Consulado da Índia entrega Prêmio Internacional Jamnalal Bajaj 2010

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A professora Lia Diskin, co-fundadora da Associação Palas Athena, criadora de dezenas de programas culturais e sócio-educativos, coordenadora do Comitê Paulista para a Década de Paz – um programa da UNESCO, escritora e conferencista internacional, será agraciada com o Prêmio Internacional Jamnalal Bajaj 2010 por seu trabalho de destaque em presevar e disseminar os valores de Gandhi de não violência fora da Índia.

O Consul Geral da Índia em São Paulo, J.K. Tripathi, fará a entrega do prêmio, que é anual, contempla quatro categorias e é composto por uma citação e uma quantia em dinheiro, durante recepção no Consulado Indiano nesta sexta-feira, dia 17 de dezembro, às 10h.

A Palas Athena, fundada em 1972, é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que promove, agencia e incuba programas e projetos nas áreas de Educação, Saúde, Direitos Humanos, Meio Ambiente e Promoção Social, com a finalidade de aprimorar a convivência humana por meio da aproximação de culturas e articulação dos saberes.

Reconhecimento internacional

O Prêmio foi instituído na década de 80 pela Jamnalal Bajaj Foundation e é oferecido anualmente a cinco personalidades que se destaquem na divulgação dos princípios de Gandhi. Entre os que já receberam tal reconhecimento se encontram Desmund Tutu, Johan Galtung, Prof. Sir Joseph Rotblat, Satish Kumar, entre outros (veja a relação de agraciados abaixo).

O Prêmio Internacional foi instituído em 1988 como parte das comemorações do centenário de nascimento de Jamnalal Bajaj. Na ocasião, a Fundação conferiu o primeiro prêmio a Nelson Mandela, com uma dotação especial de 500 mil rúpias, uma citação e um troféu especialmente esculpido.

Jamnalal Bajaj Foundation

A Jamnalal Bajaj Foundation foi estabelecida em 1977, em memória a Jamnalal Bajaj, um colaborador muito próximo de Mahatma Gandhi. A Fundação se dedica à divulgação dos ideais pacíficos aos quais Jamnalal Bajaj dedicou-se ao longo de sua vida, inspirados nas propostas de Gandhi.

A Jamnalal Bajaj Foundation foi inaugurada em 1977 pelo então Primeiro-Ministro da Índia, Shri Morarji Desai. O objetivo da Fundação é promover a expansão da filantropia e difundir os valores de Gandhi.   

Ao longo da década de 1980, a Fundação instituiu quatro premiações, destinadas a reconhecer a contribuições para o trabalho construtivo, o serviço das mulheres e a aplicação de conhecimento moderno para a solução dos problemas rurais.   

Defensor da liberdade, reformador social, líder humanitário e um seguidor dedicado de Mahatma Gandhi, Jamnalal Bajaj “adotou” como o grande líder pacifista como um pai. Ao lado de Gandhi, Jamnalal Bajaj  se engajou na luta pela libertação da Índia.

Ele teve grande atuação da difusão dos ideais de trabalho construtivo propostos por Gandhi, da defesa dos “dalits”, na promoção da educação para as mulheres, na propagação do idioma Hindi, e no apoio à difusão do Khadi, que deu grande impulso à fabricação de algodão e tecido em indústrias de aldeias no interior da Índia.   

Premiados

Personalidades que já receberam o Prêmio Internacional de Promoção de Valores Gandhianos 2010 para Estrangeiros, concedido pela Fundação Jamnalal Bajaj:

1988: Mr. Pierre Parodi França – 1989: Mr. Danilo Dolci Itália –  1990: Mr. A. T. Ariyarathe Sri Lanka-  1991: Mr. Charles Walker E. U. A-  1992: Dr. Homer A. Jack E. U. A – 1993: Prof. Johan Galtung Noruega – 1994 Mrs. Gedong Bagoes Oka Indonésia – 1995 Srimati Kamala E. U. A – 1996: Prof. Adolfo de Oliveira Argentina –  1997: Dr. Young Seek Choue Coréia – 1998: Kumari Jharna Dhara Chowdhury Bangladesh – 1999: Prof. Sir Joseph Rotblat Reino Unido.-  2000: Desmond Tutu – Arcebispo Emérito África do Sul 2001 Dr. Satish Kumar Reino Unido 2002: Dr. George W. Willoughby E. U. A – 2003: Dr. Mary E. King E. U. A – 2004: Ms. Marie Thoeger Dinamarca – 2005: Dr. Daisaku Ikeda Japão – 2006: Dr. Ismail Serageldin Egito – 2007 Prof. Michael Nagler E. U. A – 2008: Mr. Louis Campana França – 2009: Rev. Charles Peter Daugherly E. U. A.

Serviço

Local: Consulado Geral da Índia em São Paulo – Av. Paulista, 925 – 7º Andar – São Paulo

Data: 17/12/2010

Horário: 10h

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador