A expropriação de terras palestinas na Cisjordânia

Do Brasil de Fato

Autoridades israelenses ordenam expropriação de terras palestinas  

Ordem de expropriação de terrenos em Nablus se dá depois de colonos israelenses abrirem fogo contra agricultores desta região.

Telesur

Fontes da Autoridade Nacional Palestina (ANP) denunciaram nesta quarta-feira (12) que autoridades israelenses ordenaram a expropriação de quase dois mil metros quadrados de terras palestinas na cidade de Nablus (Cisjordânia).

De acordo com as fontes, em uma parte do território de 675 mil metros quadrados as autoridades de ocupação preveem construir estradas, enquanto outra parte de 800 mil metros quadrados será destinada à construção de casas.

A medida adotada por Israel descumpre os acordos bilaterais e as resoluções da Organização das Nações Unidas (ONU), ainda que seja comum ignorar as sentenças do Conselho de Segurança da ONU – que têm caráter obrigatório -, sem que por isso sejam aplicadas sanções.

A ordem de expropriação dos terrenos em Nablus se dá depois de, no sábado (08), colonos israelenses abrirem fogo contra agricultores desta região, impedindo que trabalhassem em suas terras.

Anteriormente, colonos israelenses, sob a proteção de soldados do governo de Tel Aviv, haviam atacado o povo de Qasra (situado no sudeste de Nablus) e obrigaram os palestinos a abandonarem suas propriedades.

Cidadãos israelenses, a maioria deles armados, regularmente atacam aldeias palestinas e colocam fogo em suas mesquitas, oliveiras e outras propriedades na Cisjordânia, no entanto em poucas ocasiões as autoridades de Israel detêm os agressores.

A ONU e a maioria dos países qualificam de ilegal a construção dos assentamentos israelenses, ato proibido segundo as Convenções de Genebra. Contudo, mais de meio milhão de israelenses vivem em mais de 120 assentamentos construídos desde a ocupação dos territórios palestinos em 1967.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador