Brasil sediará o 9ª Encontro Internacional da Marcha Mundial das Mulheres

Jornal GGN – Neste domingo, 25, as delegações internacionais começam a chegar em São Paulo, para a realização do 9º Encontro Internacional da MMM (Marcha Mundial das Mulheres). É a primeira vez que o Brasil sedia o evento que transcorrerá do dia 26 até o dia 30.

A expectativa do movimento é que cerca de 1,6 mil mulheres vindas de todo o mundo participam ao longo dos cinco dias do evento. A abertura do encontro acontece segunda-feira (26), no Memorial da América Latina.

Porém, neste domingo (25) o público já pode visitar a exposição Feminismo em Marcha, na Galeria Olido, no centro da cidade de São Paulo. Lá serão reproduzidas projeções, fotos e faixas, entre outros materiais elaborados pelo movimento, para mostrar a atuação da MMM em 62 países.

A agenda proposta pelo movimento impõe um balanço internacional das suas ações nos dois últimos anos, além das pautas específicas às mulheres. “Vamos fazer um balanço dessa trajetória de construção de um feminismo popular, enraizado nas lutas locais, mas também articulado a partir de ações internacionais”, ressalta Tica Moreno, da coordenação nacional da MMM, sobre o evento que marca a despedida da gestão brasileira no movimento.

Segundo a representante do MMM, no centro dos debates estarão os desafios a serem enfrentado na vida das mulheres como “as questões globais do capitalismo patriarcal, da divisão sexual do trabalho, da forma de organização da sociedade de mercado”.

Na programa do 9º encontro estão confirmados as conferências “A trajetória do feminismo na América Latina”; “Acumulação por despossessão: Trabalho, Natureza e Corpo das Mulheres”, “Feminismo e construção de alternativas”; “A Marcha Mundial das Mulheres (MMM) como movimento incontornável”; Nossas trajetórias teóricas e correntes de pensamento e Conjuntura atual”, todas ministradas por representantes de vários países.  

No próximo sábado, dia 31, acontece a assembleia final e, às 14h, o movimento realiza uma manifestação na Avenida Paulista convocada com o eixo “Feminismo em Marcha para Mudar o Mundo”, a concentração será no MASP.

Com informações da Marcha Mundial de Mulheres

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador