A popularidade de Lula

Por Stanley Burburinho

Aumenta a popularidade de Lula apesar da crise

A 95ª rodada de pesquisa para a Confederação Nacional do Transporte feita pelo Instituto Sensus detectou um novo aumento de popularidade de Lula.

Em dezembro último, 80,3% dos brasileiros aprovavam o desempenho dele contra 15,2% que desaprovavam.

Agora, a aprovação subiu para 84% contra 12,2%.

A pesquisa ouviu 2 mil brasileiros em 24 estados entre os dias 26 e 30 de janeiro último.

Subiu também a avaliação positiva do governo. Era de 71,1% (ótimo + bom) em dezembro. Passou para 76,2%. A negativa caiu de 6,4% (ruim + péssimo) para 5,5%.

http://oglobo.globo.com/pais/noblat/post.asp?t=aumenta-popularidade-de-lula-apesar-da-crise&cod_Post=158438&a=575

Por Flavio Natacci

Aqui o link para a CNT. Leiam diretamente na fonte,  para não ter a contaminação de “interpretações”.

http://www.cnt.org.br/informacoes/noticia.asp?cod=16918

Luis Nassif

114 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Cruzes, quem será crucificado
    Cruzes, quem será crucificado desta vez?

    MAROLA, MAROLINHA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Não derrubou popularidade de LULINHA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    (quem vai passar 2009 acordado, com insônia e zé serra)

  2. Stanley,
    Existem dois efeitos
    Stanley,
    Existem dois efeitos em sentidos contrários que certamente ainda não foram incorporados nesta pesquisa porque muito recentes:

    * o primeiro vai reforçar a popularidade de Lula: aumento real do salário mínimo (inflação mais 6%) e ampliação das faixas atendidas pelo Bolsa Família (se me recordo mais 1 milhão de famílias);

    * o segundo, certamente negativo para Lula, é o começo das demissões em massa provocadas pela crise mundial. Este efeito ainda não chegou completamente.

    Resta saber qual dos efeitos vai predominar até 2010.

  3. sou da turma que vota
    sou da turma que vota regular.

    mas é sempre legal saber que FHC nem no seu auge do auge teve isso!

    bom que muita gente já percebeu que aquele desgoverno foi muito ruim. Teve algumas boas medidas, sem dúvida, mas num geral foi uma droga.

    ——–

    mas esta crise é quem dirá mesmo onde o país vai parar. ELa será o maior cabo eleitoral do país.

    São outros os tempos… não é mais Tailândia quebrando que arrasta o país!

  4. Marat…

    Gostaria de saber
    Marat…

    Gostaria de saber por que vc e provavelmente outros colegas aqui do blog são tão encanados com a idéia de que FHC se importa alguma coisa com essas pesquisas de popularidade de Lula?

    Desde quando ser presidente é um concurso de popularidade?

    Isso é ridiculo. É falta de argumentacão e dicernimento.

    Voltando:
    Isso foge completamente a lógica. Em qualquer país civilizado pelo menos uma parte minima da população sentiria todos os absurdos que esse govero cometeu nos ultimos meses diante da crise economica.

    -600mil desempregados.
    -10% de queda na produção.
    -Deficit na balança comercil
    -Queda no comercio exterior

    E o povo continua acreditando contra toda a lógica no papo furado do governo. Sendo que esse “governo que não faz pacote” já lançou dezenas de medidas, algumas boas outras ruins.

    Considerando que todos esperavam um impacto pequeno na economia brasileira, o que se viu aqui desde novembro não é muito melhor do que aconteceu nos EUA.

  5. Em seis anos de Governo Lula,
    Em seis anos de Governo Lula, as pesquisas sempre apresentaram crescimento. Fruto de mais acertos do que erros desse governo. Aqui no Rio Grande do Sul, em dois anos de governo Yeda, até hoje, ninguém fez pesquisas, uminha se quer… Por que os institutos de pesquisas não dão as caras aqui nas terra gaúchas? Queriamos saber a quantas anda a popularidade da nossa Governadora, tche?!

  6. Nossa! Estou chocado
    Nossa! Estou chocado -chocado- com a popularidade de Lula!

    Nao sei como o Obama nao esta verde de inveja ainda!

    (Oh, espere, sei sim. Porque Obama eh o Lula americano!)

  7. O Lula pode não ter tido
    O Lula pode não ter tido ainda a coragem necessária para resolver a indecência da taxa de juros no Brasil, mas sua intuição política é coisa rara. Talvez seja o único político que conseguiu em um momento de incertezas, em que as pessoas ficam mais pessimistas, aumentar sua popularidade.
    O seu discurso de enfrentar a crise com otimismo e esperança ao invés de apenas constatá-la ou temê-la como fizeram outros políticos e analistas provavelmente foi o responsável pelos pontinhos adicionais e a manutenção dos já existentes.
    E é o que se espera de um presidente: que passe tranquilidade, otimismo e esperança. Quem morre na véspera é peru. Se o comandante se desepera, tudo o mais está perdido.
    Agora falta demonstrar que a sua tranquilidade tem consistência, que é fruto de saber o que fazer e ter coragem para fazê-lo. Toda crise em um modelo antigo é a oportunidade para que se crie um modelo novo. Mas é preciso tirar o “S” da crise.
    Os pessimistas e medíocres sentam e se lamentam. Os Estadistas agradecem a oportunidade e demonstram seu valor. O teste do Lula começa agora. Espero que ele se mostre à altura do seu momento histórico. Sem coragem não se vai a lugar algum. E ele precisa ter coragem para modificar essa política monetária suicida que o BC tem imposto à sociedade para benefício de uns poucos.
    A história dirá o exato tamanho do presidente Lula. Agora é torcer para que ele não decepcione a nação.

  8. Quando a crise arrefecer,
    Quando a crise arrefecer, tanto o Brasil quanto Lula estarão bem mais fortes e consolidados. Aí, é bem possível que a popularidade do presidente chegue aos 90%. Não como fez Sarney, mas como está fazendo Lula, construindo um caminho sóilido.

    E para a imprensa tendenciosa só restará consumar o seu suicídio.

  9. Ou Nassif a receita para o
    Ou Nassif a receita para o pessoal que ainda não aderiu é “cachete”.

    Um “tiquin” de gelo para o cotovelo também não faz mal.

    “Sonrrisa” pra dor de barriga. FHC deve gostar.

  10. Será que basta? Ë isso aí,
    Será que basta? Ë isso aí, então, fazer pesquisas de popularidade, e fim. Mas o que me preocupa é pensar que tanta gente não sabia que Lula era popular. Agora, os formadores de opinião e lideranças acham que subir ou descer alguns pontos é o que importa? Virou cotação de bolsa? Um estudo superficial, de carga puramente fenomenológica e mistificadora, pelo menos em princípio, e que tira de nós o valor real da pesquisa como estudo sistemático e parte de um processo político.

    Foi essa superficialidade no trato dos pontos essenciais que levaram à crise econômica mundial e aos desastres políticos da última década.

    Há também a questão da relatividade dos referenciais, quer dizer, Lula é o mais popular, mas é único, não tem paralelos, mas se tivesse? Se Lula pudesse ser comparado com outro Lula, aí sim, teríamos um referencial válido.

    Em um país que não comia, que não garantiam o arroz com feijão do dia a dia, milhões de famílias, uma pequena bolsa-família, é a salvação, e dá muita popularidade, mas é esse o projeto? Não, não pode ser esse o projeto. Popularidade em um país de escolaridade baixíssima, de intenso bombardeio da mídia, de qualidade publicitária desproporicional à realidade educacional, informativa e de acesso aos bens básicos da cultura e do Estado, que garantias isso traz para a democracia e para o desenvolvimento?

    E os problemas mais graves que afetam a vida das pessoas, além do prato de comida, que é grave, mas é muito simples de resovler, ainda mais no Brasil? Então estou criticando? Não, estou chamando a atenção, para que a política brasiliera não se iluda sobre as transformações de que o país ainda necessita, e sobre as mudanças globais intensas dos próximos 20 anos.

    Todos os desvios terão de ser corrigidos, de base material ou simbólica, na economia ou na cultura. Esse é o indicador de popularidade que deveria valer, mas as lideranças, em vez de nadar nas limitações atuais da população, deveriam criar essas condições para o país, nos tempos difíceis que virão.

  11. A respeito das demissões em
    A respeito das demissões em massa e do clima de pessimismo que a imprensa tem se esforçado ao máximo para aterrorizar o país, sugiro que seja lida a entrevista que deu o presidente da Federação do Comércio de São Paulo. Extremamente esclarecedora. E sobre o pessimismo, muitos grandes empresários começaram um movimento contrário ao da imprensa paulista, pois se deram conta de que, embarcando nessa canoa, só eles se afogariam, pois a imprensa teria atingido seu objetivo, mas o empresariado ficaria mal. A onda antipessimismo está vindo crescente no Brasil. Basta reparar.

    Tem o link?

  12. E por isto que eu acho, alias
    E por isto que eu acho, alias eu tenho certeza, que em 2010 Lula (ops, Dilma) vence Serra ja no primeiro turno. O sonho da oposicao vai ter de ser prorrogado pra 2014.

  13. Caso essa crise agônica do
    Caso essa crise agônica do capitalismo persista e se aprofunde e o Brasil continue, como tem sido até aqui, minimizando seus efeitos, a popularidade do Presidente Luís Inácio Lula da Silva continuará em alta.

    Caso contrário, a população saberá distinguir uma crise real e inescapável, diferente das “crises” fictícias que governos anteriores usaram como biombo para justificar sua inércia administrativa.

    No mais, resta a torcida do PQPM (Partido do Quanto Pior Melhor), característica das tolas vaidades vai ressentidas. E impopulares.

  14. “absurdos que esse govero
    “absurdos que esse govero cometeu nos ultimos meses diante da crise economica.

    -600mil desempregados.
    -10% de queda na produção.
    -Deficit na balança comercil
    -Queda no comercio exterior”

    ESSE GOVERNO? Foi ESSE GOVERNO que cometeu alguma coisa nos ultimos mezes?

    -600mil desempregados = culpa do banco central e da media
    -10% de queda na produção = 100% culpa do banco central
    -Deficit na balança comercil = banco central
    -Queda no comercio exterior = a crise eh no exterior e o Brasil nao parou de importar.

  15. Em outra matéria do Globo de
    Em outra matéria do Globo de minutos atrás, fala sobre as quedas do Serra e do Aécio e da subida da DIlma:

    “PESQUISA

    CNT/Sensus: Serra e Aécio mantêm liderança para 2010, mas perdem pontos, enquanto Dilma cresce

    Publicada em 03/02/2009 às 12h02m – Rodrigo Vizeu

    BRASÍLIA – Enquanto o presidente Lula bate novo recorde de popularidade, tanto o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), quanto o de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), sofreram queda nas intenções de voto para as eleições presidenciais de 2010, segundo pesquisa realizada no fim de janeiro pelo Instituto Sensus, sob encomenda da Confederação Nacional da Indústria (CNT). Por outro lado, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, preferida do presidente Lula para a sucessão pelo PT, teve crescimento no levantamento.

    No primeiro cenário, Serra, que tinha 46,5% em dezembro, manteve a liderança, mas caiu para 42,8%, enquanto Dilma subiu de 10,4% para 13,5%. A ex-senadora Heloísa Helena (PSOL) oscilou de 12,5% para 11,2%. Na hipótese em que Aécio Neves é o candidato do PSDB, o tucano vai de 25,3% para 23,3%. Heloísa Helena, que está em segundo lugar nesse cenário, foi de 19,1% para 18,2%. Já Dilma, em terceiro, subiu de 12,9% para 16,4%.

    (…)”

    http://oglobo.globo.com/pais/mat/2009/02/03/cnt-sensus-serra-aecio-mantem-lideranca-para-2010-mas-perdem-pontos-enquanto-dilma-cresce-754238869.asp

  16. Na pesquisa que o Noblat está
    Na pesquisa que o Noblat está divulgando no site, Dilma ja passou o Ciro Gomes. Vamos ver se Lula consegue contnuar com uma media de 60% de aprovação até 2010 e transferir estes votos.
    Voto Dilma Presidente.

  17. Gostei

    ele merece …é um
    Gostei

    ele merece …é um ícone …nosso paradigma …sem duvida o maior depois de Getúlio

    Merece este resultado …por tudo o que fizeram e tentaram contra ele …inclusive desde antes de Miriam Cordeiro, chegando até o MEDO

    …agora …INFELIZMENTE acho que isso não garante a transferência de popularidade entre seus pares de mesma corrente e pensamento

    uma pena

    por enquanto continuo temendo a falta de um sucessor que lhe esteja a altura …e com isso que ascenda algum que esteja mais próximo dos da ditadura …pertos do demo

  18. Já imaginou se o presidente
    Já imaginou se o presidente do Brasil fosse um estadista com essa popularidade?

    Que raiva que dá saber que isso só serve para acentuar ainda mais a pequenez desse governo.

    Popularidade ….hum…hum… o general médici (toc! toc! toc!) foi aplaudido no maracanã. Mas para o fla x flu (Lul*la x fhc)…

    A classe rentista (que se apropria de 160 bilhões de reais todos os anos) feliz da vida.

    Luiz Horácio, assino embaixo.

  19. Temos realmente muita coisa
    Temos realmente muita coisa para ser feita em nosso país, mas, em 500 anos, só agora as coisas começaram a andar e não me lembro do Pre-
    sidente Lula dizer que resolveria todos os problemas do país em 8 anos.
    Bem feito para os pessimistas(empresários), quem mandou acreditar nes-
    sa mídia golpista?

  20. George,
    Pro Noblat estar
    George,
    Pro Noblat estar divulgando um resultado desses, assim sem falar nenhuma gracinha, sem conseguir arrumar nenhuma razão rídicula para explicar, dá pra sentir o efeito Lula. Lula vai chegar em 2010 com 99% de aprovação, o resto é a elite paulista, mais o Gilmar Mendes, o DD, o José Serra e família. E só. A Dilma vai ser eleita no primeiro turno sim. E a essa altura não existirá mais nenhum jornal impresso pra nos causar o mal estar que vem causando. O povo não é burro!
    Abrçs.

  21. Tenho que admitir que o Lula
    Tenho que admitir que o Lula foi o menos pior que todos que por lá passaram, por isso ele tem meus eternos agradecimentos e respeito. Agora até dizer que ele foi um bom Presidente tem uma enorme distância. O povo (eu) estava muito carente a ponto de se contentar com migalhas. Veja por exemplo a quantidade de dinheiro dada aos bancos em comparação com o Bolsa Família.
    O Bolsa família levou apenas 10% do valor e uma coisa que o povo não sacou ainda, o dinheiro dado aos bancos acabam se multiplicando porque os banqueiros investe em papeis do próprio governo elevando ainda mais seus ganhos ao invés de disponibilizar credito as empresas e ao consumidores para aumentar as vendas e o dinheiro investido no Bolsa Família, METADE RETORNA PARA O GOVERNO. Sabe por que? Porque eu e você, NÓS pagamos praticamente 50% em impostos.
    E o povo fica agraciado com as migalhas e da-lhe popularidade, esse Lula é o Midas em pessoa.

  22. Contrariando os “intelectuais
    Contrariando os “intelectuais brasileiros”, o combustível da inteligencia não é a “cultura”, é o alimento (arroz, feijão, etc…). VIVA LULA!!!

  23. Charles Virgilhos:
    Se você
    Charles Virgilhos:
    Se você for ao menos um pouquinho observador, perceberá que FHC é extremamente, doentiamente, vaidoso. Foi por isso que eu disse que ele não dormiria essa noite… Ele nunca teve essa popularidade, mesmo com seus diplomas, livros escritos etc. Ele não tem traquejo com o povo e se acha muito superior. Entendeu? Não é nenhum concurso de popularidade. São fatos!
    Não é ridiculo, nem falta de argumentacão e dicernimento.
    Agora, me responda: Qual país é “civilizado”? Algum que indave outros, para lhes roubar petróleo e massacrar populações civis?
    Pelo que vejo, a popularidade do Presidente Lula vai tirar o sono de muita gente…

  24. Gostaria que refletissem
    Gostaria que refletissem muito sobre os argumentos imprudentes que colocam. Espero que seja apenas briga de torcidas, mas que não acreditem mesmo neles. Como dizer que inteligência e cultura é função de arroz e feijão, e não de estudo, de leitura, de esforço, de dedicação, de sinceridade e honestidade intelectual, buscada ao longo da vida. Esse estilo tem um modelo. Qual é ele? Há outras afirmações que precisariam ser examinadas pela razão E pelo coração.

    Consultem os jornais. Toda aquela dramática ofensiva de Israel contra o Hamas, destruindo a palestina e matando civis e crianças, gerando revolta no mundo todo, até dos aliados de Israel, matou menos gente, no mesmo período, que as estradas brasileiras! Façam a conta.

    O número de mortes nos bairros da periferia e em outras formas de conflito social, ultrapassam os da guerra em várias oportunidades!

    A questão da autoridade, da cultura de segurança, do respeito ao cidadão, sobretudo pelas próprias autoridades, as regras de convivência, o respieito ao jogo democrático, tudo isso faz parte do trabalho político, e no Brasil não está apenas ausente. Está sendo ignorado e atropelado sem qualquer cuidado ou escrúpulo. Se alguém pensa que isso faz bem, de qualquer forma, não faz! O refluxo é terrível para todos, e ele vem.

    Os termos de negociação de valores em geral no país, a divisão de riquezas segundo formas mais justas e sistemáticas, a forma com que se joga e se pressiona no Brasil, tudo isso deve ser constantemente construído e regulado pela política. E o que fazem atualmente no Brasil?

    Antes de medir popularidade, ou simultâneo a ela, o cidadão tem de medir também a responsabilidade de todos.

  25. Sr. Nassif, O crescimento da
    Sr. Nassif, O crescimento da popularidade tanto do Governo quanto do Presidente Lula, aqui falo como leigo, apenas como mero eleitor, se dá principalmente, por aquilo em que nossa imprensa mais critica, o otimismo do Presidente, quando chama de marolinha, pergunta “Que Crise?”. Não é só uma questão de discurso, pois salta aos olhos que efetivamente ele acredita que para o nosso País essa crise é insignificante, que nós somos maiores e ao invés de ficar num canto chorando as desgraças e lambendo as feridas parte para a ação, convoca reunião de Ministério, toma providências para minorar as dificuldades e por aí a fora, ou seja vemos e temos ação e seus efeitos. Enquanto isso a imprensa só chora miséria, dificuldades, estamos todos perdidos e segue o andor. Ora, o que é preferível, num momento de dificuldades, contarmos com alguém que ciente delas se move a enfrentá-las, convoca todos a encontrar soluções, estimula a luta por um futuro melhor, ou quem fica num canto lambendo as suas feridas e com carpideiras ao seu lado a se lamentar? Eu acho que fica claro de que lado preferimos estar.

  26. Como já disse um espirituoso
    Como já disse um espirituoso comentarista deste blog em outra oportunidade, Lula é como maxixe que quanto mais se pisa, mais ele germina, brota. Quanto mais se bate no cabra, maior sua popularidade ….

  27. “Se Lula pudesse ser
    “Se Lula pudesse ser comparado com outro Lula, aí sim, teríamos um referencial válido.”

    Que tal comparar o 1º mandato de Lula com o 2º? Isso é comparar Lula com Lula, certo?

    Se quiser comparar com os outros governos, aqui vão as MELHORES avaliações de cada governo eleito após a ditadura (não entra o Sarney) :

    – Collor (90-92): 36% (18 e 19 junho 1990)
    – Itamar (92-94): 41% (12 a 14 nov 1994)
    – FHC (95-98): 47% (13 dez 1996)
    – FHC (99-02): 31% (4 e 5 julho 2002)
    – Lula (02-06): 53% (21e 22 ago 2006)
    – Lula (07-10): 72,5% (26 a 30 jan 2009)

  28. Alias, existem algumas
    Alias, existem algumas curiosidades astrologicas entre a provavel vitoria de Dilma sobre Serra e a vitoria de Collor sobre Lula. E existem tambem componentes astrologicos interessantes explicando o porque de Lula ter vencido Serra e Alckmin e perdido pra FHC.

    A proposito, o candidato do PSDB sera o Serra, sem duvida. Isto todas as minhas previsoes indicam.
    E, ainda segundo minhas previsoes, a Dilma vence no primeiro turno, mas nao faz o sucessor em 2014.
    Segundo os meus calculos, ela vai “triturar” o Serra nos debates.

    Uma pergunta que estes institutos nao fazem (ou nao divulgam) e a seguinte: se vc considera o governo Lula bom ou otimo, votaria no candidato apoiado por ele?

  29. Assim não dá!
    A mídia
    Assim não dá!
    A mídia golpista faz um esforço sobre-humano para aterrorizar a população com a crise.
    Jornalões, Vejões e redes Goebbels deram o máximo de si para pintar a crise com as cores do Armagedon e, assim, coroar Serra imperador do Brasil.
    E esse povo mal agradecido responde aumentando a confiança no governo.
    Assim não dá!

  30. Finalmente parece que estamos
    Finalmente parece que estamos aproximando de uma democracia! O cidadão não se deixa levar pelos noticiários da imensa imprensa (escrita, falada, televisica) marrom! E Dilma de marolinha vai virar um Tisunami prá cima dos tucanos!

  31. E os candidatos do PSDB
    E os candidatos do PSDB caíram em todas as simulações para 2010.

    Dilma vem aí… vai atropelar os tucanos como um trator.

  32. julio gomes (03/02/2009 –
    julio gomes (03/02/2009 – 13:15), pelo jeito é isso mesmo. Qual é a proposta de país, então? Fazer como Mao, que botou os intelectuais para trabalhar plantando arroz? Seria uma solução muito ao gosto de alguns dentro do PT. Ou então, quem sabe, deixar o povo para sempre recebendo um pratinho de comida de graça, em nome da popularidade do presidente, e nada de estudo, que é muito mais caro e não dá voto? Essa seria aplaudida por dezenas de “grandes líderes” do século XX, à direita e à esquerda (sempre extremas).

    Que tal uma proposta diferente? Agora que, pelo jeito, o povo está sem fome (temos até mais obesos que desnutridos), que tal se levar a educação a sério pela primeira vez na história? O presidente que fizer isso vai ter o meu apoio e, com isso, pode chegar aos 100%. Mas um presidente que se orgulha de não ser escolarizado (e que ainda por cima mente a respeito disso! — aliás, quantos %% da aprovação dele não vêm exclusivamente dessa ‘inguinorança assumida’?) não é uma boa recomendação.

  33. Prezado Nassif, você que tem
    Prezado Nassif, você que tem se notabilizado como jornalista especialista em economia e política, diga-me, por favor, qual é o significado desse percentual expressivo de aprovação popular do presidente Lula. Isso quer dizer que tudo está bem , em céu de brigadeiro, em seu lugar, graças a Deus, como disse Benito de Paula ? Ou quer dizer que a população está sinalizando para Lula com uma espécie de cheque em branco, visando encorajá-lo, para que ele faça o que dever ser feito para que as coisas fiquem de fato bem ?

  34. Pois é, a notícia esta no
    Pois é, a notícia esta no Globo.com, porém a subida de Dilma na pesquisa para sucessão de Lula está colocada de forma estranha (como sempre). Na chamada Serra e Aécio lideram e ministra cresce. Pergunta: como assim ministra? O nome dela é Ministra Roussef por acaso? Fazem de tudo para esconde-la dos eleitores, até quando vão insistir nisso?

  35. Ciúme, dor de cotovelo, assim
    Ciúme, dor de cotovelo, assim como eu acho que FHC até ri quando lê essas bobagens.
    Ta tudo muinto bom, ta tudo muinto bem, agora…….. dizer que em 500 anos só agora as coisas começaram a andar é simplesmente ridículo.
    Já imaginaram??
    Não, não da pra imaginar.
    As vezes os eleitores de Lula da uma preguiça………

  36. Nassif,

    Pobre do país onde
    Nassif,

    Pobre do país onde bastam algumas medidas na direção correta para o presidente chegar a mais de 80% de aprovação.

    Que o governo Lula tomou medidas apropriadas, como o bolsa-família, não resta dúvida; que essas medidas tiveram um impacto positivo sobre uma grande proporção da população também é verdade; mas não deixa de ser triste ver como as pessoas se contentam com tão pouco para jogar a popularidade do presidente nas alturas; sem contar a falta de discernimento que as impede de perceber e criticar as deficiências do governo, a falta de pulso de Lula quando depara-se com um problema, a ausência de projeto de longo prazo para este país.

    A consequência desses índices de popularidade será uma acomodação ainda maior, o não-enfrentamento dos problemas estruturais do Brasil, a persistência no modelo de crescimento/desenvolvimento atual, como se ele fosse a última maravilha do mundo e não um modelo que perpetua as desigualdades existentes.

    Afinal, em time que vence não se mexe…

    Quanto a fazer dessa pequisa um fla x flu entre Lula e FHC, é de uma miopia sem tamanho.

    Luiz Horácio, perfeita sua análise.

  37. Eu não agüento mais esses
    Eu não agüento mais esses jornais debilóide-lulo-petistas. A gente se esforça para só dar manchete boa para o nosso querido governador José Serra, mas esses comunistinhas infiltrados na Folha, Estadão, Globo, Veja, vivem querendo botar água no chopp e vento no pastel. Assim não pode, assim não dá….

    Folha de S. Paulo 3/2/2009 (Editorial)
    VIOLÊNCIA EM BAIXA
    Nesse contexto, a política pública soube responder bem à crescente demanda popular por segurança pública.
    A conquista obtida ao longo de nove anos é notável

    Folha de S. Paulo 3/2/2009 (cotidiano)
    BARRICADA TINHA ATÉ KOMBI EM CHAMAS
    Para a SSP, ação foi planejada; PM tem duas hipóteses para o protesto: represália pela morte de morador ou ordem de traficantes da região

    Portal UOL 3/2/2009
    AVALIAÇÃO DO GOVERNO FEDERAL E DO PRESIDENTE LULA BATE NOVO RECORDE, DIZ CNT/SENSUS

    ESTADÃO ONLINE 3/2/2009
    Dilma sobe, Serra cai

    Folha de S. Paulo 3/2/2009
    COMERCIAL DA SABESP EM REDE NACIONAL VIRA ALVO DO TRE-RJ
    Eventual uso da máquina em benefício de possível candidatura de Serra será analisado

    Folha de S. Paulo 3/2/2009 (Mônica Bergamo)
    PLANÍCIE
    Fernando Henrique Cardoso almoçou sozinho no domingo, numa pequena mesa de dois lugares, na padaria Aracajú, em Higienópolis. No cardápio, arroz e macarrão

  38. Como sempre, alguns aqui
    Como sempre, alguns aqui (felizmente uma minoria) parecem tristes ou até indignados com a estonteante popularidade do Presidente Lula. Só que Lula fez e faz por merecê-la. Que gente baixo-astral, birrenta, chata! Ou será que são tucanos com dor-de-cotovelo? O pior é que ainda tem alguns que querem se passar por neutros. Sou lulista mesmo e sou lulista exatamente porque considero que Lula é o melhor presidente que este país já teve, ao lado de Getúlio Vargas.

  39. Esse Charles Virgilhos das
    Esse Charles Virgilhos das 12:03h , deve ser parente do Arthur Virgílio, leitor, se é que é leitura, da Veja, Globo Fôia, Estadão, Istoé, deve assistir a Globo, CBN, Band, e outras aberrações mais, propagandistas da crise, enquanto Lula traz otimismo e perseverança à Nação. Então, é didícil ele entender às coisas.Esqueça o PIG, venha para a luta, para a realidade, torne-se campeão, em vez de ficar se lamentando e alardeando miséria. “Quem planta vento, colhe tempestade”

  40. A regra é simples:
    A regra é simples:

    Quanto mais sobe a popularidade de Lula,mais ignorantes temos no país.

    E não me refiro a ignorância ideológica,muito menos intelectual.Me refiro a ignorância que a fome produz.Ela é geométrica.

    Por um bolsa cala boca,o Brasil se vende.E enquanto o brasilleiro é comprado por um prato de comida,estamos sacramentando o NENHUM caso que Lula e todo o governo dá importância a cultura.Quanto mais necessitados e incultos, com um feijãozinho pra eles, Lula compra todos.

    Por que não fazem uma pesquisa de quanto Lula melhorou a educação? Das estradas brasileiras? do emprego( prometeu 10 milhões)? da segurança? das alianças?não é mais possível aceitar Fasrcs,MST,oNGS FAJUTAS patrocinadas pelo governo,asilo pra assassinos e condenados a prisão perpétua.E não dar asilo aos cubanos,numa enrolação sem nexo algum.

    E por que tbm não se faz uma pesquisa sobre a reforma política,reforma fiscal reforma agrária,, e porque não dizer reforma no seu própio partido( que está repleto de pilantras como TODOS os demais)?

    Por mais aprovação que Lula possa ter, o único beneficiário é o própio.Porque o PT foi destruido.E Lula não se preocupou em recupera-lo.

    Essa aprovação de lula revela de forma inconteste que a necessidade está acima da razão.E como pensar em razão, com fome e sem educação? E quem deveria dar educação e emprego?

    Não se mata a fome apenas com comida,srLULA. E necessário que o povo tenha dignidade,auto estima, moral consigo mesmo.

    E não será com esmolas,sr Lula, que conseguirá.

    E pra arrematar:

    ”Só se vê bem com o coração.O essencial é invisílvel aos olhos.”

    Lula: O sr NÃO precisa de um oftalmologista.

  41. Precisamos fazer uma análise
    Precisamos fazer uma análise fria sobre essa popularidde do Lula. Se olharmos os gráficos veremos que ele cresceu em todos os estados, níveis sociais, econômicos e de escolaridade. Ou seja, o argumento de que a popularidade é grande por causa do bolsa-família e dos nordestinos não se sustenta. Acredito que o sucesso de Lula tem a ver com sua enorme capacidade de comunicação, de transmissão de uma imagem de um presidente que trabalha e que se preocupa com os problemas do Brasil e de seu povo. E sua mensagem no sentido de que o povo precisa comprar para manter a indústria e o comércio ativo, e por consequência o nível de emprego, colou. Tanto que os empresários devem surfar nessa onde porque é bom para seus negócios. Daí que o esforço da mídia corporativa para desestabilizar o governo e a imagem do presidente não funciona.

  42. A popularidade de Lula não
    A popularidade de Lula não faz a menor diferença. Isso não é prodígio nenhum. Qualquer presidente que colocasse em primeiro plano a sua popularidade conseguiria altos índices. Da mesma forma que o marketing e a publicidade conseguem vender bugigangas as mais supérfluas, transformando-as em coqueluche dos desejos do público. Outros governantes, apesar de tudo, sempre tiveram um certo pudor de agirem tão flagrantemente para conquistar a platéia. Lula é um palanqueiro profissional e o seu sucesso decorre disso, potencializado pelo caríssimo marketing profissional das agências de publicidade.

    O governo Lula ainda está por ser revelado.

  43. A respeito da pesquisa de
    A respeito da pesquisa de opinião para 2010 é bom que se diga que quando a resposta é espontânea os números são os seguintes:

    Lula 21,3%; José Serra 8,7%; Aécio Neves 3,9%; Dilma Rousseff 2,5%; Geraldo Alckmin 1,3%; Ciro Gomes 1,2%; Heloísa Helena 0,8%; Outros 2,1%; Branco/Nulo 4,6%; NS/NR 53,6%; Total 100%

    Daí, tira-se três informações importantes:

    Primeira: mais da metade dos entrevistados ainda não sabem ou não quiseram responder em quem votariam ou seja, está tudo aberto.

    Segunda: dos que responderam, o Lula tem 21,3% os demais somados (inclusive Dilma) tem 20,5%. Como o Lula não é candidato, resta saber para quem irão esses votos.

    Terceira: se a promessa de voto for fortemente partidária, teremos: Lula/Dilma: 23,8%; Serra/Aécio/Alckmin: 13,9; Demais: 4,1%.

    Conclusões: cada um tire as suas.

  44. tem 6 anos que o pessoal
    tem 6 anos que o pessoal falaque o governo Lula ainda vai afundar, ainda vai afundar… que é ruim… que é péssimo… que bom mesmo era o do F(MI)HC…

    nossa… é muita gente agourando…

  45. O que importa mesmo é saber
    O que importa mesmo é saber qual é a correlação entre popularidade e entre um bom governo de verdade.

    Até o Fhc teve alta popularididad, e não significava absolutamente nada, demonstrava apenas quão pouco exigente é o nosso povo.

    As mazelas estão quase todas aí.

    Quanto de parcela de responsabilidade terá o governo pela diminuição dos problemas do país..?

    Eu leio este blog todos os dias e ainda não mudei de opinião.

    Por exemplo, agora vai ser a farra da copa do mundo, e até agora, ninguém do governo tomou posição para impedir o gasto público na construção de estádios.

  46. Jedeão ,

    Fui ver o gráfico
    Jedeão ,

    Fui ver o gráfico do Globo mencionado (13:42). Além de inverter a ordem, colocando janeiro antes de dezembro, ainda fizeram as barras de ótimo/bom e regular rigorosamente da mesma altura. Já as barras do ruim/péssimo mostram a diferença entre as 2 pesquisas. Só que, como a pesquisa anterior ficou à direita da atual, a impressão que dá é que houve um aumento, quando na realidade houve uma redução de 1,4% nesse quesito. Por sinal, o mesmo percentual de aumento do quesito ótimo/bom.

    Não adianta, o uso do cachimbo entortou-lhes tanto a boca que não conseguem ser honestos nem nas coisas mais elementares.

    Logo vão estar falando como aquele blogueiro do esgoto, que diz que Israel não mata crianças palestinas, são os palestinos que as colocam na frente dos mísseis para que morram. E escolhem as meninas, pois além de serem “carne barata” (palavras do escr esgoto) causam mais impacto visual nas belas fotos das revistas comunistas (Time, Newsweek, Der Spiegel).

    http://oglobo.globo.com/pais/mat/2009/02/03/aprovacao-lula-bate-novo-recorde-chega-84-diz-cnt-sensus-754238737.asp

  47. Aumento real de 6% no Salario
    Aumento real de 6% no Salario Minimo enquanto a grande midia diz que tem que cortar direitos.

    Em plena crise, enquanto a grande midia manda cortar gastos Lula aumenta os gastos com o bolsa familia e aumenta a base atendida.

    A Midia não pauta Lula.

    Lula é isto.

    Taí o motivo.

    O Povo não é trouxa.

    Não é mais.

  48. Nicolas, a pesquisa, de
    Nicolas, a pesquisa, de respostas fechadas, apenas perguntou ao cidadão, por exemplo: 1) Como o sr. avalia o governo do presidente Lula: positivo, regular ou negativo? 2) Como o senhor avalia o desempenho do presidente Lula: positivo, regular ou negativo? E mais em quem ele votaria hoje para presidente, em escolha espontânea e fechada numa lista. Ninguém pediu ao cidadão entrevistado que expusesse suas críticas ao governo Lula e as justificasse. Difícil fazer isso com um questionário fechado e mais de 2 mil entrevistados no meio da rua, não lhe parece?

  49. Olha como a crise aqui (PE)
    Olha como a crise aqui (PE) esta Brava? (JC, 03 de Janeiro de 2009)

    Grande procura reduz estoque de veículos
    Publicado em 03.02.2009

    Consumidores estão esperando até 50 dias para receberem carro zero-quilômetro. Modelos com motorização 1.0 são os que mais demoram. Impacto com a redução de IPI surpreendeu revendas

    Viviane Barros Lima

    [email protected]

    Os consumidores que querem comprar um veículo novo, sobretudo os com motorização 1.0, terão que esperar quase dois meses para receber o bem. Como a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os carros só vale até o final do próximo mês, a demanda aumentou porque os clientes querem aproveitar os descontos dados pelas concessionárias. Em abril, os preços vão ficar cerca de 7% superiores aos atuais. Isso significa que os carros populares terão os valores acrescidos em R$ 2 mil, em média.

    Outro fator que terminou contribuindo para a falta de itens para a entrega imediata é que as concessionárias não esperavam um volume tão grande de vendas como ocorreu no mês passado. “Os clientes estão vendo que têm pouco tempo para aproveitar o IPI reduzido. Ninguém esperava tanta demanda. Todo mundo tinha uma expectativa menor”, explica o diretor das lojas da Via Sul, revendedora dos carros da Fiat, Paulo Figueiredo. Segundo ele, se a produção das montadoras tivesse sido maior, as vendas seriam ainda mais significativas. “Nas nossas duas lojas, uma em Piedade e a outra no Arruda, vendemos 500 carros novos em janeiro. Em dezembro de 2008, foram apenas 350. Geralmente, ocorre o contrário. As vendas de janeiro nunca foram maiores do que as do mês anterior”, completa.

    Na AutoNunes, revendedora da Chevrolet, 480 carros foram comercializados no mês passado, quando o normal são 350 unidades. Os clientes estão tendo que esperar cerca de 30 dias para receber os carros populares comprados como o Celta e o Corsa. A demora deve continuar este mês. “Fevereiro tem poucos dias úteis por causa do Carnaval. A produção vai ser pequena”, prevê o diretor da AutoNunes, Humberto Nunes.

    Gilvana Elias, gerente de vendas da Italiana, outra revendedora da Fiat, está pedindo à equipe de vendas para não se comprometer com os clientes com uma data certa de entrega do carro. Segundo ela, o veículo pode chegar em uma semana ou até 50 dias.

    “Somente quando recebemos os carros é que entramos em contato com os clientes que manifestaram a intenção para fechar negócio”, diz Elias. Os carros que mais atrasam são os populares, por causa da grande procura, como o Palio Fire e o Uno Mille. “Quando a crise estourou, diminuímos os pedidos porque não sabíamos o que iria acontecer com o mercado. Ninguém imaginava que o governo federal fosse reduzir o IPI e as vendas voltariam aos patamares de setembro do ano passado”, afirma.

  50. O atual governo errou em
    O atual governo errou em muitas coisas, acertou em algumas. Popularidade? Sim, o presidente Lula é muito popular, o que não quer dizer que seja bom. O ex-presidente Médici também tinha popularidade. Quem ganha bolsa-família deve estar achando o governo maravilhoso e Lula, um santo. Ponhamos os pés no chão: o governo é descoordenado e Lula, uma vergonha que temos de suportar.

  51. Saiu no Wall Street Journal
    Saiu no Wall Street Journal Online de ontem:

    FEBRUARY 2, 2009, 10:33 P.M. ET

    Porque arriscar-se no exterior ainda faz sentido para investidores de fundo

    Algumas pessoas têm retirado dólares de fundos de ações estrangeiros, conforme os seus desempenhos têm fracassado. Mas pensar globalmente ainda é uma forma inteligente

    (…)

    Mercados Emergentes

    Embora muitos dos riscos permanecem nos mercados emergentes, muitos profissionais de investimento dizem que a venda nesses mercados têm sido exageradas.

    Hallett Simon, gerente-líder de portfólio da Harding Loevner International Equity Fund, recuou dos mercados emergentes em 2006, porque ele pensou que estavam ficando caros. Mas agora ele está re-estabelecendo posições nestes mercados, (…), diz ele. Embora ele atualmente tenha uma ponderação neutra em mercados emergentes, ele espera ter um substancial retorno até ao final deste ano. Um país atraente é o Brasil, que tem uma economia bem gerida e está investindo em infra-estrutura e educação, diz o Sr. Hallett.

    (…)

    “FEBRUARY 2, 2009, 10:33 P.M. ET

    Why Venturing Abroad Still Makes Sense for Fund Investors
    Some people have pulled dollars from foreign-stock funds as their performance has tanked. But thinking global is still a smart way to go.

    (…)

    Emerging Markets

    While plenty of risks remain in emerging markets, many investment professionals say the selling in these stocks has been overdone.

    Simon Hallett, lead portfolio manager of the Harding Loevner International Equity fund, backed away from emerging markets in 2006 because he thought they were getting pricey. But now he’s re-establishing positions in these markets, as “people have thrown the baby out with the bath water,” he says. Though he currently has a neutral weighting in emerging markets, he expects to have a substantial overweighting by the end of this year. One appealing country is Brazil, which has a well-managed economy and is investing in infrastructure and education, Mr. Hallett says.”

    http://online.wsj.com/article/SB123308918983621063.html

  52. O coitado do Lula apanha mais
    O coitado do Lula apanha mais que cachorro louco do PIG e vem um deles (Luiz das 16:57h) falar em marketing e publicidade a favor de Lula. Quanta gente lunática

  53. Nunca votei nem votarei em
    Nunca votei nem votarei em Lula, mas não sou cego nem idiota
    para, se consultado, afirmar que é mau presidente e que seu
    governo não está sendo positivo.
    É assim que vejo esses 84% de aprovação.
    Tendo dito que o exito desse governo embute um elogio
    consagrador a FHC. Não vamos esquecer que Lula e o
    Pt votaram contra todos os projetos que hoje permitem
    que ele colha os resultados que lhe emprestam tanto
    reconhecimento.
    O brasileiro precisa ser menos imediatista. Cito o exemplo
    do ministro Palocci, que ao ensejo de prestação de contas,
    reconheceu que, se chegamos a esse bom momento, muito
    devemos aos governos que antecederam o atual, inclusive
    o de Fernando Collor.
    Se as pessoas usassem de mais bom senso e menos
    paixão “clubística”, o ambiente seria menos tumultuado.

  54. Dizer que a aprovação do Lula
    Dizer que a aprovação do Lula e de seu governo se deve basicamnte ao Bolsa-Família é de uma ignorância e falta de visão do país, extraordinárias.

    Essa aprovação é pelo conjunto da obra, em todos os níveis, em todas as regiões.

  55. Essa popularidade de Lula não
    Essa popularidade de Lula não é obtida pelo esforço marqueteiro só dele. Estamos todos focados no Lula e nos esquecemos de observar o trabalho de base que toda a força aliada está fazendo. São todos palanqueiros. Estão fazendo uso da máquina pública para fazer campanha. Sigam os discursos dos outros membros do governo e dos partidos “amigos” e verão que a campanha de popularidade está a todo vapor. Sigam os passos do Luís Dulci, por exemplo. O objetivo é 2010 e, a popularidade de Lula, sua pedra angular. Porque em termo de governo não há nada de substancial. Verifiquem os palanques daqueles que estão por detrás do Lula, os discursos populistas inflamados. Estão fazendo um trabalho sistemático de base e com a antecipação que só quem está na máquina pública pode fazer. É uma fraude eleitoral. Um golpe sujo na democracia. Falta de ética. Imoralidade. E nada disso enrubesce as faces dos sectários. Confiram o que digo, pois daqui para adiante haverá muitos anúncios de projetos de grande apelo popular, que na verdade seriam para um pouco mais adiante, mas a crise provoca sua antecipação. Nada contra bons projetos, mas cronometrar os gastos para coincidirem com o tempo certo de coleta de dividendos eleitoreiros é muito sórdido.

  56. O que me chamou a atenção foi
    O que me chamou a atenção foi terem feito a pesquisa um mês depois da outra.
    Estavam esperando efeito da crise e o tiro saiu pela culatra.

  57. É Luiz, você tem razão, é uma
    É Luiz, você tem razão, é uma imoralidade Lula colocar em prática ALGUMAS ações de governo que beneficiem o povão .
    O certo seria ele seguir o conselho dos “especialistas” do PIG, reformando a previdência tirando direitos dos trabalhadores, diminuir o “gasto” (segundo o PIG) acabando com o bolsa família e etc.. e fazer caixa, aguardando a posse do José Serra .

    Saudações piguianas,

  58. Pena que não saiba fazer
    Pena que não saiba fazer desta popularidade uma arma em defesa do povo.

    Ou seja, incomodar os ricos e poderosos que é bom…nada.

  59. “”Essa aprovação é pelo
    “”Essa aprovação é pelo conjunto da obra, em todos os níveis, em todas as regiões.””

    DANILO:

    Sou todo ouvidos, ‘pro conjunto da obra”’

    Com vontade política( leia-se LULA) tudo o que falta pro Brasil poderia ser aprovado. Já relatei acima as reformas necessárias.

    lula é um engodo.É um marqueteiro de si mesmo.

    Mas não me venha com comparações.Porque os outros são piores .

    Ou seja, a nivelação por baixo.

    Tristeza,né?

    quando teremos a nivelação em alto nível?

    E Sarney saindo das catucumbas com a OMISSÃO de Lula, se torna presidente do senado.E Renan vem na rebarba.

    Existe maior aberração do que essa?

    Se um presidente precisar se calar( aPOIO do PMDB) e não lutar por um candidato do seu partido( TIÃO) , o que nos resta?

    Aliás, diga-se de passagem, quem tem 84 por cento de apoio popular precisa de Sraney? Ou do PMDB?

    Precisa?

    Então, seria justo que Lula dividissse sua popularidade com eles.Não acha, não?

  60. Lula, pelo amor de Deus, faça
    Lula, pelo amor de Deus, faça esse congresso trabalhar e aprovar uma reforma tributária que equilibre os impostos. Desonere os bens de consumo e compense com impostos diretos ( tipo IR). Rápido!

    Se criarmos um mercado de massa, ele irá consumir os estoques escedentes e promover crescimento econômico por mais de uma década.

  61. Este link é endereçado ao
    Este link é endereçado ao Luiz das 17:45 e todos aqueles que gostam de encher a boca e falar do FHC e dizer: que o Lula continuou o que o FHC começou, então vejam e me expliquem porque eu não entendo ainda o que tem de ligação entre o Farol e Lula.
    Aqui vai o link: http://www.estadao.com.br/interatividade/Multimidia/ShowEspeciais!destaque.action?destaque.idEspeciais=610
    depois clique em evolução.

  62. Me parece que esses senhores
    Me parece que esses senhores Luiz, Caetano, Lui z Freire se negam a enxergar os números que mostram o crescimento da economia brasileira e demonstram inúmeros dados positivos. Devem ser daqueles que diante dos números e taxas de crescimento dizem “são apenas números”.
    Essas pessoas poderiam se dar ao trabalho de comparar os dados econômicos do Brasil no 8º ano do Governo FHC (8º eu disse) com os dados de 2008. E quando eles atribuem a aprovação de mais de 80 % ao Presidente Lula à concessão do Bolsa Família, principalmente, eles deveriam raciocinar que a Bolsa Família não é concedida à 80 % dos brasileiros. Sei que essa é uma análise simples, mas parece que nem isso eles querem entender. Eles deveriam ouvir menos a CBN e a Globo e procurar diversificar suas fontes de informação.

  63. Chico Pedro:

    Vc
    Chico Pedro:

    Vc escreveu isso?

    Aqui?

    No terreiro petista?

    Vem comigo.

    Corra pro abrigo.

    Contrariar o snto Lula?

    Houve um tempo que eles colocavam no caldeirão.Depois degustavam.Num outro tempo, imolavavam e ofereciam aos deuses.

    Minha única dúvida é o que farão com vc:

    Será ensopado ou imolado?

    Se dirijam pra casa de apostas, sras e srs…

  64. Vera,
    Mais um motivo para não
    Vera,
    Mais um motivo para não tomar esse nível de aprovação como um cheque em branco ou achar que por conta disso o Lula está acima do bem e do mal.

    Também avalio o desempenho do governo e do presidente como bom, sobretudo comparando com seus antecessores; mas não posso deixar de ficar frustrado com as oportunidades que esse governo teve mas não soube aproveitar, seja por comodismo, receio de enfrentar interesses arraigados ou mera incompetência.

  65. As pequisas apontam aquilo
    As pequisas apontam aquilo que qualquer pessoa que sai as ruas sabe bem: Lula tem mais acertos do que erros. Apesar dos equívocos do governo, consduziu o Brasil como eficiência e justiça social do que o FHC.

    O povo compara Lula não com um estadista ideal, fictamente criado pela imaginação, mas com FHC. O povo não acha que Lula seja melhor que o “messias” esperado pelos imais gênuos; o objeto de cojeto é o ex-presidente FHC; se faz uma relaçao entre programas e resultados sociais.

    Um abraço, charles

  66. Popularidade medida em 2000
    Popularidade medida em 2000 pessoas para uma população de 190 milhões? Pode ser joia mas a popularidade de um governante precisa ser vista com cuidado. O Marechal Petain que manchou a historia francesa com a vergonhosa colaboração de Vichy, era popularissimo na França até pouco antes da invasão da Nordmandia, em junho de 1944, isso em plena ocupação alemã.
    Neville Chamberlain voltou de Munich, quando fez um péssimo e abjeto acordo com Hitler, entregando a Tchecoslovaquia à Alemanha, sob histéricos aplausos da população inglesa, desfilou em cortejo desde o aeroporto de Croydon, acenando com o papel do acordo na mão. “Temos paz em nossos tempos” dzia ele e a população repetia em coro. O unico com razão em 1938 era Churchill, que era extremamente impopular, tido como instavel e bebado. A popularidade de Chamberlain deu a ele suporte para a politica de apaziguamento que acabou com Hitler invadindo a Polonia em 1 de setembro de 39, dando inicio a Segunda Guerra Mundial. Os ditadores Mussolini e Hitler eram em certas fases extremamente populares, ovacionados pelo povo, Hitler foi popular até meados de 44, com a Alemanha sob intensos bombardeios. Peron foi popularissimo na Argentina, praticando a maiores barbaridades como governante. Getulio teve altos e baixos de popularidade, realizando a proeza de reverter uma onda negativa com a sua morte.
    A popularidade é um dado mas está longe de ser o unico e raramente é sancionado pela História. O pensador francês Gustave Le Bon tem uma obra magistral sobre o tema, A Psicologia das Multidões e lá muitos dos mistérios da popularidade são desvendados. Os franceses são bons no tema. Roger Schwarzemberg tem um classico, O Estado Espetaculo, mais moderno do que a abordagem de Le Bon.Sem entrar na critica técnica da pesquisa, vamos aceitar os numeros mas sem obas obas e sem ”é isso ai e fim de papo””, politica é bem mais complicada do que pesquisa da CNT, muitas vezes é uma montanha russa desgovernada,
    Certos processos demonstram sempre dar certo para um governo ganhar popularidade: a maioria delas caminham na direção de distribuir dinheiro aos pobres, os romanos já conheciam a técnica
    mesmo antes do Império.

  67. Noto que ainda há algumas
    Noto que ainda há algumas viuvas do FHC, aliás, o Dr. FHC, o poliglota FHC, o onipresente FHC, aquele que chamou os aposentados de vagabundos, aquele “sabitudo”.
    Assim é sempre bom relembrar o Luís Fernando Veríssimo:

    “(…) fomos sempre governados por homens letrados, muitos deles intelectuais de nome, que conseguiram construir o país mais desigual e injusto do mundo sem cometer um erro de concordância.” Luís Fernando Veríssimo Revista Caros Amigos – 1 de Fevereiro de 2008.

  68. Por falar em educação…

    “A
    Por falar em educação…

    “A última grande tacada social de Lula

    O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse ter recebido a autorização do presidente Lula para aprovar, no Congresso, a obrigatoriedade escolar dos 4 aos 17 anos –hoje vai dos 7 aos 14 anos. A mudança deveria ocorrer, segundo ele, num prazo de cinco anos. Pergunto ao ministro o óbvio –de onde vai sair o dinheiro? A explicação dele:
    1) está havendo uma mudança demográfica. A partir deste ano, começa a diminuir, em termos absolutos, o número de brasileiros entre 0 e 17 anos, facilitando a expansão da obrigatoriedade. Isso se deve ao fato de que as mulheres têm menos filhos;
    2) Lula já autorizou, segundo ele, o aumento de verbas ao Ministério da Educação em cerca de R$ 9 bilhões ao ano. Esse é o recurso anual que está bloqueado devido à DRU (Desvinculação de Receitas da União).
    Como haverá menos crianças e adolescentes, além de mais recursos, a medida seria viável. O medo dos governadores e prefeitos, afinal, (eles não estão nem de longe convencidos da viabilidade) é que Lula faça uma generosidade com dinheiro alheio –e, claro, com um considerável impacto eleitoral.
    O fato é que se a medida passar será provavelmente o último projeto de peso da gestão Lula, por significar que nenhuma criança com mais de quatro anos e nenhum adolescente poderá ficar fora da escola.

    Gilberto Dimenstein, 52, é membro do Conselho Editorial da Folha e criador da ONG Cidade Escola Aprendiz. Coordena o site de jornalismo comunitário da Folha. Escreve para a Folha Online às segundas-feiras.”

  69. Esse post incomodou deveras
    Esse post incomodou deveras certa pessoa. Três intervenções – ou seriam provoções – e nenhuma borduna. Deve estar se remoendo com o ostracismo. Até Pedro chamou de Chico para ver se dava ibope. Bicho, vou te dar uma chance, porque sou seu fã (você é capaz de dar azia em antiácido): Anarquista, você é um chato! Tenho dito!

  70. Eu concordo plenamente com o
    Eu concordo plenamente com o Charles Leonel Baklaarczyk (valeu, cara!). É aquela velha e manjada estória que sempre vimos decidir eleições estadunidenses, a pergunta fatal: “Você está melhor hoje que a não sei quantos anos atrás?”. Simples assim. E, se raciocinarmos – desconsiderando os oportunismos marketeiros -, é desse jeito mesmo que a coisa deve ser. Afinal, alguém tem outra fórmula mágica para medir?

  71. Eu apostaria meu pescoço que
    Eu apostaria meu pescoço que esta notícia estaria aqui, tão certo como sol vai se levantar amanhã. Por que será ?

    Mediante a tão feliz lua-de-mel , o que está esperando o sr. Lula para mandar para o Congresso a proposta do terceiro mandato? Já não tem credencial suficiente para isso ? Quem será louco de ir contra tão reluzente potestade ?

    Não gosto do governo do sr. Lula (faço parte da legião de aposentados que têm seus salários rapinados pelo seu projeto social cambeta), mas gosto menos dos oligarcas que controlam a mídia e vou me divertir muito ao ver o sr. Lula da Silva irritando-os por mais 4 anos

  72. LN

    Como já imaginava, o JN
    LN

    Como já imaginava, o JN acabou agora…se falou em crise, em crise e mais crise e nenhum A sobre a pesquisa….alguém pode me explicar porque tanta crueldade na omissão?

    JC

  73. André Araujo:

    Misturar Perón
    André Araujo:

    Misturar Perón con Petain e Hitler? Não faltou Stalin não?

    Fale para nós das “barbaridades”… Uma eu posso te contar: quando derubado pelo golpe militar em 1955, metade da renda nacional argentina era apropriado pelo trabalho, a outra pelo capital.

    Ojo con los pelos muchacho.

  74. A TV Globo se deu ao trabalho
    A TV Globo se deu ao trabalho de comentar essa pesquisa? Vi o Jornal Nacional em parte e nada vi sobre o assunto… Será que isso ocorreria caso a pesquisa fosse negativa ao presidente?

  75. Queiram ou não, o homem é
    Queiram ou não, o homem é carismático. Já mostrou que é um grande vencedor. Aparentemente é um eterno otimista e parece que a vida lhe ensinou a não ser rancoroso. Só um grande estrategista tem condição de administrar este país, no meio de tantas raposas políticas. Não se intimida diante das dificuldades com o idioma pátrio, pois as compensa com a facilidade de comunicação. Cometeu erros de avaliação de companheiros políticos e do partido que fundou, mas quem não erra? Faltam-lhe 23 meses para encerrar seu mandato e torço para que a crise internacional não o faça morrer na praia. Por oportuno: nunca votei no seu partido. Votei nele.

  76. José Robson:
    José Robson:

    Argumento dos petistas:

    Anarquista vc é um chato.

    Isso não é novidade.

    E qual é resposta dos argumentos do chato anarquista?

    NENHUMA.

    E….?

    A resposta pros meus argumentos é ”’chato”?

    Sem problemas.

    O que tem de ”’redondos” aqui ….

    Um chato não irá fazer diferença.

    Voltando ao assunto:

    E os argumentos pros chatos?( pros redondos não precisa,porque já estão achatados na sua ignorância, como vc)

    AGAIN: Argumente…( mas argumente despido do manto da imbecilidade.É possível?))

  77. A população em geral perece
    A população em geral perece estar vacinada contra o pessimismo imposto pela mídia, inclusive contra a manipulação barata de divulgar em manchetes fatos ocorridos no exterior sem a identificação do local.

    Como o Pres. Lula é um dos poucos que aparece sempre defendendo a saúde da economia brasileira, e o faz falando de modo que os mais simples possam entender, a população reconhece nele uma liderança a ser seguida.

    Enquanto isso, os pessimistas de plantão e os de profissão, passarão mais algum tempo tontos para entender o que está acontecendo. Já ouvi hoje duas vezes: Como é que pode?

  78. Meu caro Flicks : Peron
    Meu caro Flicks : Peron liquidou com a imensa acumulação de reservas cambiais que a Argentina conseguiu durante a Segunda Guerra e o imediato pós gueera, quando só a Argentina e o Canada tinha trigo para exportar e só a Argentina tinha carne de sobra. Peron caiu já com uma popularidade muito baixa, pelos desmandos, desperdicios, corrupção avassaladora. Recomendo a leitura de “El Viaje del Arco Iris”, de Frank Garbely, Editorial El Ateneo, livro recente que dá um quadro do peronismo esbanjador desses tempos. Mas há historiadores de primeira linha, nada conservadores, como Felix Luna, em “Breve Historia de Los Argentinos” e ” De Peron a Lanusse”. Luna pode ser considerado imparcial, talvez o melhor historiador da Argentina moderna. Não sobra nada do Governo Peron na sua avaliação. É um desastre completo, de tal magnitude, que até hoje o peronismo infecciona a Argentinam que antes de Peron era uma das melhores economias do mundo. Não se esqueça que Menem, Duhalde e Kirchner são herdeiros do peronismo, uma estrutura de poder que tornou a economia argentina ineficiente de alto a baixo, salva apenas pela riqueza inesgotavel dos pampas. Se quer uma visão mais centrada nos escombros do peronismo, sugiro a leitura de “”De Isabel a Videla – Los Pilegues del poder”, de Carlos Tubolo, Editorial Sudamericana. Verá que Peron legou de presente à Argentina sua mulher Isabel, ex-dançarina de cabaré no Panamá e que abriu caminho ao “”Proceso”” , o regime militar que decorreu da desestruturação do Estado legado por Peron e sua inacreditavel viuva.Quer mais? Que tal “Breve histoira contemporanea de la Argentina”, de Luis Alberto Romer, Fondo de Cultura Economica, do México, uma das melhores editoras do mundo. Tampouco sobra alguma coisa do Governo Peron. É uma ruina só, , administrativa, economica, politica e ao fim moral, quando Peron virou pedofilo no caso Nelly Rivas, a causa imediata de sua ruptura final com a sociedade argentina. Mas Peron é um personagem muito interessante, apesar de tudo e vale a pena conhece-lo de verdade, pelos bons historiadores.

  79. Sanzio, que tal Lula e Obama?
    Sanzio, que tal Lula e Obama? Sem demérito pra ninguém, mas pra medir as limitações relativas de um ou de outro. Não estou mais interessado em tudo que o Lula fez de bom no passado. Estou muito interessado no que o Lula pode fazer de bom para nós, para seu país, hoje, a partir de agora, e os dois têm dois anos de mandato que coincidem.

  80. Sr Anarquista

    Faço parte do
    Sr Anarquista

    Faço parte do clube Anarquista é um chato, pergunto:
    Qual a diferença entre um chato e um redondo?
    Como sou redonda dou minha opinião…redondo rola, muda de lugar enquanto que chato permanece achatado no solo até que alguém pise ou chute.
    Abraços de uma redonda.

  81. Olá

    Sugiro ouvir os
    Olá

    Sugiro ouvir os comentários da presidente mundial da Avon hoje, quando anunciou os resultados da empresa, falando aos acionistas, um deles pergunta especificamente sobre o Brasil: por que resultados tão positivos e quais suas perspectivas para o país:

    http://www.avoncompany.com/investor/eventscalendar/index.html

    http://webcastingplayer.corporate-ir.net/player/playerHOST.aspx?c=90402&EventId=2070772&StreamId=1249271&TIK={e80065a8-01bf-4a8c-bdcd-f1d77065e725}&RGS=3&IndexId=

  82. Profundamente lamentavel esta
    Profundamente lamentavel esta popularidade, prova cabal q.queremos facilidade e pouco trampar.
    Lula é o exemplo do fácil enganar e do fácil ganhar.
    Acorda, Brasil
    zamperetti fiori
    ex-árbitro de futebol
    Aliás, tds os militantes politicos e tds sindicalistas , são exploradores da maioria e os enganam usaando aos q. labutam dignamente

  83. Grande amigo Nassif, em
    Grande amigo Nassif, em relação a essa pesquisa, Sensua, com vistas à presidência da república, gostaria de dizer-lhes o seguinte: Dilma não, Serra não, Aécio não e Heloisa também não. Até porque, agora, em 2010, depois do fenômeno Lula, temos que fazer o Brasil dar O PULO DO LEÃO.

  84. Charles Virgilho. O que é
    Charles Virgilho. O que é isto? Emissário do PSDB/DEM? Antigamente eu mencionava o PPS, mas, com a retirada para posteridade de Jungman, “colaborador” de DD, o partido findou-se.

  85. eu achei que já tinha se
    eu achei que já tinha se chegado a conclusão que bolsa-familia não era esmola… ou resta dúvida ainda?

    também, até onde sei, a popularidade do presidente é alta em todos os níveis sociais… mesmo entre aqueles que não estão sujeitos ao bolsa-familia

    mas concordo plenamente que uma popularidade dessas e estando na beira do precipicio, tinha mais que se aproveitar e botar esse pais nos trilhos, tomar as rédeas, fazer as mudanças necessarias… afinal o que temos a perder e como perder já sabemos… falta ir pra o outro lado

    pelo menos já está havendo uma falta de paciencia generalizada com o desenpenho dessa equipe economica (e que custa tão caro)

  86. 03/02/2009 – 21:09

    Enviado
    03/02/2009 – 21:09

    Enviado por: João Carlos Siqueira

    LN

    Como já imaginava, o JN acabou agora…se falou em crise

    É SÉRIO,ELE ESCREVEU ISSO.

    Respondo pro nobre comentarista:

    O JN é da turma do PIG.

    Um dos últimos resistentes.

    Em suma:

    Todos que não acharem Lula um deuis, fazem parte do PIG.

    Em vista disso( até porque sou agnóstico)tbm sou um PIGUISTA.

    Ou é possível discordar de Lula sem ser do PIG?

    É impossível( a tropa de choque que é paga pra escrever pros jornais e blogs e os apetetados, não deixam)

    Não vou mudar o mundo.Mas tbm não quero morrer e deixar o legado pros meus filhos que fui um alienado.)

    LULA, no máximo, será lembrado pelo bolsa esmola.E pelo traquejo como conduz seu mandato.Só firulando….

    Me digam:

    Além do bolsa esmola, que sai do meu e do seu bolso, que se exime de dar educação e empregos, LULA será lembrado pelo que?

    Um tremendo 171 que eliminou um a um seus própios companheiros que o alçaram ao poder.E nem o bolsa esmola é criação dele.

    Como não tem capacidade pra oferecer NADA MAIS, entrou na corona do verdadeiro bolsa esmola e aumentou a propaganda.

    NaDA MAIS DO QUE ISSSO..

    Lula optou por melhorar( nem issso criou) o bolsa esmola.Mas como ele não sabe nada a respeito de educação, não achou importante aumenta-la.

    O dia que( não sei quando) um governante for capaz de dar bolsa educação e bolsa emprego, o governo LUla passará pra história como o maior mistificador de todos os tempos.

    Guardem este comentário pra posteridade.

    ps: No momento não vislumbro NINGUÉM com esse perfil.Estamos ”maus”

  87. Luiz Horacio,

    Comparar Lula
    Luiz Horacio,

    Comparar Lula com Obama? Tudo bem, mas não vai ser nest post aqui. Teremos que aguardar 2 anos, pelo menos, ou 8 anos para poder ser mais precisa a comparação.
    Além disso, são dois países totalmente distintos, níveis de desenvolvimento muito díspares, questões sociais absurdamente desiguais.
    Por quê não comparar Lula com FHC? Afinal, como disse um leitor acima, é essa a comparação que o povo faz, e é por isso que lula tem 84% de aprovação.
    O povo não está nem aí para comparações com Obama, ou Vargas, Petain, Perón, Hitler, Mussolini, como quer o André Araujo.

    PS: eu vivo repetindo aqui, bastam 10 minutos de discussão – ou algumas dezenas de comentários – sobre qualquer assunto polêmico para que alguém logo saque Hitler da algibeira. Já está ficando maçante.

  88. Lula, vc é tudo de bom que
    Lula, vc é tudo de bom que esse país nunca teve.Veja o Sarney voltando, coroné do Maranhão, o PMDB ta com maracutáia senado e câmara dos deputados. pra ferrar teus projetos.Pior que não conseguem, eles que se derrubam kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  89. Creio que precisamos fazer
    Creio que precisamos fazer uma contas antes, pois 85% é muita coisa.

    Mas vamos lá, se pegarmos a população beneficiada com o Bolsa Família, 25% que recebem e mais uns 2% que vendem produtos para famílias que recebem o dinheiro do Progrma Bolsa Familia.

    Uns 30% que recebem salário mínimo, já são quase 60%.

    Além disso O Governo do Presidente Lula proporcionou a compra de carro e de computador para milhões de brasileiros, do carro nem precisa falar.

    Não sei como mas tem muita gente neste país que com um salário mínimo tem computadoir e conectado na internet,em vários estados do norte e nordeste.

    Assim como no programa Bolsa Família, nas vendas de carro e de computadores tem dois beneficiados diretos, quem compra e quem vende.
    O mesmo se pode dizer no caso dos novos empregos gerados até setembro de 2008………………
    O carro ainda se pode perder, pois a maioria é financiado, e os empregos também, aliás centenas de milhares de pessoas já perderam.
    Mas mesmo assim 85% é muita coisa.

  90. Ouvi no rádio, Band News, que
    Ouvi no rádio, Band News, que a popularidade do Presidente anda tão alta, que há pessoas dispostas a colaborar com sacrificios para minimizar a crise financeira, por exemplo, reduzir sua própria jornada de trabalho para diminuir a possibilidade de demissões em massa. Será?

  91. Acabo de assistir ao Jornal
    Acabo de assistir ao Jornal da Globo. Sequer citou a pesquisa. Quem escuta só o Wack toda noite pensa que o mundo acabou. Nos outros telejornais, poucos destacaram o segundo dado mais importante: Em todas as simulações Serra X Dilma, Serra caiu e Dilma subiu. Com Aécio não foi diferente.
    Estou decepcionado com o nível de algumas opiniões aqui, esperava argumentos mais racionais. O uso de argumentos comprovadamente estúpidos, como desacreditar a pesquisa, dizer que é resultado de bolsa-família, que estamos sofrendo como EUA e Europa, que Lula não é tão bom porque ainda temos muitos problemas de educação, distribuição de renda, segurança (como se Lula pudesse consertar em 8 anos o que levaram séculos para estragar) ou ainda, que Lula é responsável pela crise (quando é exatamente o contrário, no passado o Brasil quebrou com a quebra de economias periféricas, e agora continuamos crescendo, embora num ritmo menor, enquanto tantos outros andam pra trás), sinceramente… demonstra que até aqui ainda tem muita gente com dor de cotovelo…
    O maior antídoto para a ignorância é a informação! Leiam os números, os dados, os fatos. Lula está com essa avaliação extraordinária porque é o melhor presidente desde Getúlio e acerta muito mais do que erra e muito mais que seus antecessores recentes. E ponto.

  92. Noblat deu uma explicação bem
    Noblat deu uma explicação bem interessante.

    O Lula conseguiu passar a seguinte mensagem ao povo:

    “esta crise não é minha e estamos enfrentando ela de pé! Vamos vencer!”

    Claro. E alguns gênios da análise política ironizando a visão otimista dele.

  93. A quantidade de reacionários
    A quantidade de reacionários (e mal-humorados) que passa por aqui é impressionante… Não se pode nem brincar com o empolado FHC, que seus apóstolos ficam nervosinhos???

  94. Surpreendente é verificar a
    Surpreendente é verificar a popularidade de Lula num dos últimos baluartes do salazarismo, no interior de Portugal, onde o 25 de Abril não chegou. A admiração pelo presidente do brasileiro me foi transmitida pela voz de um idoso proprietário de hotel, com parentes vivendo aí no Brasil.
    Seus argumentos são pragmáticos, de alguém que assiste a cena brasileira sem envolvimentos nas paixões partidárias brasileiras. Ele vai ao ponto certo: o governo Lula não representa nenhuma ruptura com o capitalismo. Esta é também sua opinião sobre o governo de Angola, a economia que mais cresce relativamente no mundo. Diz ele que apesar de Lula ser um ex sindicalista e o governo de angolano ter origem comunista, ambos têm a mesma relação que a China adotou frente ao capitalismo. Isto é o que importa.
    A direita brasileira anda com opiniões e preconceitos mais velhos do que a Sé de Braga. É o que parece.

  95. Prá quem não tá gostando dos
    Prá quem não tá gostando dos resultados das últimas pesquisas e buscando explicações para as mesmas, melhor seria exercitar as argumentações e sair do círculo de amizades para ver como funciona o mundo real… Ou melhor, que tal restringir esse genero de pesquisa aos esclarecidos moradores do Jardim Paulista? Ou em proporção menos favorável à faixa de terra que vai do forte de Copacabana ao Recreio dos Bandeirantes?

  96. 03/02/2009 – 22:59 Enviado
    03/02/2009 – 22:59 Enviado por: anarquista

    Não tão Nobre comentarista “Anarquista”…Suas referências ao bolsa família lembra muito seus amigos PIGUISTAS mais próximos(Minardi e Reinaldo Azevedo).Lamento que desconheça a fundo o programa…Você parece ser, ainda não tenho certeza, o tipo de pessoa que se pudesse cadastrar a mãe,o pai e até mesmo aquele seu gatinho de estimação no programa do bolsa família cadastraria ou não?Pelo que tenho visto em seus comentários tenho quase certeza que sim.

    PS: Fala sério agora…uma esmolinha para quem fica o dia todo na frente do computador escrevendo o que escreve, não seira nada mal hein?

  97. “AGAIN: Argumente…( mas
    “AGAIN: Argumente…( mas argumente despido do manto da imbecilidade.É possível?))”

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Seria muita reza p’rá pouco santo ou muita vela p’rá pouco difunto!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador