Fed deve retirar estímulos à economia na próxima reunião do Fomc

Jornal GGN – Os discursos mais aguardados da economia para esta semana foram justamente os dos executivos do Federal Reserve, o Banco Central dos EUA (Estados Unidos). Há alguns meses, o mundo aguarda a decisão da autoridade monetária de finalmente retirar os estímulos de US$ 85 bilhões mensais, assim que os números se estabilizarem no país – o discurso foi o esperado.

James Bullard, de Saint Louis, Jeffery Lacker, de Richmond, e Richard Fisher, de Dallas, mostraram-se à favor da retirada dos estímulos, o chamado “tapering”. 

Bullard se mostrou o mais contundente e convencido dos três líderes – ele deixa de ser membro votante do Fed em 2014. Para ele, a queda da taxa de desemprego e aumento de vagas de trabalho melhoraram substancialmente desde 2012 – a maior preocupação do Fed, ao decidir injetar bilhões de dólares para fazer a economia respirar. Mas ressaltou que, como a inflação ainda segue baixa e “preocupante”, o processo de tapering deverá ser feito gradualmente – o que não chega a ser uma grande surpresa para os mercados.

Lacker, por sua vez, é um pouco mais cético, e mostrou-se preocupado com o recuo de cerca de 2% da economia americana em 2013. E Fisher, o mais “duro” dos três, de acordo com analistas, disse que o programa de estímulos apenas agradou ao sistema financeiro – que lucrou muito com isso -, mas, na prática, não ajudou em nada para o crescimento dos EUA.

Já se espera, portanto, nas próximas reuniões do Fomc (Federal Open Market Committee), o início da redução da injeção de bilhões de dólares na economia mundial, de certa forma. Melhor que todos se preparem para os prováveis “abalos sísmicos” no mercado.
 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador