Será que o governo pensa em dar mais um presente aos bancos?

Enviado por José Muladeiro

Segundo notícia publicada hoje no site Brasil247, a principal novidade do pacote de medidas econômicas a ser anunciado pelo ministro Nelson Barbosa na próxima semana pode ser a liberação para que os trabalhadores dêem o FGTS como garantia em empréstimos bancários.

Vamos ver se eu entendi.

Eu vou a um banco e pego dois mil reais para comprar um computador novo.  Dou como garantia o meu FGTS. Se eu não pagar o banco comunica a CEF e esta paga com os recursos de minha conta do fundo. Com os juros exorbitantes que os bancos cobram de seus clientes, isto significa que estarei usando muito mais do que dois mil reais para pagar o tal computador. 

O pior é que muita gente poderá ser levada a pensar que fez um  ótimo negócio. Talvez muitos até mesmo usem do artíficio de “ficarem inadimplentes” como uma forma de sacar o fundo, com o argumento de que é melhor pagar juros altos do que ficar com o dinheiro imobilizado.

Não sei não, mas acho que os banqueiros vão rir de contentes.

Se o governo quer colocar este dinheiro em circulação porque não o libera diretamente para os seus verdadeiros donos?
 

Redação

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Que coisa mais absurda. Se

    Que coisa mais absurda. Se isto acontecer, o Nelson Barbosa quer matar de vez  aqueles que pedem este péssimo impréstimo bancário. 

  2. Que coisa mais absurda. Se

    Que coisa mais absurda. Se isto acontecer, o Nelson Barbosa quer matar de vez  aqueles que pedem este péssimo impréstimo bancário. 

  3. Só seria válido se os juros

    Só seria válido se os juros fossem baixíssimos, afinal de contas, o argumento sempre usado pelos bancos para nossas taxas exorbitantes é a inadimplência (aparentemente, não existe inadimplência no resto do mundo). Como nesse caso, a garantia é absolutamente segura, não existe justificativa para juro alto.

    Eu sei, eu sei. Estamos no Brasil. Bom senso e lógica não se aplicam.

    1. Só seria válido se os juros fossem baixíssimos,…..

       

       

      Perfeito !

      Para um emprestimo com tal garantia, só com juros do proprio Fundo…. 3% (AO ANO) !!!

  4. “Se o governo quer colocar

    “Se o governo quer colocar este dinheiro em circulação porque não o libera diretamente para os seus verdadeiros donos?”

    Agora vc disse tudo. Inclusive para o cliente negociar um desconto dos juros cobrados pelo banco. 

     

    1. Rpv

      É isso mesmo. Trata-se de uma forma de espoliar ainda mais os trabalhadores. Quanto mais se vive, mais se comprova que são os trabalhadores que pagam todos os patos, independentemente de quem esteja no governo. É duro, mas é verdade. Para a grande maioria do povo, as migalhas. Para os 10% mais ricos, os juros estratosféricos – rentismo puro. Até quando? Acorda Presidente Dilma. Acorda para a vida. Se quer liberar o FGTS o faça de forma justa, não de modo a beneficiar a banca! 

  5. O PT perdeu para os rentistas…

    Simples assim…

    Os bancos são fortes doadores de campanha  eleitoral. Estão fazendo caixa para a campanha de todos.

  6. pois é …

    … e pensávamos que a justificativa da existência do Estado seria proteger os mais frágeis!

    Agora já sabemos da falcatrua histórica, por milênios, ou admitimos que o Estado foi tomado de assalto. Por esta razão, ficamos com a impressão de que o Estado é assaltante?

    Certo, neste ano mais uma vez mais de uma centena de milhão de pessoas ratificará nas urnas o que alguns milhares costuraram nos bastidores.

    Me engana que nossa democracia é representativa do povo!

     

  7. Somente se surpreende com os

    Somente se surpreende com os absurdos do desgoverno Dilma quem ainda acredita que dessa cartola vai sair algum coelho.

  8. FGTS

    Vamos acrescentar: República “Agiota- Financista- Banqueira” e Federativa do Brasil, um país para poucos. Selic estratosférica e minha humilde poupança definhando. Não tenho reajuste salarial, pois o estado de Sergipe se diz “quebrado” e não reajusta o piso salarial do professores há anos, engolindo o reajustes ficcionais do MEC, uma “fábula” com deja vu anual.

  9. Só seria válido se os juros fossem baixíssimos,…..

    Perfeito!

    Se para um emprestimo com tal garantia, só com juros do proprio Fundo…. 3% (AO ANO) !!!

     

     

  10.  
    Não consigo entender porque

     

    Não consigo entender porque o FGTS só rende 3% e os bancos emprestam esse dinheiro multiplicado por  10.  Esse já é o primeiro absurdo. O Fgts não foi criado para ajudar o trabalhador em situações difíceis, como a perda do emprego ? Agora vai ser usado para consumir bens.
    Se o governo quer estimular o consumo, poderia, por ex., abdicar do imposto sobre mercadoria para determinados produtos.
     

     

     

  11. O post esta confundido as

    O post esta confundido as coisa.

    1) o ministro estuda uma forma de usar o FGTS como garantia para emprestimos consiginados.

    2) ou seja o FGTS só vai ser usado se o tomador do emprestimo ficar sem emprego, porque não tem mais como o banco descontar direto da folha. Não tem isso de ficar inadimplente para sacar o FGTS já que a parcela é descontada na folha.

    3) a idéia é que essa modalidade de empréstimo, o consignado, fique mais fácil para os empregados da iniciativa privada e não só entre os funcionários públicos e aposentados.

    Agora a idéia pode ser boa ou ruim depedendo do ponto de vista. O governo tem que considerar alguns pontos. 

    1) se o desempregado não conseguir pagar o emprestimo, a divída em pouco tempo vai aumentar. Aí o FGTS seria uma boa saída.

    2) mas se o desempregado puder sacar o FGTS ele tem o direito de escolher quais divídas ele vai pagar. Se é a parcela do empréstimo bancário ou a conta da luz e água. Porque numa situação de emergência nem sempre a conta que mais tem encargos financeiros e que vai ser paga. E pode ter certeza que na maioria dos caso o empréstimo bancário vai ficar por último.

    3) existe também os que recebem o FGTS que em alguns caso é um bom dinheiro e simplesmente gastam em novas compras e não em pagamento de dívida. Mas isso também é um direito dele.

    4) se o governo abrir a brecha para o saque do FGTS nessa situação, o congresso vai propor novas brechas e isso pode diminuir o dinheiro do FGTS. O que vai diminuir o dinheiro para o financiamento imobiliário causando um transtorno maior para a econômia.

    Melhor que o uso do FGTS como garantia o governo junto com os bancos podem fazer um seguro para ser usado em caso de desemprego. Acho que esse seguro já existe, não sei o custo, mas vai de negociar um valor razoável para os bancos e principalmente para os clientes, nisso o governo pode intermediar.

     

    1. Caro Heitor,

      Se é como você está dizendo penso que pode ser até uma boa medida. Tomara esteja você certo. De qualquer forma, obrigado pelos esclarecimentos !

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador