Comunidade internacional discute como lidar com a segunda dose da vacina contra Covid

Há divergências sobre qual abordagem conterá melhor o vírus: vacinar com duas doses ou garantir ao menos a primeira dose para o maior número de pessoas possível

The New York Times

Enquanto os governos ao redor do mundo correm para vacinar seus cidadãos, cientistas e formuladores de políticas estão travados em um debate acalorado sobre uma questão surpreendente: é mais sábio reter as segundas doses de que todos vão precisar ou dar uma vacina ao maior número possível de pessoas agora – e adiar as segundas doses?

Como até mesmo a primeira injeção parece fornecer alguma proteção, alguns especialistas acreditam que o caminho mais curto para conter o vírus é disseminar as injeções iniciais o mais amplamente possível agora.

Oficiais na Grã-Bretanha já decidiram adiar as segundas doses de vacinas feitas pelas empresas farmacêuticas AstraZeneca e Pfizer como uma forma de distribuir mais amplamente a proteção parcial proporcionada por uma única injeção.

Autoridades de saúde nos Estados Unidos têm se oposto veementemente à ideia. “Eu não seria a favor disso”, disse o Dr. Anthony S. Fauci, o maior especialista em doenças infecciosas do país, à CNN na sexta-feira. “Vamos continuar fazendo o que estamos fazendo.”

O debate reflete a frustração de que tão poucos americanos tenham recebido as primeiras doses. O lançamento público permaneceu acidentado durante o fim de semana. Idosos fizeram fila mais cedo para a vacinação em uma cidade do Tennessee, mas as doses acabaram por volta das 10h. Em Houston, o sistema telefônico do Departamento de Saúde quebrou no sábado, o primeiro dia em que as autoridades abriram uma clínica de vacinação gratuita.

O prefeito Eric Garcetti, de Los Angeles, agora um centro da pandemia, disse que a distribuição da vacina estava indo muito devagar. As hospitalizações de pacientes com Covid-19 durante o mês passado mais do que dobraram na Califórnia.

As vacinas autorizadas até o momento nos Estados Unidos são produzidas pela Pfizer-BioNTech e Moderna. A Grã-Bretanha deu sinal verde para as vacinas Pfizer-BioNTech e Oxford-AstraZeneca.

Todos eles devem ser administrados em duas doses em um cronograma rigoroso. A primeira injeção ensina o sistema imunológico a reconhecer um novo patógeno, mostrando-lhe uma versão inofensiva de algumas das características mais salientes do vírus. Depois que o corpo teve tempo para estudar esse material, por assim dizer, uma segunda injeção apresenta essas características novamente, ajudando as células do sistema imunológico a guardar a lição na memória.

Os ensaios clínicos realizados pela Pfizer-BioNTech e Moderna mostraram que as vacinas foram altamente eficazes na prevenção de casos de Covid-19 quando administradas em duas doses separadas por três ou quatro semanas.

Alguma proteção parece entrar em ação após a primeira injeção da vacina, embora não esteja claro com que rapidez ela pode diminuir. Ainda assim, alguns especialistas agora argumentam que espalhar vacinas de forma mais esparsa pela população, concentrando-se nas primeiras doses, pode salvar mais vidas do que garantir que a metade dos indivíduos receba ambas as doses dentro do cronograma.

Isso seria um desvio notável do plano original. Desde que a distribuição começou no mês passado nos Estados Unidos, as segundas doses das vacinas foram suspensas para garantir que elas estarão disponíveis para as pessoas que receberam as primeiras injeções.

Mas na Grã-Bretanha, os médicos foram instruídos a adiar as consultas para as segundas doses que estavam programadas para janeiro, para que essas doses pudessem ser administradas como primeiras doses a outras pessoas. As autoridades estão empurrando as segundas doses de vacinas até 12 semanas após a primeira.

Em um documento regulatório , as autoridades de saúde britânicas disseram que a vacina da AstraZeneca foi 73 por cento eficaz em participantes de ensaios clínicos três semanas após a primeira dose ter sido dada e antes da segunda dose.

Mas alguns pesquisadores temem que a abordagem da dose retardada possa ser desastrosa, especialmente nos Estados Unidos, onde as implementações já são impedidas por obstáculos logísticos e uma abordagem de retalhos para priorizar quem recebe as primeiras vacinas.

“Temos um problema com a distribuição, não com o número de doses”, disse Saad Omer, especialista em vacinas da Universidade de Yale. “Dobrar o número de doses não dobra sua capacidade de dar doses.”

Autoridades federais de saúde disseram na semana passada que cerca de 14 milhões de doses das vacinas Pfizer-BioNTech e Moderna foram enviadas para os Estados Unidos. Na manhã de sábado, apenas 4,2 milhões de pessoas haviam conseguido suas primeiras fotos.

Esse número provavelmente está subestimado por causa dos atrasos nos relatórios. Ainda assim, o número está muito aquém da meta que as autoridades federais de saúde estabeleceram em dezembro de dar a 20 milhões de pessoas suas primeiras vacinas até o final de 2020.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O mundo discutindo, planejando, elaborando cenários que permitam definir patamares de eficácia da 2a dose da vacina, enquanto o desgoverno incompetente e bizarro do brasil ainda nem sabe onde comprar seringas para aplicar a 1a dose na população tupiniquim.
    Quanta demora para definir o impedimento destes pulhas..

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador