BC chinês injeta mais de US$ 42 bilhões e surpreende mercado

Jornal GGN – Numa decisão surpreendente, o Banco Central da China injetou cerca de 255 bilhões de iuanes (mais de US$ 42 bilhões) no sistema financeiro para evitar um novo aperto no crédito, uma das grandes preocupações neste começo de ano no país. Uma medida inédita, de acordo com especialistas: nunca antes o país injetou ou retirou fundos em operações abertas de mercado como ocorreu nesta terça-feira (21).

É esperada para hoje também a concessão de empréstimos de curto prazo e novas injeções de fundos. Tudo isso para evitar que as taxas referenciais e os juros saltem de maneira incontrolável e saiam das vistas e do alcance do governo controlador.

Os operadores das bolsas locais, naturalmente, ficaram mais tranquilos – o BC chinês sempre foi duramente criticado por não revelar seus planos e deixar investidores e trabalhadores à mercê de de seus planos e medidas. O que leva, inclusive, a reações exageradas de mercados do mundo inteiro, que vivem sempre à expectativa do próximo passo da segunda maior economia do planeta.

O indicador geral de liquidez – a média da taxa de recompra de títulos de sete dias -, caiu mais de um 1 ponto percentual após a decisão, de 6,5920 para 5,4075, já no fechamento do mercado de ações nesta segunda-feira. E a data pode ser estratégica: o Ano Novo Lunas chinês provoca um aumento de demanda por dinheiro e os mercados financeiros ficam fechados por uma semana, já no início do próximo mês.

Com números da Reuters.
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador