Câmara dos Representantes aprova segundo impeachment de Trump

Foram 231 votos a favor e 197 votos contra; afastamento definitivo depende de dois terços do Senado, que se encontra em recesso

Foto: Reprodução

Jornal GGN – A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou o segundo impeachment do presidente Donald Trump, em resultado que já era esperado uma vez que a Casa presidida por Nancy Pelosi tem maioria democrata.

O afastamento definitivo de Trump depende do Senado, de maioria republicana, onde serão necessários dois terços dos votos. O presidente deixa o posto no próximo dia 20 e o Senado está em recesso, o que torna o processo imprevisível.

O pedido de impeachment foi apresentado na última segunda-feira (11/02), a poucos dias de Trump deixar a Casa Branca, uma vez que o vice-presidente Mike Pence se recusou a invocar a 25ª Emenda, que poderia resultar na remoção imediata de Trump do cargo por incapacidade de governo, após a incitação à invasão ao Capitólio durante a sessão que confirmaria a vitória de Joe Biden nas últimas eleições, e que acabou por deixar cinco mortos.

Segundo a CNN Brasil, a bancada democrata acusou formalmente Trump de “incitação à insurreição”, em referência à invasão do Capitólio na semana passada, e que o ainda presidente norte-americano teria “cometido crimes graves e contravenções ao incitar a violência contra o governo dos Estados Unidos”, citando ainda que a 14ª Emenda da constituição do país impede qualquer pessoa que se envolva em “insurreição ou rebelião” de ocupar um cargo público no país.

Trump é o primeiro presidente dos Estados Unidos a passar por dois processos de impeachment – na primeira vez, ele acabou absolvido pelo Senado. Contudo, a invasão ao Capitólio fez com que senadores republicanos anunciassem publicamente seu rompimento com o presidente.

 

Leia Também
Estado-Maior das Forças Armadas dos EUA expressa respeito à eleição de Biden e condena ataque ao Capitólio
Youtube suspende conta de Trump
NYT: Negócios de Trump sentem o impacto da invasão do Capitólio
EUA: Câmara aprova resolução para afastamento de Trump por meio da 25ª Emenda
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador