CIA prepara drones para ataques na Síria

Do blog de Humberto Capellari

A CIA prepara o uso de drones na Síria

O Centro de Contra-terrorismo que gere o plano secreto de execuções com aviões teleguiados (drones) dirigido pela CIA, sobretudo no Paquistão e no Iémene, acaba de formar um grupo de especialistas encarregados de reunir informação «sobre islamistas radicais na Síria», anunciou o diário Los Angeles Times na sua edição de 15 de março de 2013. [1].

Este quotidiano cita como fonte vários responsáveis norte-americanos «actuais e anteriores», os quais indicam que se trata de um passo para eventuais «ataques letais com drones» na Síria.

Segundo o Los Angeles Times, o trabalho deste grupo de especialistas «incluiu a colecta de informação sobre extremistas islâmicos» e que o seu objetivo seria o de «proteger os Estados Unidos e os seus aliados» face ao recrudescimento da violência na Síria.

Deve salientar-se que os autores deste artigo não se colocam nunca a questão, sobre o que poderá impedir esta equipa da CIA de recolher informação de espionagem permitindo a Washington atacar os dirigentes do governo sírio, incluindo o próprio presidente Bachar al-Assad.

Los Angeles Times tampouco se questiona, tal como a agência francesa AFP, no seu despacho [2] onde retoma esta revelação, sobre com que direito uma agência norteamericana irá «liquidar» seja quem for sobre o território de um país terceiro.

Finalmente, sendo o novo director da CIA, John O. Brennan, um acerbo crítico da maneira como Estados Unidos promoveram a emergência da al-Qaeda como meio de lutar contra a presença soviética no Afeganistão nos anos 1980, a revelação do Los Angeles Times parece vir confirmar a hipótese emitida desde novembro de 2012 por Thierry Meyssan, sobre a eventual liquidação dos «jihadistas que trabalharam para a agência» [3] mas que se tornaram actualmente num estorvo muito incomodativo para Washington. ( REDE VOLTAIRE )

Tradução
Alva

[1] « CIA begins sizing up Islamic extremists in Syria for drone strikes », por Ken Dilanian e Brian Bennet, Los Angeles Times, 15 de Março de 2013.

[2] «Syrie: la CIA envisage de liquider des islamistes radicaux de l’opposition», por Francisco Leong, AFP, 15 de Março de 2013 – Síria: a Cia encara a liquidação dos islamistas radicais da oposição, NdT) .

[3] «Obama II : la purge et le pacte», par Thierry Meyssan, Rede Voltaire, 27 de Novembro de 2012 – (Obama II : o pacto e a purga , artigo de T. Meyssan na Rede Voltaire, em Português, NdT).

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador