As Palavras Cruzadas satânicas

Por Viciado em palavras cruzadas

A patética “denúncia” do Instituto Millenium: palavras cruzadas satânicas.

Está circulando na Web uma “denúncia” do ilibado e democrático Instituto Millenium, feita pelo geógrafo Luiz Lopes Diniz Filho na onda do mantra do “aparelhamento” do país pelo PT.

http://www.imil.org.br/artigos/e-serio-petismo-ja-pauta-palavras-cruzadas-de-jornal-de-bairro/

O título, digno por si só de um post do professor Hariovaldo Almeida Prado, é perfeito para matérias cômicas: “É sério: Petismo já pauta palavras cruzadas de jornal de bairro”.

O fecho do artigo reforça a “denúncia” sobre a tentativa de influência de voto do eleitor por meio de um inocente jogo de palavras:

“Mas, seja qual for a reposta (sic), uma coisa é certa: até palavras cruzadas de jornal de bairro estão sendo usadas para satanizar os inimigos políticos do PT.”

QuefQue fato sustenta o título e o fecho do artigo? Este:

“Já nas cruzadas, há duas palavras a serem preenchidas que merecem destaque:

“Horizontais

“20. A mais grave denúncia já feita sobre o Governo de Fernando Henrique, relativa à campanha para a reeleição”.

“Verticais

“18. Grupo político que mais tem a ganhar com a apuração da denúncia mencionada na chave Horizontais 20”.

E quais são as respostas (não reveladas pelo autor do artigo)? “Caixa dois” e “oposição”.

O PT na oposição ao Governo Lula…

Tivesse o autor do artigo transcendido a limitação intelectual imposta pelo acionamento cerebral exclusivo de Tico e Teco, perceberia que algo estava errado. Especificamente: a época. O responsável pela escolha do jogo, como é o costume em jornais de bairro, copiou um jogo já publicado em outro meio sem atentar para a defasagem temporal. A publicação original, certamente, deu-se no período do Governo Fernando Henrique, à época das notícias sobre a compra de votos para garantir a reeleição presidencial, como se depreende da redação: “… apuração da denúncia…”

A definição aparece neste site de autor português, ao lado de outras jornalisticamente objetivas (e defasadas) sobre “oposição”.

http://www.onlinecrosswords.net/br/br/word-OPOSICAO.php

Provavelmente, o responsável tem por hábito copiar os jogos do site português, sem verificar o seu conteúdo. Ou talvez receba regularmente os jogos distribuídos pelo site.

http://www.onlinecrosswords.net/br/publishers.php

É possível que o geógrafo ignore o estilo moderno de palavras cruzadas que incorpora fatos do cotidiano ao vocabulário e às definições do passatempo. Mas, segundo ele, o jogo foi publicado no “… Jornal Água Verde, distribuído gratuitamente no bairro de mesmo nome, onde moro, em Curitiba.”

Das duas, uma: ou o “denunciante” conhecia a solução do jogo, tratando-se assim de um caso de má-fé, ou não percebeu a incompatibilidade entre a solução e a denúncia, ficando o caso, mesmo, por conta de Tico e Teco.

Talvez conhecesse, talvez não.

Mas, seja qual for a resposta, uma coisa é certa: até palavras cruzadas de jornal de bairro estão sendo usadas pelos inimigos políticos para satanizar o PT.

P.S. Sugiro aos membros da comunidade hariovaldiana que criem um personagem para homenagear esse professor.

Ele merece. É da turma.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador