“Caso FBC” expõe que no Brasil nem a justiça está se entendendo mais, por Ricardo Antunes

É meu povo, não existe dúvidas de Lava Jato foi importante para o Brasil mas também é preciso admitir seus excessos. E erros não podem ser justificados mandando o Estado Democrático de Direito para o espaço

Por Ricardo Antunes

A “bomba” que explodiu ontem no Senado Federal tendo como alvo o ex-ministro e senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) e o deputado federal Fernando Filho (DEM) é prova cabal de que o cidadão comum não irá nunca entender os mecanismos da justiça e vai optar por dois caminhos:

Ou achar que a operação foi deflagrada com evidente exagero ou achar que os dois atores políticos guardam “culpa no cartório”. O ‘linchamento moral” pelas redes sociais que todo mundo – seja político ou não – está exposto hoje não ajuda em nada um olhar distante e equilibrado sobre a situação já que “as coisas não se passam pelo que são e, sim, pelo que parecem”, como ensinava um jesuíta espanhol.

A operação, chamada Desintegração, se baseia em delações premiadas da Operação Turbulência, deflagrada em junho de 2016. Um dos delatores é o empresário João Lyra, apontado em investigações como operador financeiro de supostos esquemas criminosos em Pernambuco. Até aí nada demais porque todo mundo pode ser investigado.

Dai até o final do processo, o chamado “trânsito e julgado” a diferença é abissal. Delatores dizem a verdade? sim é vero. Mas delatores também mentem para obter redução de pena ou ficar em casa “curtindo” sua piscina e sua quadra de tennis. O ex-presidente da Transpetro, Sergio Machado, é um perfeito exemplo disso.

Não adianta o ministro Sergio Moro dizer que a PF tem independência e que “não faz política”. Coincidência ou não, o senador e líder do Governo Bolsonaro FBC tinha feito severas críticas as ações midiáticas da Lava Jato e seus erros.

É meu povo, não existe dúvidas de Lava Jato foi importante para o Brasil mas também é preciso admitir seus excessos. E erros não podem ser justificados mandando o Estado Democrático de Direito para o espaço. O pedido para a ação estava na mesa do ministro Luiz Roberto Barroso desde junho desse ano.

Por qual motivo ele só deu autorização no final de setembro é que coloca uma neblina com muita serração em todo esse episódio.

Ao que tudo indica o ministro do STF pode ter feito o certo mas numa hora totalmente errada. E isso não se pode aceitar porque coloca em suspeita a própria investigação e os atingidos podem sempre dizer que foram vítimas de perseguição.

Não foi a toa que a própria Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que não morre de amores pelo governo Bolsonaro condenou a decisão de Barroso que também foi de encontro ao parecer da então procuradora Raquel Ddoge.

No clima de radicalização e de Fla x Flu que tomou conta do país, antes de acusar é preciso ver se o dedo está limpo e as mãos bem lavadas.

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. RAntunes,
    Trecho pinçado de meu comentário sobre o assunto,
    “Aconteça o que acontecer, esta estrutura patrimonialista e sedimentada por golpes de Estado ao longo do tempo é quase que sagrada, o ministro FBCoelho faz parte deste grupo…”.
    É mais antiga das práticas do brasilsil, e o pior de tudo, sempre funcionou.

  2. Não sei como em 21 de setembro de 2019 pode escrever “não existe dúvidas de Lava Jato foi importante para o Brasil, mas também é preciso admitir seus excessos.”
    A operação lava jato foi totalmente importante para destruir o país economicamente, politicamente e moralmente, destruindo não só a economia, mas também as poucas instituições que tinham um desempenho sofríveis e passaram a ser horríveis.
    Não posso passar desta pequena introdução, pois o que já sabíamos era uma ação internacional para atingir em cheio qualquer política nacionalista e com alguma inclusão social.
    Este tal de Ricardo Antunes está vivendo em que país ou pior ele é o que politicamente.
    Verdadeiramente indecente este artigo.

  3. A Lava Jato foi importante para o país por que na sua opinião? Eu só vi destruição da economia, partidarismo, condenação (forjada) de uns enquanto outros (comprovadamente culpados) não foram nem incomodados, para “não melindrar” apoios

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador