A evolução da sociedade brasileira nos últimos 50 anos

Por robertog

Comentário ao post “A repetição da história

Olha, parece conversa mole, mas é fato que “hoje a sociedade civil está mais estruturada”, diminuindo o espaço dos possíveis golpistas. É claro que eles estão por aí e é bom ter cautela. Mas note que, cf vc mesmo tem dito, os intelectuais estão fugindo do Serra. Sabemos q tem muita direita além do Serra, mas nesse caso a identificação dele com o jogo pesado tb diminui o espaço para o uso da mesma artilharia pelos seus concorrentes na mesma faixa.

Outra coisa é que tem muita coisa em comum entre o Lacerda e o Merval, mas entre o marmiteiro do tempo do Vargas e o blogueiro atual a diferença é enorme. Na real a sociedade brasileira evoluiu muito nos últimos 50 anos e rompeu-se o monopólio da capacidade de expressão pública, que existia de fato até 64. Em linguagem sociológica “diminuiu a assimetria na distribuição de capital cultural”. Esse novo constrangimento estrutural altera a regra do jogo. Eles podem querer dar o golpe, mas dificilmente conseguiriam. E tudo o que sabemos do comporamento das oposições durante o mensalão 1.0 mostra que a ideia passou pela cabeça mas eles mesmos perceberam que a chance de dar certo era pequena.

OK q temos agora o mensalão 2.0. Mas se o PT e apoios forem minimamente espertos a melhor estratégia de contenção de danos é forçar o julgamento do mensalão do PSDB e do mensalinho do DEM, além da recuperação das histórias em torno da emenda da reeleição do FHC. E o pior contexto é desanimar achando que o STF é “dos homens”. Não é!! A justiça tem uma esfera de atuação própria que pode ser influenciada, é claro. Mas não só pela direita. Se não fosse assim, como alguém poderia explicar a votação unânime a favor das cotas????w

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador