Damares terá de explicar ao Ministério Público o desmonte de conselhos de Direitos Humanos

O pedido de informações se refere às seguintes instâncias colegiadas: Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Conselho Nacional de Combate à Discriminação, Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, Conselho Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais, Conselho Nacional de Política Indigenista, Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, Conselho Nacional da Juventude, Comissão de Anistia e o Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa

Ministério recebe prazo de dez dias para informar sobre efetivo funcionamento de conselhos de direitos humanos

Do MPF

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, recebeu prazo de dez dias úteis para informar ao Ministério Público Federal a atual situação acerca do funcionamento de 12 conselhos, comitês e comissões de promoção e defesa de direitos humanos vinculados à pasta.

A solicitação foi feita nesta sexta-feira (8) pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), órgão que integra o MPF. O pedido de informações tem como base denúncia publicada pela imprensa acerca da suposta paralisação, extinção e esvaziamento de órgãos colegiados vinculados ao Ministério.

No documento, a Procuradoria solicita que sejam esclarecidas as denúncias e que o órgão informe as datas em que ocorreram reuniões dessas instâncias desde o início da nova gestão. O ministério também deverá informar o cronograma de realização dos próximos encontros.

O pedido de informações se refere às seguintes instâncias colegiadas: Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Conselho Nacional de Combate à Discriminação, Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, Conselho Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais, Conselho Nacional de Política Indigenista, Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, Conselho Nacional da Juventude, Comissão de Anistia e o Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa.

Esses órgãos colegiados atuam no acompanhamento e avaliação do desenvolvimento de políticas públicas em áreas como educação, saúde, trabalho, assistência social, cultura e promoção da igualdade. Alguns foram instituídos há quase três décadas, como é o caso do Conanda, previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/1990) como o principal órgão articulador do sistema de garantia de direitos dessa população. “Conselhos, comissões e comitês são mecanismos democráticos de consulta e deliberação social. E constituem instrumentos essenciais de participação cidadã no controle e na implementação das políticas públicas”, destacou no ofício a procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Duprat.

Redação

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Se ela não explicar, o que essa bosta de MP vai fazer? Vai mandar prender? Ou vai aconselhar? Ou vai chantagear para conseguir a nomeação de DD para a PGR?

  2. É estarrecedor ver o nível de ignorância nos comentários! Essas pessoas não tem ideia da função do MP perante a sociedade, nem para que servem essas comissões. Em vez de apoiar, criticam!
    Gente, o Ministério PÚBLICO existe para defender os direitos e interesses do POVO!
    Por exemplo: nos crimes de Mariana e Brumadinho, é o MP que atua em favor das vítimas!

  3. Se os conselhos que compõem as diversas esferas das políticas públicas não estão funcionando a contento que sejam revistos, mas desmontar não! Brasil não aceitará esse desgoverno.

  4. MPF só querem ganhar destaque até parece que se preocupam com direitos do cidadão, são uns inúteis e vivem as custas dos trabalhadores desse país! !!

  5. O governo está certo! Chega de absurdos de máquina inchada, sugando o dinheiro público e ainda criando entraves para o desenvolvimento!
    #Damaresmerepresenta

  6. Cabide de emprego? As pessoas que compõem esses conselhos não são remuneradas! Quem desconhece os fatos deveria recolher-se a sua ignorância e ficar calado… Mas se assim fosse, nem o Presidente abriria a boca para falar, qto mais essa Ministra, evidentemente despreparada!

  7. Quando este governo vai começar a governa… Hospitais , segurança, educação tá tudo na mesma… Muito conversa fiada e o povo morrendo sem atendimento adequado nos hospitais .

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador