As críticas de Romário a Copa-14

Por Marco Antonio L.

Do Terra

Romário: “se a decisão fosse minha, SP já estaria fora da Copa”

Ativo nas decisões políticas da Câmara Federal, especialmente nas relativas à Copa do Mundo de 2014 e Olimpíada de 2016, Romário mais uma vez criticou a organização do Mundial brasileiro. Nesta quarta-feira, em um seminário realizado em Brasília, o ex-jogador atacou a candidatura paulista, uma das mais atrasadas. Segundo o jogador, por ele, a cidade estaria fora da Copa.

“Se a decisão fosse minha, São Paulo já estaria fora da Copa de 2014. Faltam três anos e meio para a Copa e nada foi feito ainda”, argumentou Romário, em discurso reproduzuido pelo site oficial do deputado do PSB-RJ, e realizado no seminário de Infraestrutura Turística, Megaeventos Esportivos e Promoção da Imagem do Brasil no Exterior.

Segundo relato do site oficial do atual deputado federal, Romário afirmou que muitos não gostariam de ouvir algumas opiniões no discurso desta quarta. O ex-jogador, participante do evento promovido pelo TCU (Tribunal de Contas da União), lamentou o fato de o Mundial não deixar legados em setores como saúde, educação e inclusão da pessoa com deficiência.

“Faço um pedido às pessoas importantes aqui presentes para que comecem a cobrar medidas em relação à preparação do Mundial de Futebol de maneira diferente, pensando nesses legados”, disse.

Embora tenha admitido que a parte esportiva, como a construção dos estádios e centro de treinamentos, possa ser considerada um legado para depois do Mundial, Romário novamente voltou a criticar a elitização da Copa por conta do alto preço dos ingressos, seguindo o padrão Fifa. “Infelizmente, a Copa de 2014 será do Brasil, mas não do brasileiro”, cutucou.

Abertura da Copa e “igualdade de condições”

Ciente de que as opiniões emitidas causaram polêmica, Romário voltou a se manifestar mais tarde – desta vez, porém, através do Twitter. Por isso, fez questão de explicar melhor suas ideias e defendê-las com base na liberdade de expressão.

“Não entendo vocês (seguidores)… Já que aqui é um Twitter democrático, vocês não têm o direito de falar o que pensam? Eu também. Igualdade de condições”, defendeu-se o ex-camisa 11, tratando o caso de forma mais específica e destacando: o problema é com a abertura da Copa do Mundo, não com as partidas do Mundial em si na capital paulista.

“É uma irresponsabilidade São Paulo querer hoje falar em abertura de Copa do Mundo. Amigos, amanhã é outro dia, hein?”, explicou, criticando as condições atuais do Itaquerão. “Tem um monte (de estádio) atrasado e São Paulo nem começou. Na moral, o que vocês querem eu eu diga?”, acrescentou.

O atual deputado afirmou não se esquivar de posicionamento, e negou qualquer preconceito com os paulistanos. “Galera de São Paulo, admiro vocês acharem que eu, frequentador dessa terra, vou querer que São Paulo não seja uma das sedes da Copa do Mundo. Pô, nada a ver vocês pensarem isso”, disse o ex-atacante, que foi além.

“O que falei, vou repetir. Se até agora São Paulo não começou nada relacionado à Copa do Mundo, como tenho que ser a favor do que está errado? E outra coisa: vocês sabem que eu estou aqui para cumprir meu papel. E o que tiver errado em outras sedes, inclusive no Rio, vou falar também”, acrescentou.

“Vocês sabem muito bem que nunca fui nem vou ser bairrista. Ainda mais vocês, paulistada sangue bom, que sempre me respeitaram e tiveram muito carinho por mim. Ou vocês já esqueceram que minha despedida na Seleção foi exatamente aí nessa terra boa?”, declarou, relembrando o jogo Brasil x Guatemala no Estádio do Pacaembu em 2005. 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador