Liquidação do Banco Rural é publicada no DOU

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Jornal GGN – O Banco Central divulgou no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (06) a liquidação extraordinária do Banco Rural. A decisão da autoridade monetária havia sido divulgada na última sexta-feira (2). De acordo com o comunicado, a decisão foi tomada pelo BC (Banco Central) “considerando o comprometimento da situação econômico-financeira da instituição, a existência de graves violações às normas legais e estatutárias que disciplinam sua atividade e a ocorrência de sucessivos prejuízos que sujeitam a risco anormal seus credores quirografários [têm prioridade no recebimento]”.

Na última sexta, o BC informou que a instituição financeira, com sede em Belo Horizonte, seria liquidada devido à “decorrência do comprometimento da sua situação econômico-financeira e da falta de um plano viável para a recuperação da situação do banco”. A decisão abrange, por extensão, as demais empresas do conglomerado financeiro Rural: o Banco Rural de Investimentos; o Banco Mais; o Banco Simples; e a Rural Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários.

O Banco Central está tomando todas as medidas cabíveis para apurar as responsabilidades, nos termos de suas competências legais de supervisão do sistema financeiro. O resultado das apurações “poderá levar à aplicação de medidas punitivas de caráter administrativo e a comunicações às autoridades competentes, observadas as disposições legais aplicáveis”, disse a instituição.

Nesta segunda-feira (5), a agência de classificação de riscos Standard & Poor’s Ratings Services rebaixou os ratings de crédito de emissor atribuídos ao Banco Rural de ‘B-’ para ‘D’ na escala global, e de ‘brB’ para ‘D’ na Escala Nacional Brasil. Na sequência, foram retirados todos os ratings da instituição.

Em 2 de agosto de 2013, o Banco Central anunciou a liquidação do Rural dados o comprometimento da sua situação econômico-financeira e a falta de um plano de recuperação viável. Em 2011, o regulador requereu ao banco fazer uma injeção de R$ 65 milhões, reduzir sua exposição e reconhecer perdas e em 2012 solicitou uma nova injeção de R$ 100 milhões para que o banco atendesse exigências mínimas de capital. No final de 2012, a S&P havia rebaixado os ratings do banco refletindo o capital fraco, a deterioração na qualidade dos ativos e perdas.

Após a liquidação do Rural, os ratings foram rebaixados para ‘D’, devido ao entendimento da S&P de que o banco se encontra “atualmente incapaz de servir sua dívida, processar transações e atender suas obrigações, de acordo com os termos acordados com os clientes”. Na sequência, os ratings atribuídos ao Rural foram retirados porque a S&P afirmou ter “informações disponíveis insuficientes para manter seus ratings”.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador