimo para receber o beneficio.

    A mediocracia como meta de vida.

     

  3. Acho muito esquisita essa

    Acho muito esquisita essa pesquisa. Com todo o avanço tecnológico, dizer que o trabalhador continua tão produtivo quanto há 30 anos, é inacreditável.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador