Pelo menos sete em cada dez brasileiros (73%) consideram a democracia a melhor forma de governo, segundo pesquisa elaborada pelo DataSenado. Os dados mostram melhora em relação a 2019, quando tal opinião era compartilhada por 58% dos brasileiros.
Para 11% um governo autoritário é melhor em algumas situações, enquanto que para 9% tanto faz ter um governo democrático ou autoritário. Outros 6% não sabiam ou não responderam.
Em comparação com edições anteriores da pesquisa, houve também uma redução do índice de insatisfação com a democracia. O levantamento revela que o número de pessoas muito satisfeitas em relação à democracia cresceu de 10%, no final de 2021, para 18%, em 2022.
Segundo a pesquisa, a explicação está na queda de 9 pontos percentuais daqueles que se declaram pouco satisfeitos e que agora representam 49% dos brasileiros. Já o grupo que não está nada satisfeito com a democracia no Brasil se manteve constante e corresponde a 28% da população.
Aumento da politização
A pesquisa, que será usada como material de referência pelos senadores, mostra que 55% dos brasileiros não se consideravam nem de esquerda, nem de direita ou de centro. Em 2022, esse índice caiu para 38%, já que mais brasileiros se posicionaram como sendo de esquerda (17%) ou de direita (31%).
De acordo com o DataSenado, o grupo que se posicionou à direita aumentou em 10 pontos percentuais enquanto que aquele que se identificou com a esquerda foi ampliado em 6 pontos percentuais. Já o grupo de pessoas que se consideram de centro (9%) manteve-se igual em 2021 e 2022.
O levantamento destaca que 58% dos brasileiros concordam com a afirmação de que “o resultado das urnas eletrônicas em eleições é confiável”, uma queda de oito pontos percentuais nesse nível de concordância e aumento no nível de discordância.
Quase a totalidade, 93%, dos brasileiros que se declaram à esquerda na política concordam com a afirmação, bem como 75% dos posicionados ao centro e 69% dos que não se identificam com nenhuma das posições políticas. Em contraste, 78% daqueles que se posicionam mais à direita não confiam nas urnas eletrônicas.
A pesquisa investigou ainda a percepção sobre notícias falsas relacionadas ao tema “política”. Praticamente nove entre dez brasileiros (89% dos entrevistados) acreditam ter recebido fake news pelas redes sociais.
Realizada de 8 a 26 de novembro de 2022, a pesquisa ouviu, por telefone, 2.007 cidadãos de 16 anos de idade ou mais, em amostra representativa da população para avaliar a opinião dos brasileiros sobre uma série de temas.
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.