BNDES cria moeda digital própria baseada em blockchain

Sugestão de Giorgio Xenofonte

do BITCOINBRASIL

BNDES cria moeda digital própria baseada em blockchain

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) pretende começar a usar uma moeda digital própria em suas operações. A divisa que ainda não tem nome, será restrita ao pagamento de fornecedores nos projetos apoiados pelo banco e permitirá que os valores sejam rastreados por meio de um sistema de pagamento eletrônico. As informações foram divulgadas pela revista Época Negócios.

A ideia tem como objetivo dar mais transparência às operações, segundo a instituição. A nova moeda deve ser utilizada pela primeira vez em maio em pró de projetos do Fundo Amazônia.

A novidade será baseada na tecnologia blockchain e foi desenvolvida em parceira com o banco de desenvolvimento alemão KfW. Ela funcionará com uma carteira de pagamentos eletrônica e a cada vez que um financiamento for aprovado, a instituição repassará determinada quantia de moeda digital para a organização que solicitou os recursos.

“Uma de nossas maiores dificuldades é justamente verificar onde o dinheiro repassado a estados e municípios é aplicado. Esse novo sistema do BNDES nos ajudará a fiscalizar a aplicação dos recursos públicos, mas não blinda o banco politicamente”, afirmou o secretário geral da ONG Contas Abertas, Gil Castello Branco em entrevista à revista Época Negócios.

 

Observação (por Giorgio Xenofonte):

Abaixo, uma demonstração feita por Suzana Maranhão, da equipe do BNDES Coin, sobre o uso da moeda:

Redação

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Alem de ser absolutamente

    Alem de ser absolutamente ILEGAL é uma distração, fugindo dos problemas reais do Banco.

    Muitos orgãos sem projetos, sem recursos, em processo de perda de rumo, inventam essas “distrações”

    para parecer “modeinhos”, que não agregam coisa alguma mas dão a impressão de movimento.

  2. Sinto, mas você não deve ter

    Sinto, mas você não deve ter visto o vídeo.

    A idéia é total transparencia. Operações nesta moeda do BNDES poderão ser acompanhadas por qualquer pessoas, em qq momento.

    Não é uma distração, é uma tentativa de servidores em propor uma solução de transparencia.

    1. Quantos bancos no planeta

      Quantos bancos no planeta usam uma moeda interna para operações com os clientes? Se fosse algo logico muitos estariam usando, o Banco Mundial por exmplo. O FMI usa uma moeda escritural, os Direitos Especiais de Saque, ou SDR, não

      agregou nada e aumentou a burocracia, tipica invenção de tecnocratas, no fim o cheque do FMI é em dolares.

      Transparencia em qualquer lugar é sinomico de mais controle, mais burocracia até o momento que o custo do controle supera o valor que é controlado.

  3. Ainda, NÃO É ILEGAL.
    Ilegal

    Ainda, NÃO É ILEGAL.

    Ilegal seria se o banco usasse a moeda para operações financeiras externas, mas moeda é um simples jeito de adaptar as transações dele à blockchain.

    A “moeda” só será usada INTERNAMENTE, nem precisaria ser chamada de “moeda”, poderia ter qq nome, “crédito bndes”, “vale bndes”…

    Antes de criticar, é preciso entender o que se está propondo!

    1. Mais burocracia, mais

      Mais burocracia, mais programas de informatica, mais gente para operar, a nova praga da humanidade é o COMPLIANCE, até que o custo do controle valha mais do que aquilo que vai ser controlado.

      E o uso não será apenas interno, quando se paga um fornecedor a moeda sai do banco e circula externamente, o BNDES passa a ser banco emissor, criando moeda.

      1. Não, quando sai do banco, sai

        Não, quando sai do banco, sai em R$!

        Ninguém vai pagar fornecedor ou fazer operações em BNDES coins… é só para CONTROLE INTERNO e ajudar na transparencia do que foi emprestado!

  4. .

    Blockchain tem sido muito utilizado e desenvolvido por bancos, não se tratando apenas de ter uma moeda digital. 

    A tecnologia serve para proceder contratos e transações de forma segura, transparente e imune a manipulações. As operações são registradas e ficam accessíveis às partes em todo seu percurso. 

    Neste caso a moeda é apenas um accessório.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador