As semelhanças entre Aécio e Tancredo

Do Terra Magazine

Aécio teria agido como seu avô, nas diretas

José Luiz Teixeira
De São Paulo

A mesma suspeita de que Aécio Neves não se empenhou pelo candidato de seu partido à sucessão presidencial, nestas eleições, recaiu sobre seu avô, Tancredo Neves, 26 anos atrás, durante a Campanha das Diretas.

Nessa época, a tendência era clara: se o voto popular para presidente fosse aprovado, o candidato natural do PMDB seria o deputado Ulysses Guimarães, líder maior do movimento.

Caso contrário, o escolhido para disputar o posto com o candidato do governo, indiretamente, no Colégio Eleitoral, seria o então governador mineiro Tancredo Neves.

EsseEsse acordo tácito nunca foi anunciado oficialmente, mas sua existência era sabida nos bastidores dos comícios.

Tancredo subiu em todos os palanques pelas diretas ao lado de Ulysses Guimarães, Lula e Teotônio Vilela.

Entretanto, após a derrota no Congresso da Emenda Dante de Oliveira, em 1984, seus adversários insinuaram que ele não teria se empenhado o suficiente para aprovação da medida.

Na véspera da decisão, teria, inclusive, orientado deputados sob sua liderança para que não dessem quórum na votação, o que implicou na rejeição da proposta.

Manteve-se a eleição indireta e seu nome foi o escolhido para concorrer contra Paulo Maluf.

Esse fato, aliás, provocou a ira do também mineiro Henfil.

Em uma de suas piadas mais ácidas, o cartunista lembrou que Tancredo havia herdado a caneta com a qual Getúlio Vargas escrevera a Carta Testamento, concluindo:

“Pena que não tenha herdado o revólver”.

Obviamente, apesar das evidências, ninguém pode provar que o avô, naquela época, e o neto, hoje, agiram deliberadamente com os mesmos objetivos (o que é muito comum, aliás, no mundo político).

O que se tem são apenas evidências e acusações veladas de seus (lá deles) adversários.

Assim como fez José Serra, na noite do último domingo, em seu discurso de “até logo”, quando omitiu, propositadamente, o nome de Aécio Neves, na hora dos agradecimentos. 

José Luiz Teixeira é jornalista. Formado pela Faculdade Cásper Líbero, trabalhou em diversos órgãos de imprensa, entre os quais as rádios Gazeta, Tupi e BBC de Londres, e os jornais O Globo, Folha de S.Paulo e Folha da Tarde. 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador