Não há cronograma para reduzir taxa Selic, diz Goldfajn

Jornal GGN – De acordo com Ilan Goldfajn, presidente do Banco Central (BC), o Comitê de Política Monetária (Copom) não possui um “cronograma preestabelecido” para reduzir a Selic, a taxa básica de juros.

“Qualquer decisão será tomada nas reuniões do Copom com base na evolução da combinação de fatores e nas expectativas e projeções de inflação”, disse hoje(4) o presidente do BC durante audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE do Senado.

Ele também reafirma a estratégia do Banco Central de contribuir para a retomada do crescimento da economia através do controle da inflação. Para ele, índices baixos de inflação são fundamentais para reduzir as incertezas e também para que empresas e famílias voltem a consumir.

“Permitir inflação mais alta não contribuirá para o crescimento sustentável. A evolução dos preços evidencia processo de desinflação em curso e as perspectivas são de continuidade desse processo nos próximos trimestres. No entanto, a velocidade da desinflação permanece incerta”, afirmou.

O presidente do BC disse também que a aprovação dos ajustes nas contas públicas e das reformas fiscais pelo Congresso é fundamental para recuperar a confiança dos investidores.

A taxa Selic está em 14,25% ao ano desde julho de 2015, o maior nível desde outubro de 2006.

 

Redação

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. È o neocolonialismo,

    È o neocolonialismo, trabalhamos todos para manter a farra dos ricos, é a ideologia do dominador, enquanto os mais vulneraveis votam em seus algozes, com as bençãos dos datenas e bonners da visa, qye tambem levam o seu quinhão…..

    1. Realmente, tentei achar

      Realmente, tentei achar justificativas para esta barbárie e as únicas justificativas que eu encontrei foi a de que com estes altos juros… Os rentistas lucrariam enormemente e a indústria agropecuária aumentaria sua competitividade no cenário internacional. Mas se analisarmos sob a ótica que os americanos não destroem a sua economia com altos juros para que a sua indústria agropecuária prospere. Podemos dizer que o país é comandado por rentistas e barões ligados a indústria agropecuária. Se o país não fosse comandado por estes barões; teríamos educação, saúde e tecnologia em desenvolvidas e logicamente não estaríamos a mercê destes barões que encontram no valor da moeda uma justificativa para destruir a econômia… O que é uma lógica totalmente contrária a lógica de um país que pense em se desenvolver como um todo. Mas infelizmente nosso país é comandado por estes barões que insuflam a população a lutar pelos seus lucros através de seus meios de comunicação manipuladores e desregulados, graças a eles mesmos que coagem o estado do povo a seu favor individual. Ou seja, somos refém deste pessoal ganancioso e egoísta que só pensa em seu próprio e lucro e desenvolvimento.

  2. Juros é o anticapitalismo!!!

    Qual capitalista vai investir numa indústria para ganhar o mesmo que ganharia aplicando o dinheiro na taxa Selic. Isto sentado na mesa do iate.

  3. Eu queria entender estas

    Eu queria entender estas coisas. Na minha visão, a única vantagem destas altas taxas de juros é que os rentitstas ficarão mais ricos do que eles já são. E aqueles que vendem produtos agropecuários terão uma vantagem maior no mercado internacional. Aí compensaria para estes barões, que os seus filhos comprassem três vídeo games americanos pelo preço de um. Isto eu analisando o país sob a ótica de que ele pertence a estes Barões, como é aquilo que de fato me parece. Mas porque sacrificar todo um país para que apenas alguns barões possam lucrar? Não seria mais fácil investir no país e fazê-lo crescer ao ponto do estado subsidiar estes produtos no mercado internacional, como fazem os norte-americanos? E porque o Brasil se preocuparia em manter o valor de seus produtos em baixa no mercado internacional, se muitos de seus produtos são únicos no mercado internacional? Como o nióbio, por exemplo. Que subsidia a educação e saúde no canada e não ajuda anada aqui no Brasil, mesmo o BRasil tendo 98% do Nióbio mundial! Ou seja, o Brasil está sendo esquartejado, pisado e humilhado no cenário internacional. Não é atoa que eles lutam pela abertura do país e sua globalização, pois assim eles destruiriam com tudo de uma vez.

  4. O André Araújo já cantava o
    O André Araújo já cantava o que viria pela frente. Acertou na mosca. Como em inúmeros alertas sobre a política nacional.

  5. é puro “non sense” …

    acreditar que um banqueiro vá diminuir a taxa de juros.  Os caras vão é aumentar a taxa pretextando a crise, … e depois vão aumentar de novo, …. e de novo, …. aí, vão recorrer ao FMI, porque não vão conseguir pagar os juros que eles mesmo determinaram, …. e vão pegar dinheiro do FMI, e depois aumentar os juros porque precisam captar dinheiro pra pagar o FMI, …  

    O país inteiro vai pra merda, mas uma pequena comunidade rentista vai ganhar muiiiiito dinheiro,….  

    Já vimos esse filme, quando essa mesma quadrilha governava o Brasil, na época do FHC….

    1. Se o problema realmente fosse

      Se o problema realmente fosse a inflação no valor de um determinado produto necessário para a população, seria mais simples que nós subisidiassemos este produto com uma pequena porcentagem da dívida ou até que nós o comprássemos e doássemos a população, do que aumentar as taxas de juros lá encima e destruir toda a nossa economia para evitar que o seu preço inflacione. E se formos analisar os produtos que realmente são necessários a população, que nos são imprescindíveis; a grande maioria nós produzimos e somos exportadores. Então, qual é a lógica destes juros tão alto? Para evitar inflação do que? De quem? Este medo nos é infundado. Acho que foi implantado em nossas mentes para justificar tamanha arbitrariedade com os nossos recursos. Por isso que o mercado quer acabar com o estado, pois se o estado começar a pensar ele notará que está sendo saqueado. E por conseguinte, o povo passará a notar também. Por isso é tão urgente a independência do banco central e as privatizações dos recursos públicos. Eles querem nos tirar tudo e colocar sob a proteção do estado, antes que nós nos demos conta. Por isso criam leis anti-terrorismo e leis a favor da abritariedade. Estão satanizando a nossa constituição e as nossas leis.

    2. Pelo menos agora temos 340

      Pelo menos agora temos 340 bilhões de dólares em reservas cambiais que poderm ser usadas sem termos que recorrer ao FMI e seus “conselhos”.

  6. Tadinha da “senhora”

    Tadinha da “senhora” inflação: há temos tem servido de bode expiatório para todos os descaminhos da nossa economia. 

    Taxas de juros nos píncaros  em conjuntura recessiva em países mais sérios daria cadeia para os gestores da PE. 

    Contra fatos não há argumentos, mesmo que estes sejam rebuscados, tipo “processo de desinflação”: há mais de um ano a taxa de juros esta em mais de catorze por cento ao ano. Por que a inflação não cede? 

    Enquanto não houver unicidade na Política Econômica do governo, ou seja, não existir compartimentos estanques tipo BACEN e sua histórica arrogância e autossuficiência histórica,  não entraremos nos eixos. 

  7. Quer dizer que o BC ta

    Quer dizer que o BC ta segurando os juros como gasolina na bomba, aumentou a inflação aumentou os juros, diminuiu a inflação e os juros continuam os mesmos.

  8. Os rentistas podem continuar

    Os rentistas podem continuar investindo em Miami, tranquilamente. A Bolsa Juros está garantida, a um custo anual de 600 bilhões de reais.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador