Bolsonaro cancela assinatura da Folha e ameaça anunciantes do jornal

Em entrevista à TV Bandeirantes, presidente diz que jornal não é confiável; atitude é a mesma que Trump tomou nos EUA na semana passada

Jornal GGN – O presidente Jair Bolsonaro não só anunciou o cancelamento de todas as assinaturas do jornal Folha de São Paulo no governo federal, como usou de ameaça para com os anunciantes do veículo.

“Determinei que todo o governo federal rescinda e cancele a assinatura da Folha de S.Paulo. A ordem que eu dei [é que] nenhum órgão do meu governo vai receber o jornal Folha de S.Paulo aqui em Brasília. Está determinado. É o que eu posso fazer, mas nada além disso”, disse o presidente durante entrevista concedida à TV Bandeirantes, segundo informações do jornal Folha de São Paulo. Bolsonaro negou que a medida é uma forma de censura.

Mais tarde, o presidente realizou uma live onde não só voltou ao tema como ameaçou os anunciantes do jornal. “Não vamos mais gastar dinheiro com esse tipo de jornal. E quem anuncia na Folha de S.Paulo presta atenção, está certo?”, disse.

Antes de anunciar o cancelamento, o presidente citou um café da manhã que teve com jornalistas da Folha em 03 de setembro, no Palácio da Alvorada. Além do presidente, participaram do evento, o ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, o chefe da Secom (Secretaria de Comunicação) da Presidência, Fábio Wajngarten, e o deputado Marco Feliciano (Podemos-SP).

O presidente autorizou que todo o teor da conversa fosse divulgado, exceto pelos palavrões ditos – o que foi respeitado pelo jornal. Entretanto, Bolsonaro disse na entrevista à TV Bandeirantes que o jornal publicou palavrões na entrevista e que o conteúdo das declarações foi distorcido, algo que ele não havia feito por ocasião da publicação da reportagem.

Bolsonaro repete no Brasil a mesma atitude tomada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na última semana. Na ocasião, Trump ordenou que as agências federais do país cancelassem as assinaturas dos jornais The New York Times e The Washington Post por discordar da cobertura que as duas publicações fazem de seu governo.

Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Acompanha Trump, esquecendo que pardal ao acompanhar morcego acorda de cabeça pra baixo. Deve queimar igual a amazonia.
    Esquece que apesar de senhores do que pensamos nos tornamos escravos do que falamos. Mas, por ser um boquirroto incorrigível, acha que pode vociferar contra tudo e todos que expõem suas relações espurias.
    E os responsáveis pela garantia da democracia continuam encolhidos, demonstrando uma cumplicidade ou por covardia ou porque para eles, por razões diversas, “tá tudo muito ‘bão’ demais da conta”.

  2. Eles adorariam instalar um novo Ato Inconstitucional e pelo andar da carruagem (ou dos tanques) não teve ainda porque as FFAA não deram sinal verde. Ainda.

  3. Se eu fosse dono da Folha ficava com raiva e punha uma equipe de repórteres para investigar a morte da Marielle, as procuradores bolsonáricas e os milicianos do Bolsonaro.
    Em tempo: eu não sou dona da Folha. Empresa que emprega o indecente Josias de Souza que ontem publicou um artigo comparando a perseguição de Bolsonaro à imprensa com o democrático presidente Lula. Que façam bom proveito do tirano que estão cevando. Na campanha presidencial foi assim também. Essa grande imprensa canalha igualava Haddad a Bolsonaro. Deu no que deu e esperem que vem mais.

  4. Se deixar, o golpe do capital sobre as democracia as mata, mesmo…

    O trunfo do capital é que todo mundo precisa de dinheiro, que, por sua vez, é de propriedade, emissão, controle e manipulação exclusivas deles. Pelo menos o que se baseia no dólar… Ou você acha que seu dinheiro é mesmo seu? Dinheiro não está relacionado a trabalho faz algum tempo. Dinheiro, como quer o capital, agora é mera especulação.

  5. Nassif: as ordens que estão vindas dos quarteis desceram às montanhas. E que, dizem os entendidos, agora é a fase do “dá ou desce”. Publicou o que desagradar VerdeSauvas, tá fora da mamata. Ou fica pianinho ou o CapitãoMessias (o “eleito”) manda pra PontaDaPraia, com saudações do generalíssimo AugustoJoséRamónPinochetUgarte e instruções do piedoso e “brilhante” Ustra.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador