Michel Temer e o dólar

Jornal GGN – Depois da posse do presidente interino Michel Temer, a expectativa de parte da nação era de queda na cotação do dólar. Não foi o que aconteceu e o assunto foi comentado com ironia nas redes sociais com a hashtag #R$ 1,00.

De acordo com reportagem do El País, o dólar chegou a cair, mas inverteu a trajetória depois que o Banco Central interveio para segurar a desvalorização. Depois, o dólar continuou subindo devido à queda do preço do petróleo, que reflete na depreciação das moedas de países emergentes.

“Muitas pessoas pensavam que hoje teríamos um tombo no valor do dólar e uma forte alta na bolsa, mas o mercado já vinha antecipando, desde fevereiro, essa mudança de Governo. O otimismo dos investidores já tinha sido absorvido”, disse a economista Camila Abelmalack, da Capital Markets.

Do El País

Por que o dólar não caiu com Temer?

Por Heloísa Mendonça

O mercado financeiro opera sem clima de euforia após afastamento de Dilma Rousseff. O otimismo dos investidores com mudança de Governo já tinha sido absorvido

Desde as 11 horas o vice-presidente Michel Temer se tornou oficialmente o presidente interino do Brasil, depois que a presidenta Dilma Rousseff foi afastada por até 180 dias pelo Senado. Muita gente chegou a acreditar que a notícia da mudança de poder trouxesse uma forte queda do dólar. Em tom irônico no Twitter, por exemplo, a hashtag #R$ 1,00 se tornou um dos temas mais comentados, com usuários questionando por que o dólar não estava caindo após a decisão do Senado de afastar a presidente. No entanto, a verdade é que o mercado financeiro opera sem clima de euforia nesta quinta-feira. O dólar chegou a cair no começo do dia, mas inverteu a trajetória depois que o Banco Central (BC)  interveio para segurar a desvalorização. Às 12h09, moeda norte-americana subia 1,41%, cotada a 3,4837 reais na venda.

Depois, o dólar continuou subindo sob influência da queda do preço do petróleo que reflete na depreciação das moedas de países emergentes, como o Brasil.

“Muitas pessoas pensavam que hoje teríamos um tombo no valor do dólar e uma forte alta na bolsa, mas o mercado já vinha antecipando, desde fevereiro, essa mudança de Governo. O otimismo dos investidores já tinha sido absorvido”, explica a economista CamilaAbdelmalack da Capital Markets. Só neste ano, a bolsa subiu 40% em dólares e o real foi a moeda que mais se apreciou (14,86%).

O economista André Perfeito, da Gradual Investimentos, concorda. A grande questão na opinião do especialista é como será precificada a chegada do novo presidente interino Michel Temer. “Ainda não está totalmente claro como será a gestão Temer. O que fizeram até agora é colocar as palavras na boca dele. Só saberemos isso ao longo dos próximos dias”. O nome de Henrique Meirelles, ex-presidente do BC dos dois Governos de Lula, para a pasta da Fazenda já foi confirmado para deleite do mercado. No entanto, além dos nomes fortes os agentes financeiros querem conhecer o novo plano econômico do país que deve ser anunciado nesta sexta-feira.

Perfeito acredita que, nas próximas semanas, a relação do mercado com o presidente interino será de lua de mel, o que pode gerar uma depreciação do dólar, mas que tudo dependerá das reais sinalizações de Temer. A agência de classificação de risco Moody”s também afirmou, nesta quinta-feira, que a votação no Senado que levou ao afastamento de Dilma Rousseff não irá erradicar a incerteza política no país.

Redação

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Bola de cristal ou cumplicidade no golpe?

    “O otimismo dos investidores já tinha sido absorvido”, disse a economista Camila Abelmalack, da Capital Markets. ….desde fevereiro….

    1. A segunda hipótese, sem

      A segunda hipótese, sem qualquer dúvida. Qual o cozinheiro que não tem pelo menos uma boa noção de qual será o resultado da receita que está elaborando?

  2. Má-fé dos representantes…

    … da banca nacional.

    Os José Alfred Nêuman da vida comentarão sobre política com aquele vocabulário cheio de impropérios e esquecendo que os mercados e o FED não pedem licença, metem o pé na porta e mandam trazer o café.

    Parece uma Lei de Ferro: quanto mais se pesquisa fora dos meios de comunicação de sempre, mais se verifica a ocultação de informações que possibilitam entender o problema brasileiro não como “apenas” político.

     

  3. “”A expectativa de parte da

    “”A expectativa de parte da nação”, de quem?  Só se for de gente completamente leiga.

    O mercado antecipa resultados

    praticamente certos, como foi o do impeachment, já estava precificado.

    Movimentos bruscos só existem quando há supresas.

  4. O golpe enriqueceu muita

    O golpe enriqueceu muita gente. Se puderem,manterão o país neste estado letárgico somente para ganahrem mais dinheiro com o sobe e desce da bolsa com os constantes boatos sobre issso ou aquilo. Essa gente fede.

  5. Vamos pensar como capitalistas

    O objetivo é o lucro. O Brasil tem que “pagar”  sua dívida. E os credores são aqueles que colocam o dinheiro especulativamente aqui dentro. O dinheiro que entra, lógico, é dolar convertido em real. Entra com real desvalorizado, então o sujeito teve muitos reais por poucos dolares. Investiu e espera o retorno. 15%?  Bem 15% em reais mas por que não subir este lucro quando for trocar por dolares? Valoriza o real, troca por dolares e, mágica, o sujeito ganhou 20, 25% num passe de mágica!

    Amigos, observem a “flutuação” do dolar x entrada (saida) de dolares. Façam um gráfico de correlação. Se R não for proximo de 1 eu corto os ovos.

    1. O grosso dos titulos publicos

      O grosso dos titulos publicos federais está com bancos, fundos, seguradoras e companhias brasileiras, muito pouco com fundos estrangeiros. O risco Brasil é hoje muito alto e poucos fundos podem aplicar em papeis brasileiros.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador