A falta de plataforma política

Do Portal de Luís Nassif
Do Blog de Lúcio Alves de Barros

Projetos de governo? Onde? Cadê? Alguém os viu?

Tentei aqui e acolá encontrar os projetos de governo dos presidenciáveis José Serra (PSDB e outros) e Dilma (PT e outros). Em vários sites fiquei sabendo que a senhora Dilma já teria substituído umas duas vezes o projeto inicial. Quanto ao senhor Serra descobri uma espécie de discurso, mas nada que fosse ou poderia ser chamado de um projeto de governo. Os sites dos candidatos mostram propostas e, acompanhados por marketeiros, uma forte tendência ao espetáculo e ao personalismo de ambos candiatos. Vejo uma Dima forte e exuberante e um Serra poderoso e deificado. É a famosa estratégia do “pavão”. Mas propostas efetivas e que podem ser levadas a efeito ainda não encontrei.

A questão pode parecer simples e, os mais avisados, vão dizer que “ninguém segue aquilo mesmo”. Infelizmente, a questão deveria ser outra, projetos são documentos, os quais deveriam ser seguidos à risca. Se não são, o problema é de outra ordem. Como se sabe, o brasileiro tende a votar na pessoa, não no partido e na proposta de um candidato. É conhecida a tese do efeito manada ou de torcida do Flamengo, ou seja, a maioria racionalmente tende a seguir o possível ganhador. Todavia, não é este o caso e gostaria de ler os projetos e estudar na minha casa a viabilidade deles, confrontando dados e informações. Se alguém puder me ajudar, agradeço imensamente.

Detalhe: Tentei enviar emails aos candidatos e baixar versões no site. Vou continuar tentando. Se eu conseguir algo, vou postá-los por aqui.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador