Enquanto o governo para, nota de US$ 100 ganha “nova roupagem”

Crise só para o governo: nota de Franklin ganhou um banho de loja e começa a circular nesta terça (8)

Jornal GGN – Parece até ironia, mas em meio a uma enorme paralisação e falta de dinheiro no governo norte-americano, que enfrenta uma dívida astronômica, a nota de US$ 100 ganhará novos detalhes de segurança para evitar falsificação. As modificações já começam a circular nesta terça-feira (8).

O diretor do Federal Reserve, Banco Central dos Estados Unidos, Michael Lambert, afirmou que a nota, uma das de maior circulação no mundo, é objeto de desejo entre os falsificadores, e parte de seu trabalho é justamente tornar essa atividade mais difícil. O Fed usará somente as novas notas em suas operações com outras instituições financeiras para que cheguem devagar aos bancos norte-americanos e mercados internacionais. A produção inicial estimada é de 3,4 bilhões de novas notas.

A nota terá dois novos “dispositivos” de segurança, que facilitarão a visualização entre a autêntica e a falsa. Uma fita azul não impressa na parte frontal com imagens em três dimensões muito miúdas de sinos – com o movimento, eles se transformam no número 100. Além disso, o sino fica dentro de um tinteiro de cor cobre, que pode se transformar em verde e fazer desaparecer o objeto – requintes aparentemente tolos e curiosos, especialmente no atual momento americano em que dinheiro é artigo raro até nas maiores instâncias do governo.

Para Lambert, a segurança está ligada à complexidade, já que os falsificadores chegam à quase perfeição com as tecnologias utilizadas para burlar a lei.

Com informações da EFE e do Portal Exame

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador