Capitão do Choque admite agressão por decisão arbitrária

 

 

Luis Nassif

29 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Fiz uma busca ampla em vários

    Fiz uma busca ampla em vários sites sobre a atuação da policía nas manifestações de ontem. Excessos e mais excessos! Em Brasília, BH, Rio e SP. Em resumo, vários  jornalistas agredidos, muitos manifestantes espancados, presos e um  cinismo sem tamanho tamanho nas explicações dos comandantes. Ou começamos seriamente a discutir a desmilitarização ou essa lógica policial estúpida continuará a ser o combustível de um ciclo de  violência sem fim.  

      1. mudanças no blog

        Nassif, acho que não vai dar certo essa configuração de responder diretamente aos comentários. Olha que forma tola e agressiva que fui tratada aqui! 

        1. Nao somos moças de um colégio interno

          Ane, você nao é criança. Está na chuva, arrisca a se molhar. Nao aprovo o modo como o Ivan te respondeu, mas, tenha paciência, querer impedir a interaçao entre os comentaristas porque nao gostou de uma resposta… Você está na web, Ane, aqui nao é um colégio de moças. Há muita resposta grosseira sim, mas tb muita troca de idéias, dicas, etc e tal. Se nao gostou de uma resposta, ou dê uma tréplica, ou deixe para lá. Nao queira que o blog mude por causa disso. 

  2. Fiz uma busca ampla em vários

    Fiz uma busca ampla em vários sites sobre a atuação da policía nas manifestações de ontem. Excessos e mais excessos! Em Brasília, BH, Rio e SP. Em resumo, vários  jornalistas agredidos, muitos manifestantes espancados, presos e um  cinismo sem tamanho tamanho nas explicações dos comandantes. Ou começamos seriamente a discutir a desmilitarização ou essa lógica policial estúpida continuará a ser o combustível de um ciclo de  violência sem fim.  

    1. “Fiz uma busca ampla em

      “Fiz uma busca ampla em vários sites sobre a atuação da policía nas manifestações de ontem. Excessos e mais excessos! Em Brasília, BH, Rio e SP”:

      Mentira sua.

      Se fosse verdade voce teria links de documentacao, especialmente depois de sua ficticia “busca”.

      Ou voce queria dizer “bisca”, que ta mais com sua cara?

  3. Nesse caso, a prisão deve ser

    Nesse caso, a prisão deve ser para todos da tropa que estava atrás olhando, e não agiram diante do delito evidente, por prevaricação. E para o capitão, pela agressão, confessada.

    A Lei é clara: qualquer um do povo PODE prender. Mas as autoridades policiais tem o DEVER.

     

    “Art. 301. Qualquer do povo poderá e as autoridades policiais e seus agentes deverão prender quem quer que seja encontrado em flagrante delito.”

     

    E, fora do campo Penal, se a corregedoria da polícia permanecer inerte no campo Administrativo, que o Ministério Público exerça rapidamente o controle externo que a Constituição lhe obriga e tire toda a equipe da corregedoria de onde está. É nessas raras oportunidades em que há registro que se deve fazer a faxina na corporação.

    1. Nao tem uma assinatura mais

      Nao tem uma assinatura mais antipatica nao?

      Que tal “Petralhas, va aa merda”?  Ou voce so nao quer confessar ser militar mesmo?

    2. Não, a foto não lembra 64.

      Não, a foto não lembra 64. Fosse em 64 os manifestantes já estariam no pau de arara sendo torturados e depois estariam “desaparecidos” ou “suicidados”.

       

  4. O que eh que essa gente ainda

    O que eh que essa gente ainda esta fazendo nas ruas do Brasil?

    Voces estao malucos, gente?  No mundo inteirinho eh assim.  No que militar encosta eles destroem.

  5. Todos os governos juntos na repressão

    PMDB, PT e PSDB igualados na repressão a protesto

    Polícias comandadas pelos maiores partidos do país endurecem o tratamento dispensado a manifestantes no Rio, no Distrito Federal e em São Paulo. Sábado terminou com dezenas de feridos e 160 pessoas detidas nas três capitais

    POR EDSON SARDINHA | 08/09/2013 08:00 
    CATEGORIA(S): MANCHETESNOTÍCIASO BRASIL NAS RUASOUTROS DESTAQUESMarcello Casal Jr./ABrPolícia usa jato d’água para reprimir manifestante na Esplanada dos Ministérios

    Os protestos de 7 de setembro ficaram longe de alcançar as marcas atingidas pelas manifestações quesacudiram o país em junho. Serão lembrados mais pelo confronto entre policiais e manifestantes do que pelas multidões que tomaram conta das principais cidades brasileiras três meses atrás. Mas mostraram, também, que as polícias comandadas pelos três principais partidos do país não são tão diferentes entre si na hora de reprimir.

    O Dia da Independência terminou com denúncias de abuso contra as polícias dos governadores do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), e de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). Na resposta aos protestos, prevaleceu a forte repressão policial nas duas maiores cidades do país e na capital federal. Sobrou, até, para quem participava pacificamente dos protestos ou estava ali trabalhando, como profissionais de imprensa. Apenas nessas três cidades, 160 pessoas foram detidas ao longo de todo o dia. Mais de duas dezenas ficaram feridas.

    Crianças feridas

    O maior confronto entre manifestantes e policiais ocorreu no Rio, onde cerca de 80 pessoas foram presas. Os problemas começaram pela manhã. O público que assistia ao desfile da Independência foi atingido por gás lacrimogêneo utilizado por policiais para dispersar manifestantes que invadiram a parada militar para pedir a saída do governador. Ao todo, 24 pessoas procuraram atendimento médico. Entre elas, crianças, idosos e mulheres.

    No final da tarde, o clima esquentou novamente. Integrantes do movimento Black Bloc, de inspiração anarquista, enfrentaram policiais militares em frente ao Palácio Guanabara, sede do governo do Rio. Uma das bombas atiradas pelo batalhão de choque da PM atingiu a Sociedade Viva Cazuza, que cuida de crianças em situação de risco. O comando da polícia admitiu que houve uma falha na ação policial, que o disparo foi feito de “maneira equivocada” e que a responsabilidade pelo incidente será apurada em sindicância interna.

    Bombas e cachorros

    No Distrito Federal, a manhã foi de relativa tranquilidade. Policiais usaram spray de pimenta para dispersar manifestantes que tentavam avançar sobre o espelho d’água na entrada do Congresso Nacional. Mas não houve confronto. À tarde, porém, o clima foi de guerra em algumas das principais vias de Brasília.

    Manifestantes furaram um bloqueio policial e tentaram se aproximar do Estádio Nacional Mané Garrincha, onde as seleções do Brasil e da Austrália se enfrentariam horas depois. Balas de borracha, bombas de efeito moral e gás lacrimogêneo foram utilizados contra manifestantes, em meio aos torcedores que chegavam ao estádio. Antes, os manifestantes haviam tentado depredar uma concessionária de veículos e o prédio da TV Globo. Repelidos dos arredores do Mané Garrincha, eles ficaram acuados na plataforma superior da rodoviária de Brasília até o início da noite.

    Houve também denúncia de abuso policial. Um vídeo gravado pela equipe do jornal O Estado de S. Paulo mostrou dois jovens sendo agredidos por dois policiais. Um fotógrafo da agência Reuters se machucou no momento em que tentava fugir dos cães controlados por homens do batalhão de Choque durante protesto nos arredores do Mané Garrincha. “Os policiais jogaram os cachorros em cima da imprensa, foi na maldade mesmo. Gritaram ‘pega, pega’”, afirmou Ueslei Marcelino ao UOL. Outro fotógrafo, da Folha de S. Paulo, também foi atacado por cachorros da PM, mas não se feriu. Um repórter da Agência Brasil registrou boletim de ocorrência após ser agredido por três policiais com spray de pimenta e empurrões. Luciano Nascimento contou que foi abordado quando conversava com um manifestante, também atingido por uma bomba de gás lacrimogêneo.

    Até o começo da noite de ontem, 50 pessoas haviam sido detidas pela polícia do Distrito Federal por desacato, desordem ou dano ao patrimônio. O Governo do Distrito Federal anunciou a instauração de sindicância para apurar o caso. O comando da PF, porém, classificou como “perfeita” a ação dos policiais ao longo do dia.

    Atropelamentos e cassetete

    Assim como em Brasília, em São Paulo os protestos começaram pacíficos e terminaram com cenas de violência e troca de acusações entre policiais e manifestantes. Cerca de 30 pessoas foram detidas. Pelo menos cinco pessoas ficaram feridas. Os incidentes mais graves ocorreram no final da tarde, no Centro, quando a tropa de choque foi acionada para conter ataques à Câmara de Vereadores. Duas agências bancárias também foram depredadas por um grupo.

    Houve uso de bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha para repressão. Na dispersão dos manifestantes, três foram atropelados – um deles por veículo da própria PM. Um rapaz foi ferido na Avenida Paulista e encaminhado a um pronto-socorro. Segundo a Polícia Militar, ele foi atingido por uma garrafa arremessada por manifestantes. Pessoas que estavam próximas afirmam que ele foi ferido por golpes de cassetete de um PM.

    Policiais paulistas também foram acusados por manifestantes de terem feito disparos de revólver para dispersar a multidão. O comando da polícia paulista alega que apenas reagiu à ação de manifestantes que apelaram para o uso da violência e da ameaça. Duas pessoas foram flagradas dando golpes com pedaço de madeira em uma moto da PM caída ao chão.

    Veja como foram os protestos neste 7 de setembro 

     

    O que aconteceu nas principais cidades do país

    Veja mais sobre “o Brasil nas ruas”
    Fazendo  uma cobertura jornalística apartidária e crítica do Parlamento, o Congresso em Foco constata diariamente que os políticos não são iguais e que, se o Legislativo brasileiro não é o que desejamos, é o que temos – e elegemos. Sem ele, sabemos que não há democracia. Vamos valorizar o que o Congresso Nacional tem de melhor! Vá ao endereço http://premiocongressoemfoco.com.br/ e participe da escolha dos melhores parlamentares de 2013. A votação acaba nesta segunda-feira, 9 de setembro. VOLTAR AO TOPOShare COMPARTILHARIMPRIMIR

     

  6. “PMDB, PT e PSDB igualados na

    “PMDB, PT e PSDB igualados na repressão a protesto”:

    Mentira sua, e voce sabe muitissimo bem disso.  Ou se orgulhe dos seus militares ou NAO SE ATREVA a jogar merda militar pra cima do PT.  Nao vai colar.

    Merda militar so serve pra atacar o PT?  Nao?  Entao nos mostre seus comentarios previos quando Alkimim tocou fogo no Brasil inteiro com sua repressao militar de um “movimento” do qual ninguem jamais tinha ouvido falar antes, a saber, um tal MPL.

    Ate la, voce eh mais um (entre 199 mais?) oportunista tentando pegar carona, e vai ser jogado pra fora desse caminhao.

    Garanto.

  7. … Vamos devagar

    … Vamos devagar ai…
    presumo que quem fez vídeo seja um jovem. E como todo jovem, fique indignado.
    Então preste atenção. Aliás, seria bom que este ‘”todo-poderoso” capitão lesse isto também:
    1- O Capitão Bruno só tomou esta atitude por estar fantasiado de Robocop. Estivesse ele a paizano, estaria se cagando de medo diante a turba de jovens cheios de testosterona, indignados com arbitrariedade dele.
    2- Ele também caga-se de medo quando um oficial superior manda ele fazer alguma coisa.
    3- Diferentemente de dos jovens que festavam lá e fizeram o vídeo, é um cagão e jamais perguntaria a um superior o por quê de ter que cumprir uma ordem, mesmo que seja um desmando; ele já sabe a resposta: “porque quiz”.
    Sendo assim, relevem a covardia de quem se esconde por trás de uma farda e uma patente de “capitão PM”, já que o infeliz oficial tem sempre alguém cagando na cabeça dele. Os itens 1,2 e 3 acima, deixam claro que ele sabe de sua insignificância perante ele mesmo. Ele é e sabe que é nada é. É somente um pau mandado que não manda nem no seu falo.
    Freud explica…
    Mas, falando sério agora: a MAL está no ordenamente que exige o árbítrio. Não vale a pena fulanilizar o mal na figura de Zé Mané, simbolizada pelo “Capitão Bruno”, mas sim lutar por uma transformação das instituições. Uma polícia militar que trata o cidadão como inimigo não pode existir.
    O comandante da PM do DF, Jooziel de Melo Freire, afirma à Rede Bobo que “O rapaz que estava filmando ficou o tempo inteiro instigando o Bruno, que é um dos policiais mais cordatos da corporação, só falta asa para chamar aquele cara de anjo. O Bruno já estava de saco cheio. E ele só cumpriu a ordem do comandante, que disse que era para usar gás lacrimogêneo se o grupo ultrapassasse a linha”
    O Zé Mané, travestido de Robocop fulanizado na pessoa do Cap. Bruno é somente um cagão que obedece ao comando e ponto final. É um “anjo” segundo o proprio superior. Não pensa. É um robocop. E como tem o apoio de seu superior, irá continuar fazendo merda. Ele não tem culpa.
    Sugiro aos jovens e também ao “capitão” (se conseguir entender o que lê), que atente para este link:
    http://outraspalavras.net/capa/a-atualidade-brutal-de-hannah-arendt/

  8. Prezado Nassif
    Consigo logar

    Prezado Nassif

    Consigo logar automaticamente no GGN. Visualizo tod os meus posts antriores, foto, assinarura, etc

    Mas NÃO EXISTO no blog.

    Usuário inexistente. Posso ajudar em alguma coisa? Esta migração está sendo muito penosa, UFA…

     

  9. Hauptsturmführer Bruno der

    Hauptsturmführer Bruno der Sturmtruppen…

    Hino da Repressão

    Chico Buarque

    Se atiras mendigos
    No imundo xadrez
    Com teus inimigos
    E amigos, talvez
    A lei tem motivos
    Pra te confinar
    Nas grades do teu próprio lar

    Se no teu distrito
    Tem farta sessão
    De afogamento, chicote
    Garrote e punção
    A lei tem caprichos
    O que hoje é banal
    Um dia vai dar no jornal

    Se manchas as praças
    Com teus esquadrões
    Sangrando ativistas
    Cambistas, turistas, peões
    A lei abre os olhos
    A lei tem pudor
    E espeta o seu próprio inspetor

    E se definitivamente a sociedade só te tem desprezo e horror
    E mesmo nas galeras és nocivo, és um estorvo, és um tumor
    Que Deus te proteja
    És preso comum
    Na cela faltava esse um!

    Chico foi muito otimista. Hoje dá no jornal, sai no You Tube e nada acontece.

    Do Oiapoque ao Chuí: “Os excessos serão apurados e eventuais culpados serão punidos.”

  10. Atitude deplorável essa do

    Atitude deplorável essa do policial-militar. Arvorou-se de uma autoridade que não tem. Ninguém numa democracia pode agir contrariando a Lei.

    São essas atitudes que ajudam a manchar a reputação das polícias. 

  11. Sem a polícia tudo isso vira um caos

    O policial errou, pois está claro que ele desobedeceu ao comando que fez uma negociação com os manifestantes. Mesmo que o clima era de provocações parte a parte o policial perdeu o equilibrio, o que não poderia. Quanto a existência da repressão policial para conter depredações do patrimônio público, isso é necessário, o que sabemos é que, sem repressão ao crime, tudo tende ao caos total, a polícia tem que ser reformada, melhorada, humanizada, mas a repressão aos crimes e a depredação do patrimônio público será sempre um mal necessário, é assim até no Estado do Vaticano

    1. Você interpretou mal

      Avatar, você nao percebeu que o policial que jogou o gás e disse que fez porque quis era O MESMO que estabeleceu o limite que NAO FOI DESRESPEITADO? Ele atacou gratuitamente, incentivando a violência. Nao foi por “desequilíbrio”, foi intencional. E gratuito e arbitrário. 

      1. Acho que vc leva a sério

        Acho que vc leva a sério demais uma declaração feita no meio do corre corre.

        Lógico que no relatório ele não vai dizer que fez porque quiz.

        Isso é ridículo.

         

  12. Grupos tentavam depredar ônibus e shoppings

    É sempre necessário apurar toda denúncia de violência. Acho que a PM e outras forças de segurança devem proteger o cidadão que protesta pacificamente.

    Cabe, entretanto, esclarecer que em Brasília, muitos destes grupos partiram para atacar a principal estação de transbordo da capital, não conseguindo, dirigiram-se a um shopping próximo para destruir lojas, e mesmo assim ainda conseguiram atacar concessionárias de veículos onde depredaram alguns deles.

    Não podemos confundir o direito democrático de protestar com grupos que não possuem apoio popular, que estão infiltrados de sujeitos de extrema-direita e que , muito longe de exigir mais democracia, mais oportunidades para todos, o que querem é um cadáver para jogar no colo dos Governos.

    Em muitos desses locais, inocentes acabaram pagando pela irresponsabilidade de quem não tem representatividade social e que busca criar um fato político para alimentar aventuras golpistas.

    O que querem estes grupos? Existe, por acaso, alguma crise revolucionária no Brasil? Os de baixo estão mesmo convencidos que de precisam por abaixo a classe que está no poder? Ao que me parece, NÃO!

    Logo, quem exige democracia deve também saber que ela possui critérios, leis, regras que obrigam a todos a respeitar a vontade da maioria. O que se viu no 7 de setembro, grosso modo, foram grupos de provocadores, sem base social, tentando criar fatos políticos que não são nada recomendáveis.

    1. E sobre o capitão?
      E a respeito da atitude desse capitão da PM, o que você acha? Lembrando que, como na PM o posto máximo é de Coronel, esse oficial corresponde àquilo que, nas Forças Armadas, seria um oficial superior.

  13. Contra a população desarmada é fácil

    Muito pior que jogar o gaz foi o intuito que eles queriam com isso, instigar a população a violencia.

    Enquanto isso o PCC que o PSDB jura não existir toca o panico para cima da população e da própria policia.

     

  14. Esta pobre criatura capitão

    Esta pobre criatura capitão não difere muito das pobres criaturas protestantes. Não existem excluídos do poder, estão todos incluídos na legitimação do que está posto. Acho que muito provavelmente nada mudará (só examinem as alternativas para o certame de 2014). Que país este o meu.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador