A esquerda marcou presença na manifestação do Rio

Por nilo filho

Do Viomundo

Adilson Filho: Palavras de ordem de esquerda dominam as ruas do Rio

publicado em 28 de junho de 2013 às 14:43

por Adilson Filho, das ruas do Rio de Janeiro 

A manifestação no Rio de Janeiro, agora há pouco, foi bonita de se ver. Um protesto no centro da cidade cuja marca foram as reivindicações progressistas. Movimentos sociais, sindicatos, partidos (com suas bandeiras), professores, estudantes, líderes comunitários e o povo em geral partiram da Candelária, marcharam pela Rio Branco e foram até a sede da FETRANSPOR, onde a polícia cercava o prédio.

Os gritos eufóricos contra a corrupção política, Pec 37, contra os partidos, e “tudo isso que tá aí” deram lugar aos gritos por justiça social, pela democratização dos meios de comunicação e contra a corrupção geral, não só a política, mas também a do judiciário, dos Dantas da vida,  do empresariado e de outras esferas que, habitualmente, são “preservadas” do debate público.

As bandeiras eram, basicamente, as seguintes: Pela transparência na licitação das empresas de ônibus, pelo direito à moradia e não às remoções, pela desmilitarização da PM, por melhores condições de trabalho aos profissionais da educação e da saúde e pelo direito à vida (nas favelas). Muito “aqui e ali” se via alguém com aquela máscara mal encarada mas, em nenhum momento, foram hostilizados.

O importante mesmo é que o Rio provou nas ruas a força da esquerda. Estamos mais acordados do que nunca e o recado foi dado com categoria na cidade hoje: as forças progressistas, que sempre estiveram na luta, demonstraram de forma  inequívoca que estão dispostas a participar do novo ciclo democrático que se abre no nosso país.

Presidenta, estamos aqui, agora é com a senhora.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador