Bernie Sanders vence primárias em New Hampshire

Disputa com Buttigieg foi acirrada; ex-vice-presidente Joe Biden não chega a 10% dos votos, e aposta na população negra na Carolina do Sul para seguir na disputa

O senador Bernie Sanders, vencedor da prévia democrata em New Hampshire. Foto: Reprodução

Jornal GGN – O senador progressista Bernie Sanders venceu as primárias democratas no estado de New Hampshire, em uma disputa acirrada em boa parte da apuração dos votos.

Sanders tinha 26% dos votos na reta final da apuração, enquanto o ex-prefeito Pete Buttigieg, de orientação mais centrista, ficou em segundo lugar, com 25%.

A vitória de Sanders foi dada como certa antes mesmo do final das votações, de acordo com projeções dos principais veículos de comunicação dos Estados Unidos, incluída a emissora CNN e o jornal Washington Post.

A surpresa estava por conta da também moderada Amy Klobuchar, que figurava na terceira posição depois de ter abraçado o quinto lugar nas prévias de Iowa, na semana passada.

Segundo informações do jornal Folha de São Paulo, o resultado consolida os dois candidatos como principais nomes da disputa do partido à Casa Branca e coloca o ex-vice-presidente Joe Biden, que aparecia em quinto lugar, em uma situação bastante difícil.

Agora, o ex-vice-presidente de Barack Obama conta com a votação na Carolina do Sul, onde lidera a média das pesquisas. Naquele estado os negros são muito representativos —30% da população— e o desempenho de Biden é expressivo entre esse eleitorado, que o identifica como vice de Barack Obama.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Que vergonha. Sanders continua sendo sabotado sem dó. Nem fazem questão de esconder mais.

    A estratégia da vez é trampolinar o novato que está em 2° lugar e, em último caso, congestionar a disputa para que seja decidida pelos cardeais.

    Um telhado maravilhoso para Trump apedrejar na campanha final.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador