Der Spiegel: fraqueza institucional poderá transformar o Brasil em uma autocracia

26.03.2020, Venezuela, Caracas: Ein Mitglied des Militärs und ein Anwohner mit Schutzmasken schauen sich an einer Haltestellte etwas auf dem Handy an. Angesichts der verheerenden Coronavirus-Pandemie hat die UN-Hochkommissarin für Menschenrechte, Bachelet, das Aussetzen von Sanktionen, unter anderem ggegen Venezuela, verlangt. Foto: Ariana Cubillos/AP/dpa +++ dpa-Bildfunk +++

Der Spiegel

Crise de Corona na América Latina “O vírus criou um sentimento de igualdade”

Entrevista de Marian Blasberg e Jens Glüsing com Marta Lagos, chefe do instituto de pesquisas Latinobarômetro, Rio de Janeiro

Spiegel: Como a crise da coroa afeta o relacionamento dos latino-americanos com a democracia?

Lagos: No Chile, a crise está mudando a maneira como vemos o estado. Agora estamos tendo uma idéia do que ele pode fazer pelas pessoas. Nos últimos 30 ou 40 anos, o estado e o governo nunca estiveram mais focados no bem comum do que nesta crise de saúde. Antes da crise, 70% dos latino-americanos disseram que o governo servia apenas aos interesses de poucos. Hoje vemos pela primeira vez que ele trabalha para todos. Pela primeira vez, as contas de eletricidade, água e gás serão temporariamente suspensas e há bônus especiais para os desempregados. Em um país dividido como o Chile, isso faz uma grande diferença. Aumenta a imagem que as pessoas têm do papel do governo e do estado.

“Democracia é fortalecida”

Spiegel : Isso significa que a democracia emergirá mais forte dessa crise?

Lagos: Acho que sim. A democracia é fortalecida porque os privilégios são perdidos. Os protestos em massa que explodiram em outubro foram dirigidos principalmente contra os privilégios da classe política. Eles foram eliminados pelo vírus. No passado, os votos no parlamento frequentemente fracassavam devido ao fato de não haver membros suficientes. Hoje todo mundo trabalha, mesmo que seja no escritório doméstico, ninguém pode viajar. O vírus não faz diferenças socioeconômicas, promove a igualdade. No entanto, atualmente temos apenas 2.000 pessoas infectadas. Preocupa-nos que os pobres sejam mais afetados se o vírus se espalhar porque o sistema público de saúde é muito pior que o privado.

Spiegel: O que a pandemia significa para o movimento de protesto?

Lagos: Os protestos terminaram, mas as razões da crise continuam. A crise da coroa adiou apenas as demandas sociais e políticas. Após a crise, será muito difícil para o governo recuperar as concessões sociais que já fez. Os benefícios sociopolíticos ajudam aqueles cuja renda mal chega para sobreviver. Estes também são os que protestaram. Por exemplo, se os bancos quiserem cobrar taxas de hipoteca novamente após um período de espera de seis meses, isso criará uma nova fonte de conflito. Novas demandas sociopolíticas surgem da crise. O vírus criou um sentimento de igualdade.

Spiegel: Mas a modernização do estado está minando o núcleo do movimento de protesto.

Lagos: Não. A crise da saúde não resolve os problemas sociais, essas medidas são apenas retalhos. Após a crise, as demandas sociais aumentarão, porque as pessoas perguntarão: se o governo distribui tantos benefícios diante da crise do vírus, por que negou dois meses antes que esses problemas sociais existissem? Sempre se dizia que não havia dinheiro para aumentos salariais, mas de repente existem essas somas astronômicas que as pessoas não sabem de onde vêm. O cidadão percebe que o estado tem muito dinheiro. Isso também causará aumento da demanda. O governo deve abrir o cofre e distribuir o dinheiro.

Spiegel: Isso significa que a consciência social dos ricos também mudará?

Lagos: Acredito que um abismo ainda maior se abrirá para a antiga oligarquia. As cinco famílias mais ricas do Chile, juntamente com os principais empreendedores, deram ao Estado pouco mais de US $ 50 milhões para ajudar a enfrentar a crise, que é quase nada. Isso mostra a pouca solidariedade dos empresários chilenos.

Spiegel: A votação de uma nova constituição foi uma das principais demandas do movimento de protesto no Chile. Foi adiada por causa da crise da coroa. O tópico perdeu sua importância?

Lagos: A reforma constitucional está ganhando importância ainda porque a crise da coroa nos mostra as restrições que a constituição atual nos impõe.

Spiegel: Você disse que a visão do estado mudou com a crise da coroa. Isso também se aplica à visão das forças armadas e de segurança?

Lagos: A perspectiva é ambivalente. Pedras foram jogadas na polícia há dois meses, mas hoje as pessoas na TV reclamam que não há policiais suficientes para controlar a situação. Quando as forças armadas foram usadas durante os protestos para reforçar o toque de recolher, isso foi fortemente criticado. Hoje há uma aprovação popular generalizada porque os soldados estão ajudando a combater a crise da saúde e garantindo a segurança.

Spiegel: Quando há distúrbios de fome, os governos geralmente chamam os militares em busca de ajuda. Isso não leva a novas ditaduras?

Lagos: O poder agora está mais com os governadores e autoridades locais do que com o governo central. Com a agitação social, os chefões das drogas têm maior probabilidade de ocupar os territórios e distribuir alimentos em países pobres onde o tráfico de drogas é pesado. Foi assim que aconteceu aqui no Chile após os saques no ano passado.

Spiegel: Se você olhar para toda a América Latina, quem está se beneficiando dessa crise? Os populistas? O estado?

Lagos: A crise da coroa atinge a América Latina no momento em que o prestígio da maioria dos presidentes da região caiu de 30 a 40%, com exceção do mexicano Andrés Manuel López Obrador e do brasileiro Jair Bolsonaro. Nesse momento, emergem traços autoritários, como pode ser visto no exemplo de López Obrador e Bolsonaro.

Spiegel: Quais países são mais afetados pela Corona?

Lagos: Estes são os países que já foram enfraquecidos porque seu sistema político é muito frágil e pouco representativo. Isto é especialmente verdade para a Guatemala, Honduras, El Salvador e Paraguai. Eles também têm uma infraestrutura mais fraca e uma enorme desigualdade.

Spiegel: Na Bolívia, a presidente interina Jeanine Añez adiou as eleições por causa da crise da coroa; ela permanece no poder por mais tempo com a ajuda dos militares. Existe um novo autoritarismo aí?

Lagos: a democracia boliviana é extremamente fragmentada; existem poucas opções para retornar à ordem constitucional. Acredito que a Bolívia é um caso perdido, se não for possível realizar eleições livres, apesar da crise. Mas Evo Morales é parcialmente culpado pelo fato de ter fundado a autocracia na Bolívia.

Spiegel: A Venezuela também é duramente atingida pela crise da coroa. Alguns acreditam que isso acelerará a queda de Maduro.

Lagos: O ditador Maduro ainda tem renda do petróleo para permanecer no poder, mesmo que a renda tenha diminuído. Acredito que a Venezuela, com ou sem crise de saúde, continuará sendo uma ditadura. Existem apenas duas maneiras pelas quais os ditadores terminam: eles são mortos ou morrem por conta própria. Pinochet foi uma exceção; ele sobreviveu ao fim de sua ditadura.

Spiegel: O “Financial Times” pediu a suspensão das sanções econômicas contra a Venezuela devido à crise da coroa. Você acha que está certo?

Lagos: O mundo deve fazer de tudo para salvar o povo venezuelano. 80% dos venezuelanos não comem o suficiente há anos.

Spiegel: Você acha que a crise pode levar à derrubada do presidente brasileiro Bolsonaro?

Lagos: Independentemente do futuro Bolsonaros, a integridade do estado brasileiro está em jogo. É esmagado não apenas pelos grupos armados, mas também pela disputa entre o presidente e os governadores dos estados. Em algumas favelas do Rio de Janeiro, as quadrilhas de traficantes garantem o cumprimento dos regulamentos de quarentena, aparentemente tendo mais senso comum do que o presidente.

Spiegel: É possível que os militares transformem o país em uma ditadura?

Lagos: o governo de Bolsonaro já está cheio de soldados. É por isso que é muito difícil para eles golpe. A discussão de que a América Latina poderia retornar às ditaduras militares no estilo das décadas de 1970 e 1980 está desatualizada. O que vemos hoje são autocracias. Ex-generais que correm como civis e se comportam como uma ditadura, mas sem soldados nas ruas. Eu chamo esses sistemas de autocracias eleitorais porque as eleições continuam sendo realizadas, mas o presidente tem todo o poder ao mesmo tempo. É o mesmo na Nicarágua, na Venezuela, e isso também pode ser o caso no Brasil, porque a ordem constitucional é extremamente fraca.

Spiegel: Bolsonaro diz que as consequências econômicas da crise da coroa serão muito mais graves do que as consequências para a saúde. Ele está certo?

Lagos: Bolsonaro disse: “Todos temos que morrer às vezes”. Esta é uma sentença brutal para um governante. Se existe uma coisa na América Latina, é a pobreza. Somente as elites conhecem a riqueza, há uma enorme concentração de riqueza. A discussão sobre o medo de cair na pobreza é muito intelectual, porque a maioria das pessoas já é pobre. Então, se um presidente diz que quer proteger a economia, temos que perguntar: para quem? Aqui reside a raiz dos movimentos de protesto, eles lutam por uma redistribuição de riqueza.

Spiegel: Essa crise desencadeará uma nova onda de emigração?

Lagos: O presidente do México, López Obrador, brincou recentemente que os EUA devem terminar rapidamente o muro para que o vírus não chegue ao México. Os EUA e a Europa perdem grande parte de sua reputação nesta crise. Se países como a Itália não conseguem lidar com essa crise – por que são chamados de desenvolvidos? O que está acontecendo nos Estados Unidos também redefinirá o que significa ser um país altamente desenvolvido. Após essa crise, a modernidade terá que ser redefinida.

Luis Nassif

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Que os magistrados e os da “justissa” levem em consideração de que com seus altos salários, militares tendo de bancar os gastos improdutivos das áreas correlatas, com as pensões altas de viúvas e filhas solteironas e dar as merrecas para os soldados e cabos, num momento de crise do mercado produtivo e com muito desemprego, quando tiverem de cortar, vai ser fácil tornar desnecessária a “justissa”, ainda mais se ela for contrária aos autocratas. Não pensem que estarão do mesmo lado, pois eles apenas os toleraram amargamente por causa desta tal democracia, que vocês ajudaram a enterrar. Quanto mais à direita, menos direitos. Quanto menos direitos, menos justiça. Quanto menos justiça, têchau senhores da “justissa” e nem vai precisar de um soldado para fechar. Um cabo de vassoura que dê para puxar a porta já serve. É apenas comédia esta história, mas neste Brasil doido, pode até dar em drama.

  2. Artigo sem sentido. Tenta passar a impressão que as alterações ocorridas nos países da América Latina são decorrentes de movimentos políticos independentes. Sequer menciona a promoção realizada pelos USA Inc. visando a remover governos populares, eleitos legitimamente, em vários países da região, removendo suas lideranças através de golpes militares, políticos e/ou judiciais e implementando governos subservientes aos ditames de Washington, a fim de perpetuar a submissão politica-economica-cultural, de acordo com a doutrina Monroe e que faz parte do processo de implantação do governo mundial submisso aos imperialistas sionistas khazarians. O virus pode ter sido um “acidente de percurso”, capaz de trazer modificações muito importantes na estrutura global.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador