Para economista, diretor do BC confirmou postura de controle da inflação

 

As recentes declarações do diretor de política econômica do Banco Central (BC), Carlos Hamilton Araújo, sinalizam que o ciclo de alta da taxa dos juros vai continuar, avalia o economista Felipe Queiroz, da consultoria Austin Ratings.

Informações da Agência Brasil apontam que, durante conferência realizada na cidade de São Paulo no último dia 25, Araújo afirmou que cresce a convicção de que o Comitê de Política Monetária (Copom) poderá “ser instado a refletir sobre a possibilidade de intensificar o uso do instrumento de política monetária (da taxa Selic)” para evitar aumento da inflação. Araújo foi um dos diretores que votou a favor do aumento da taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual na última reunião, quando a taxa foi ajustada para 7,50% ao ano por seis votos a dois.

O diretor do BC ressaltou que, embora reconheça que a inflação e as projeções para os preços estejam elevados, não há descontrole. “Vou discordar daqueles que argumentam que a inflação no Brasil está fora do controle. Não está e nem estará”, enfatizou.

“A declaração foi mais no intuito de afirmar a postura do BC no que tange o controle da inflação. Mesmo com a dissidência entre dois membros optando pela manutenção, isso mostra que o BC está pautado, acima de tudo, no controle da inflação no longo prazo”, diz Queiroz.

Quanto ao comportamento da taxa básica de juros, o economista da Austin Rating acredita que o ciclo de alta iniciado na última reunião tende a se estender por um período de tempo mais prolongado, “tanto pela ata como pelas declarações”.

A projeção da consultoria considera sinaliza um ciclo de ajustes contínuos na casa de 0,25 ponto percentual. “Acreditamos que serão altas contínuas, mas por um período de tempo maior, com a taxa básica de juros chegando ao fim deste ano em 8,75%”, diz Felipe Queiroz.

Segundo o economista, o cenário apresenta duas variáveis que operam em trajetórias diferentes. “Por um lado existe a inflação, e por outro o nível de atividade da economia, que vem se recuperando de forma não linear. Como a recuperação é bem gradual e fragilizada por um cenário externo instável, o Banco Central tende a colocar altas graduais (da taxa básica de juros) para não se afetar o nível da economia, permitindo uma retomada mais consistente”.

 

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

Recent Posts

Jesus histórico: como estão as pesquisas que tentam comprovar a real existência e a aparência de Cristo

Ciência tem municiado teses sobre quem teria sido Jesus, e ajudado a reduzir influência eurocêntrica…

31 minutos ago

Bolsonaro quer ir para Israel e pede liberação de passaporte a Moraes

Pedido foi feito antes de vir à tona o caso sobre a estadia de Bolsonaro…

1 hora ago

Moraes envia à PGR alegações de Bolsonaro sobre estadia na Embaixada da Hungria e pede manifestação

Só após receber o parecer da Procuradoria, que o ministro do STF vai analisar o…

2 horas ago

Os 60 anos do golpe deve servir para celebrar a democracia, por Carolina Maria Ruy

Cinco motivos que reforçam a importância de fazer dos 60 anos do golpe militar, uma…

4 horas ago

Lezeira na Semana Santa e as Chuvas no Sertão do Piauí, por Eduardo Pontin

Inverno garante boa safra, mas vai impedir que brincadeira aconteça

4 horas ago

Onde é mesmo que nós estamos?, por Izaías Almada

O Primeiro de Abril lembra logo o 31 de março... 31 de março de 1964...…

4 horas ago