Fitch mantém classificação do Brasil, mesmo com perspectivas negativas

Jornal GGN – A agência de classificação de risco Fitch afirmou nesta quinta-feira (10) por meio de comunicado que o rating do Brasil permanece “BBB”, com perspectiva “estável”, citando a diversidade da economia, instituições relativamente desenvolvidas e forte capacidade de absorção de choques.
 
No entanto, a agência ressaltou que esses fatores positivos são contrabalançados pela fraqueza estrutural nas contas públicas, pelo alto endividamento do governo e pelo baixo investimento.
 
A ação conclui a revisão anual da classificação de risco do Brasil pela Fitch, como prometido por uma analista em março. Temia-se que a recente deterioração nos fundamentos econômicos do país poderia levar a agência a atribuir uma perspectiva “negativa” ao rating, ao fim do processo.
 
Em março, a rival Standard & Poor rebaixou o Brasil para “BBB-“, apenas um nível acima do grau especulativo, interrompendo uma série de melhoras, que levaram o Brasil ao grau de investimento há seis anos.
 
Com a perspectiva estável, a Fitch está dando margem para o próximo presidente, que será eleito em outubro, implementar os ajustes necessários para restaurar a responsabilidade fiscal do Brasil e a confiança dos investidores. Entre as questões mais importantes e urgentes, a Fitch citou “atraso no ajuste de preços administrados, credibilidade reduzida e falta de uma agenda de reformas abrangente”.

 
A agência, que estima uma crescimento em torno de 2% para o Brasil em 2014 e também nos próximos dois anos, reconhece que o ciclo eleitoral atrase esses ajustes, mas acredita também que algum progresso provavelmente ocorrerá após as eleições. Independentemente do resultado, diz o comunicado, a Fitch espera alguma política de aperto no próximo ano, embora o ritmo e grau de ajuste e reforma dependam do vencedor, bem como da coalizão do governo.
Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Que perspectivas negativas?

    Que perspectivas negativas? Risco de um Aecio ou um Dudu vencer as eleições? Só se for isso. O resto está TUDO sob controle.

  2. Classificação dos EUA

    Com a analize fas o Brasil BBB estavel, os EUA qual sua Classificação, é o Pais com mair Divida, tenho minhas duvidas que quitara se precisar, as dividas internas são aumentado o limete ano a ano, uma explicação para um leigo.

  3. Com o resto do mundo indo para o precipício

    Iriam derrubar a nota do Brasil? A Alemanha em recessão, a China reduzindo seu crescimento, ao menos o Brasil ainda está positivo, o que é positivo comparado ao resto do mundo!

  4. Não sei porque tenho

    Não sei porque tenho urticárias quando leio ou ouço “confiança dos investidores”. Meu Deus, o Brasil deixou de ser o “porto seguro” para a rapinagem e vem esse pessoal. Como disse um comentarista: pq as outras economias com dividas bem maiores do que o Brasil não são ameaçadas, como os EEUU?

    Como disse Welington: “quem acrdita nisso  acredita em tudo”.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador