Expectativas sobre economia brasileira caem mais uma semana, diz Focus

Jornal GGN – Economistas de instituições financeiras reduziram pela sexta semana seguida as previsões de expansão da economia brasileira para 2014.

As perspectivas publicadas no Relatório Semanal Focus, do Banco Central, não são nada animadoras: está prevista uma queda ainda maior da indústria, bem como indícios insuficientes para aliviarem a pressão sobre a inflação.
 
Segundo a pesquisa, o Produto Interno Bruto (PIB) do país deve crescer apenas 1,07% em 2014, expansão inferior ao avanço de 1,10% previstos até então pela mediana dos especialistas consultados, na semana passada.
 
O cenário para a produção industrial é ainda pior: há uma expectativa de contração de 0,67% neste ano, frente a uma previsão anterior de queda de 0,14%. Sequência de resultados negativos mensais e fraca atividade do setor reforçam a tendência.
 
Para 2015, a mediana das estimativas não mudou sobre a expansão do PIB, a 1,50%, “compensada” pela queda na produção industrial, com crescimento de 2,10% – a expectativa anterior era de 2,20%. Em 2013, o PIB brasileiro cresceu 2,5 por cento.
Inflação
 
Nem mesmo a perda de força na atividade foi suficiente para aliviar as expectativas sobre a inflação. Segundo os especialistas, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechará este ano e 2015 com alta de 6,46 e 6,10%, respectivamente.
 
Ambos os casos estão próximos ao teto da meta do governo, de 4,5%, com margem de 2 pontos percentuais para mais ou menos. O próprio Banco Central projeta alta de 6,4% do IPCA neste ano.
 
Para os próximos 12 meses, a estimativa de alta do IPCA pelo Focus recuou ligeiramente neste ano, a 5,89%, frente a 5,91% anteriores. O IBGE divulga na terça-feira o IPCA de junho. 
 
Um novo ciclo de aperto monetário somente começaria em janeiro de 2015, com alta de 0,25 ponto percentual, sem alteração sobre a semana anterior, de acordo com a pesquisa.
 
Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Meu jesusinho! Nem acabou a

    Meu jesusinho! Nem acabou a copa das copas e inicia o terrorismo pelos terroristas. Por que não vão catar emprego na grécia, na espanha ou mesmo no USA? Não encontrarão, é certo, mas eu daria um dedo para vê-los procurabdo por emprego nos países europeus. Xô terroristas!

  2. Produção industrial na Alemanha cai 2%

    E já começa o bombardeio aqui? E dos economistas que querem que querem Aécio? Dá um tempo. Já encheu o saco a pancadaria para depois mostrar que o Brasil ainda está melhor que a maioria!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador