Acordo entre TSE e plataformas sociais é mais brando do que nos EUA

Regras fechadas mostram que termos fechados deixam brechas para disseminação de fake news nas redes sociais

Redes sociais, Fake News, interações nas redes – Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fechou um acordo com as redes sociais e plataformas de trocas de mensagens para combater a desinformação, mas deixou brechas que podem ser aproveitadas para disseminar fake news, segundo estudo que analisou os textos.

Segundo o documento, produzido pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), os termos acertados no texto são mais brandos em relação às medidas tomadas nos Estados Unidos.

Embora tenha apresentado melhora em relação à disputa de 2018, os pesquisadores destacam que não existe prognóstico para sanção das plataformas caso o acordo com a Justiça Eleitoral não seja cumprido.

Além disso, nenhuma das plataformas mostrou algum avanço no que se refere à transparência, e tomaram medidas consideradas insuficientes para a contenção de desinformação.

Os pesquisadores apontam ainda a necessidade de ações entre as redes, ou a elaboração de memorandos específicos para as diferentes plataformas pelo TSE. As informações são do jornal O Estado de São Paulo.

Leia Também

Plataformas aproveitam radicalismo para lucrar, diz pesquisador

Casos de corrupção e crise de imagem antecedem as internações de Bolsonaro para cirurgias e tratamentos

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Reparem, a multidão precisa de alguém mias alto a lhe guiar” (Dominguinhos, Quem me levará sou eu). SEMPRE necessitará. Sempre! E sempre houve informações falsas. SEMPRE! O que é importante é que as pessoas busquem ficarem espertas porque o lobo sempre vem.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador