Braga Netto usa FFAAs de biombo para se defender

CPI já requisitou e-mails e documentos da Casa Civil no período em que Braga Neto esteve por lá. Os documentos certamente mostrarão seu empenho pessoal nos negócios da vacina.

No dia 17 de março de 2020 criou um Gabinete de Crise para articular e monitorar as ações interministeriais para o combate ao Covid-19. E entregou ao Ministro-Chefe da Casa Civil, general Braga Netto

Seria um super-gabinete, com representantes de ministérios, empresas públicas e agências reguladoras. Englobaria os Ministérios da Saúde, Justiça e Segurança Pública; Defesa; Relações Exteriores; Economia; Cidadania; Mulher, Família e Direitos Humanos; Secretaria-Geral da Presidência; Secretaria de Governo; Gabinete de Segurança Institucional (GSI); Advocacia-Geral da União (AGU); Controladoria-Geral da União (CGU) e do Banco Central. E de Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), pelo Banco do Brasil, pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O que fez essa autêntica máquina de guerra?

Segundo os técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU):

* omitiu-se diante no monitoramento do consumo de oxigênio, 

* omitiu-se na emissão de diagnóstico sobre a segunda onda de contaminação e 

* omitiu-se em projeções sobre a disponibilidade de leitos para pacientes com a covid-19.

“Constatou-se que inexistem diagnósticos elaborados que contenham as informações supracitadas (sobre diagnósticos conjuntos), bem como inexistem novas diretrizes voltadas especificamente para o enfrentamento à segunda onda de Covid-19”, diz trecho do documento, de 15 páginas.

Na sua resposta, já Ministro da Defesa, Braga Netto invocou o número mágico de que “o Brasil é um dos países com maior número de recuperados, quase 12 milhões de pessoas˜.

Trata-se de uma conta falsa. Segundo a John Hopkins University, a taxa de recuperação, em relação ao número de casos, é de 34,9%. E apenas 5% das pessoas contaminadas exigem cuidados intensivos.

Nas estatísticas que interessam:

* 3o país em número de casos, apenas atrás dos Estados Unidos e da Índia.

* 2o país em número de óbitos, atrás apenas dos Estados Unidos.

* 6o país em óbitos per capita, entre 180.

* 7o país em óbitos per capita na última semana.

* primeiro país em óbitos totais na última semana, com 15,2% dos óbitos mundiais.

Mais que isso, a CPI já requisitou e-mails e documentos da Casa Civil no período em que Braga Neto esteve por lá. Os documentos certamente mostrarão seu empenho pessoal nos negócios da vacina.

Luis Nassif

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sim, a informação de “recuperados” não só é falaciosa e irrelevante como também é um indicador de PIORES situações da pandemia.
    Como a taxa de letalidade (mortes / casos) média mundial é de 2,1% (no braZil é pior, 2,8%), quanto PIOR for a contaminação, MAIOR será a “taxa de recuperados”, pois esta aumenta quanto mais casos tivermos. Falar em qtde. de recuperados é uma bobagem, pois os países em PIOR situação (com mais casos), serão exatamente os que terão mais recuperados: EUA, braZil e Índia. Recuperados é portanto um indicador tipicamente NEGATIVO.
    Além disso, se os números continuarem no ritmo atual, o braZil se tornará o país com o maior total de mortes no mundo, superando os EUA na virada de setembro / outubro.
    Seremos campeões mundiais em mortes, embora sejamos só a sexta população mundial.
    Com relação às insinuações e ameaças militares, seria papel da PGR ou outras instituições da sociedade CIVIL INTERPELAR judicial ou extra-judicialmente esclarecimentos formais sobre CADA UMA das mesmas (por escrito ou em depoimento público) para que se desmoralizem, retratem ou, confirmando-as, sejam devidamente presos.
    As FFAA são subordinadas aos TRÊS (e únicos) poderes. Embora o executivo tenha o comando hierárquico, qualquer das demais pode acioná-las e o comandante precisa de confirmação dos demais poderes, além de não poder usá-las contra os mesmos.
    É preciso parar de reclamar de ameaças, chantagens, insinuações e similares e AGIR, pois isto é crime contra a democracia, insubordinação e usurpação de papéis institucionais.

  2. No caso da suposta ameaça do ministro da Defesa (ou será do Golpe?), seria recomendável pressionar o Estado de São Paulo sobre o esclarecimento do assunto (gravíssimo), já que Braga e Lira negaram.
    A democracia no paísnão pode ficar sujeita à falta de coragem daqueles que ameaçam mas não assumem ou à fofocas de jornais centenários, némêz?

  3. Pode ser tudo dissimulação.

    Todo cuidado é pouco. O correto seria termos uma forma impressa para conferir os votos depositados nas urnas eletrônica.

    É muito estranho, para não dizer muito suspeito que os vencedores das eleições de 2018 estejam defendendo o voto impresso.

    Considerando o histórico da utilização das “fake news” e das ligações com Bannon e o uso dos dados da “Cambridge Analytica” nas eleições de 2018, não seria nada estranho, e até muito provável, que estejam preparando um ataque “hacker” para manipular os resultados das próximas eleições.

    Todo cuidado será pouco.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador