OCDE diz que mercados emergentes vão frear recuperação global

Jornal GGN – A desaceleração dos mercados emergentes está pesando sobre a recuperação econômica mundial e países avançados enfrentam dificuldades para recuperar o ímpeto após anos de crises de dívida, afirmou a OCDE (Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico) nesta terça-feira (19), reduzindo as projeções de crescimento global.

Em seu último panorama da atividade econômica, a organização com sede em Paris estimou que a economia mundial irá crescer 3,6% no próximo ano. Embora haja melhora ante o ritmo de 2,7% esperado para 2013, a nova projeção não é tão boa quanto a taxa de 4% estimada para 2014 no último relatório bianual de Perspectiva Econômica da organização, divulgado em maio.
 
De acordo com especialistas da instituição, as economias avançadas não serão capazes de compensar o ímpeto perdido por muitas das principais economias emergentes, afetadas pelas saídas de capital provocadas pelos planos do Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, de frear seu estímulo monetário excepcional.
 
A OCDE informou que o Fed deve reduzir suas compras de títulos conforme a atividade se fortalecer no próximo ano, projetando que o crescimento na maior economia do mundo chegará a 2,9% em 2014, seu desempenho mais forte desde 2005, após taxa estimada de 1,7% neste ano.
 
Apesar da melhora da perspectiva dos EUA, a OCDE vê grande ameaça à recuperação global se os Estados Unidos atingirem o teto de sua dívida, mas acrescenta que há uma “forte chance” de que essa hipótese seja descartada.

Com informações da Reuters

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador