A crise política e as estruturas institucionais viciadas, por Francisco Pereira

Por francisco pereira neto

Comentário ao post “Xadrez do dia do pesadelo

Vou pegar o gancho do Mário, até porque não discordo dos seus argumentos.
 
E vou além.
 
Em quinhentos anos, quantos anos vivemos num estado democrático?
 
Alguém ai deve ter a resposta, mas seguramente é menos de cem anos, em períodos descontínuos.
 
O projeto progressista do PT, Zé Dirceu e Lula, conseguiu ascender o poder dentro de uma estrutura política que só possibilitava os conservadores, que hoje se revelam fascistas, assumirem o poder, pois as regras eram para isso mesmo. Fazer aliança com uma penca de partidos para tirar proveito do poder.
 
O dilema do PT foi esse.
 
Em três oportunidades, e Lula não se cansa de dizer, perdeu as eleições. Ficou na oposição, e fez oposição ferrenha como sempre, não negando o perfil do partido.
 
Mudar o sistema, o PT sozinho jamais teria condições.

 
Desde a sua fundação o partido sofreu várias defecções, que a meu juízo foi benéfico, pois se verificarmos quem foram eles, poderíamos perguntar como era possível um partido conviver com tantas ideias antagonicas.
 
Praticamente todo o Psol, PSTU, PC do B, só para ficar nos mais de esquerda.
 
Do outro lado temos a Marina com a sua Rede de pescar trouxa, Cristovam Buarque, que nem sei mais a que partido pertence, Hélio Bicudo, nonagenário batendo palmas para maluca…E por ai vai.
 
Nesse amontoado de estruturas institucionais viciadas herdadas da ditadura, e isso o ministro da Justiça Eugênio Aragão disse com todas as palavras na entrevista concedida no brasilianas, não se mexeu. O único exemplo que ele deu, porque se organizou durante a Constituinte, foi o MP, que gerou esse monstro dentro de um arcabouço institucional totalmente incompatível com as suas funções.
 
O poder da mídia sempre foi o mesmo e nisso qualquer um que quisesse mexer, era preferível mexer com vespeiro, continua até hoje.
 
Mas Zé Dirceu e Lula resolveram apostar e deu no que deu.
 
Devemos condená-los por isso?
 
Eu jamais fiz isso.
 
E conseguiram governar, bem ou mal, durante doze anos e com todos os tipos de gente dentro e fora do partido que vão até empresários corruptos.
 
Todos ganharam, mas os banqueiros foram os mais, e mesmo assim não ficaram contentes.
 
Lula, eu costumo dizer, fez uma política feijão com arroz e conseguiu revolucionar o seu governo, mais pelos ataques que recebeu das oposições do que pelo ser caráter de excepcionalidade. Era o mínimo que se poderia fazer. Dar condições para um contigente de esfamiados(sic).
 
Por outro lado, teve grandes méritos, porque se assim não fosse não seria o líder que é hoje.
 
E o Lula e seus ideólogos não tiveram capacidade de prever o futuro?
 
É muito simplista essa questão.
 
Por que não culpar todos nós, idealistas progressistas.
 
Jogar a culpa nas costas dos outros é mais cômodo.
 
Prever um catastrofismo a partir de amanhã é mera consequência do que ocorre ao longo da nossa história, mas houve um motivo para isso, e sobre isso ninguém pode negar que o motivo foi Zé Dirceu e Lula.
 
Portanto, eu digo que somos nós que devemos tomar as rédeas agora, pois teve alguém que se predispuseram e tiveram coragem de fazê-lo.
 
Se alguém se omitir, não vá jogar a culpa neles, porque agora é com a gente.
 
PT, Zé Dirceu e outros como Lula, estão pagando o preço.
 
E nós, que preço estamos pagando?
Redação

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nenhum.
    O Zé Dirceu

    Nenhum.

    O Zé Dirceu acabarápagando com a vida. Os fascistas liderados pelo FDP de curitiba já tomaram tudo dele. até a cadsa da mãe.

    Farão o mesmo com o Lula, pode apostar.

    esta gente da direita não presta e nunca prestou em nenhum momento da história..

    1. Penso que é por aí sim. Não

      Penso que é por aí sim. Não vão deixar Lula se candidatar em 2018. Mesmo porque vai ficar muito evidente o projeto da direita. “Ponte para o Futuro”: só esquecem que para chegar no futuro ha´que se passar pelo presente. O presente  é lutar, lutar e lutar.  Penso como Tom (postagem aqui mesmo) Agenda miníma, que até uma criança de 5 anos possa entender. Afinal uma verdade repetida à exaustão acaba entrando na cabeça de quem não consegue somar 1+ 1 e acaba se deixando levar por mentiras ou meias verdades repetidas à exaustão.

  2. De vez em quando eu escrevo

    De vez em quando eu escrevo um comentário e digo que não vejo saída respeitando as instituições. Este texto tem algumas justificativas para esta minha opinião. Um corrupto a serviço dos conservadores-reacionários-fascistas ficou solto e conduziu um processo de impedimento contra uma Presidenta sem crime, porém do campo progressista. E isto só aconteceu porque as instituições e os homens que as comandam permitiram.

  3. A Agenda

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=jPGQNncxaz4%5DMontar uma Agenda, explícita, eloquente, mobilizadora, concisa e de fácil entendimento para uma criança de cinco anos. Que transcenda nomes, partidos, rótulos ideológicos. Essa a tarefa fundamental. 

    Estamos sendo espoliados pelos bancos, pelas farmacêuticas, envenenados por agrotóxicos proibidos no mundo todo, nossa industria destruida pela combinação juros-cambio-superavit primario, nossa educação pública apodrecendo e condenando nossas crianças e jovens a um futuro medíocre, nossa mídia intoxicando corações e mentes, nosso sistema politico validando e facilitando tudo isso…

    A tendencia com um governo ainda mais amigável aos negócios seria agravar o quadro, criando perspectivas tenebrosas para o pais.

    É tão difícil expor claramente essas questões e criar uma frente para combatê-las? Olhem o exemplo do Sanders, que está escancarando as feridas da sociedade americana, precisamos fazer o mesmo aqui. Qual a alternativa senão uma Agenda?

     

     

  4. Decola Brasil ! Será Mesmo ?

    Desde que nasci e já faz tempo, escuto dizerem que esse é o país do futuro, o país que vai prá frente, já diziam os militares nos tempos de ditura. 

    Pois bem, chegou a democracia tupiniquim e a conversa continua a mesma, um país do futuro que nunca chega, um país promessa mundial de economia top de linha que nunca decola.

    Até quando Brasil ? Infelizmente depois de tantos recomeços eu certamente não verei esse futuro chegar.

    É lamentável.

  5. Caro Francisco,
    antes de mais

    Caro Francisco,

    antes de mais nada, registro que estou respeitando a sua opinião.

    É o mínimo que a gente pode fazer: respeitar a opinião das pessoas.

    Dito isso , passo a discordar dela. Veja porque.

    Notemos bem a sua tese, digamos,  o seu ponto de partida:

    Em quinhentos anos, quantos anos vivemos num estado democrático?

    Agora, veja bem qual foi a sua resposta. Tudo bem, eu percebi que você não foi taxativo, deixou para que  “alguém” responder. Vejamos então sua resposta:

    Alguém ai deve ter a resposta, mas seguramente é menos de cem anos, em períodos descontínuos.

    Agora eu lhe respondo SEM MEDO DE ERRAR:

    É muito, mas muito menos que 100 anos!

    De 1946 até  mais ou menos 1962, ou 1964 para fechar com o golpe, temos 18 anos. Mesmo assim, diante de um golpe em 1946 para se criar uma “democracia” da republiqueta de bananas! ( ou melhor de café!)

    Depois, tivemos  o GOLPE das DIRETAS JÁ. Vale dizer: Diretas já uma ova! 

    O que tivemos foram as INDIRETAS JÁ!

    Mais um palco para o teatro de merda brasileiro!

    Eleição indireta para presidente da republiqueta de bananas, ou melhor, de commodities!, que elegeu o “parlamentarista” pré-golpe de outrora,  manobrando perante o povo que é bobo, viva a rede globo!

    E que não tenha “preto” no jornal nacional heim! Como nos disse o PHA.

    ———-

    Meu deus, como a gente é inútil.

    Que país é esse?

    Vai passar? Respeitando o renomado músico,mas, não, não  passou… Ou melhor, o golpe, que não é golpe mas sim regra, passou( ouviu Chaui!!!?)

    Então tivemos uma CONSTITUIÇÃO EM 1988 cujos constituintes NÃO FORAM ELEITOS PELO POVO( que é bobo, viva a rede globo!) Daí, tivemos a constituição de 1988.

    E então de 1988 até ONTEM, tivemos 28 anos( arredondando) de democracia de araque de merda! 

    Coisa para enganar otários!

    Portanto, a conta é: 18+28= 46 anos de democracia de araque de merda, cujo povo é bobo viva a rede globo!

    E olha que os dois períodos pseudo democráticos de merda,  foram implantados via GOLPE, de uma forma ou de outra. E teve GOLPE também dentro da pseudo democracia de merda com getúlio, JK, Jango e agora com a Dilma,  e por aí vai. Golpe dentro da própria democracia de araque!

    E , para não dizer que não falei das flores, tivemos golpe dentro do próprio golpe. Golpe dos radicais “livres” contra os radicais da Sorbonnne.  Note, portanto, que a regra aqui, nessa republiqueta de banana com café e  merda,  é o GOLPE.

    E o  resto desses 500 anos, é golpe  mesmo do tipo “eu mando e você obedece”. Ouviu mulheres?…

    Golpe atrás de golpe com o povo sendo bobo, como sempre. Outrora,  viva Chauteaubriand…

    Dos 500 anos, temos 400( aproximadamente) de escravidão escancarada, cujo CAPITAL era o semovente ser humano, isto é, CAPITAL como  força de trabalho.

    Mouros com banzo! Sinhá moças com sífilis!!!

    Algo que para qualquer pessoa que tenha o mínimo de bom senso, mesmo considerando-se o contexto daquela época, é de arrepiar.( para não dizer outra coisa!)

    Aliás, para os economistas de escol e de meia tigela! digo-lhes que o CAPITAL e o TRABALHO, são, no fundo A MESMA “COISA”, isto é, o semovente que trabalha e vende o seu corpo como “força de trabalho” e que se confunde com “meios de produção”.  Fusão e confusão dos fatores de produção CAPITAL e TRABALHO,  de araque de merda!

    Ainda hoje fala-se em “capital humano”, “colaboradores”.  Ora, francamentente…

    Não vou avançar mais no seu comentário sobre o  Lula, o Jose Dirceu.

    Respeito ambos e não tenho condições de avaliá-los.

    Só sei que o  Lula já foi conduzido coercitivamente, mesmo sendo considerado por alguns, o melhor presidente do país. E o outro já foi condenado. E  já está preso de novo aguardando, certamente, pelo andar da carruagem,  a próxima condenação. 

    Falar o quê?

    Ora, o povo é bobo! Viva a Rede Globo. Vamos reconhecer e admitir isso minha gente. Meu “povo” brasileiro boboca!

     

    Boa sorte a todos.

    Obs: nem vou dizer “que deus nos proteja” por que ontem, mais uma vez, percebi que deus e o diabo não são, mas  podem ser a mesma coisa.

     

     

    1. Além de bobo. é corrupto, o

      Além de bobo. é corrupto, o povo , na sua maioria. Naõ preciso nem sair da minha rua. Só para começar: há uma norma municipal que só permite que se construa( ou impermabilize) em um percentual x do terreno. Entre outras coisas para permitir que o lençol freático seja constantemente reposto pela água da chuva.Todo mundo que constrói sabe disto, deve ser no Brasil todo.Na minha rua há muitos terrenois com área totalmente coberta por construção e/ou ladrilhos. Em tempo: o pior é o que tem a maior bandeira verde-amarela na sacada!

       

    2. Eu sabia

      Como eu disse, eu sabia que alguém tinha a conta certa de períodos democráticos no Brasil.

      Há pouco tempo atrás eu tinha feito essa conta, mas não me lembrava exatamente quantos anos eram.

      E se não me engano girou em torno do número que você citou.

      Mas não foi tão preciso quanto na sua análise. Períodos das Diretas já, governos FHC, Juscelino etc. que eu concordo integralment contigo.

      Percebi que o nosso Brasil não é aquele retratado ontem na “Casa do Povo” que é um replay sempre editado (piorado) com o passar do tempo.

      A sua decepção é de todos nós que somos patriota e entendemos um pouquinho de política.

      Nós não podemos nos compararmos com aquela escória – confesso que me espantou o nível deprimente daquela gente – que se apresentaram em rede nacional.

      Você, assim como eu, vimos que são a maioria, os desqulificados e a “grande” minoria que os manipulam.

      Vou repetir uma frase que não é minha.

      Ela é do mais patriota ítalobrasileiro, que conheço, Mino Carta:

      “Enquanto não correr sangue nas sargetas, o Brasil não terá jeito”.

      Quer saber minha opinião? CONCORDO.

      Tenho sessenta e quatro anos e dou o pouco de tempo que resta da minha vida, nem que seja para salvar apenas um único brasileiro honesto.

  6. Sujeito da história.

    Bem colocado. Chega de lamúrias de quem se considera espectador da historia e, enquanto come pipoca e bebe suco de canundinho, fica reclamando quando o herói da aventura não liquidou o bandido no primeiro capítulo. Lamúria é para o Temer, que tem o que temer. Quem quiser descer para o play ground tem que ser capaz de se assumir como sujeito da história, escultor do cenário e responsável pelos seus atos e omissões.

    Quem sabe faz. Quem fez e fas tem que ter aplausos e não ter que aturar lamurias.

  7. Mas também não foi por falta de aviso

    Mas também não foi por falta de aviso

    Todos aqueles que debandaram do PT quando da aliança com os partidos da direita (PMDB, PDT, etc…) já previam o cenário catastrófico pro país se não houvesse controle das alianças de governabildade que o PT fazia

    Muitos dos que são hoje oposição cresceram com o apoio popular que o Lula tinha e tem até hoje, mas debandaram na hora em que era mais preciso união

    Com o impeachment chega a verdadeira oportunidade do PT crescer como um partido definitivamente de esquerda com o abandono da agenda econômica liberal

    E se tudo der certo e o Lula for candidato novamente e ganhar a eleição, vamos ver se ele continuará Lulinha paz e amor com esse pessoal que enxotou a Dilma..

  8. concordo com a ideia de que

    concordo com a ideia de que este é  um processo histórico da casa grande contra a senzala…

    e esta é e será uma das grandes lutas do pobo brasileiro como tanrtas outras

    mais ou menos ocultas justamente pela casa grande para nos

    enganar de que sempre esteve tudo bem no noso país…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador