Índice de atividade econômica tem alta de 0,08% em agosto, segundo o BC

Jornal GGN – O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central), considerado uma espécie de sinalizador do PIB (Produto Interno Bruto), registrou leve alta de 0,08% em agosto sobre julho, de acordo com dados do BC (Banco Central) nesta quarta-feira (16).

O resultado ocorre após a contração de 0,34% registrada em julho, e ficou abaixo das estimativas do mercado. O BC informou também que o índice mostrou alta de 1,72% na comparação com agosto de 2012 e acumula, em 12 meses, avanço de 2,31%.

O resultado do IBC-Br em agosto alimenta a perspectiva de desaceleração e de números fracos e modestos da economia brasileira no terceiro trimestre depois do surpreendente desempenho do PIB no período de abril a junho, quando cresceu 1,5%. O dado de agosto mostra o menor crescimento entre os cinco meses nos quais o IBC-Br registrou expansão neste ano até agora – nos outros três meses houve contração.

Os dados ainda não seguem uma mesma linha: as vendas no varejo, por exemplo, mostraram um resultado melhor do que o esperado em agosto ao subirem 0,90%, enquanto a produção industrial ficou estagnada no mês, afetada por bens de consumo, mas com bom desempenho em bens de capital.

No Relatório Trimestral de Inflação, o BC projeta que a economia brasileira deverá crescer 2,5% neste ano, taxa muito próxima à estimada por economistas de instituições financeiras, segundo a pesquisa Focus do BC, de 2,48%.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome