Dilma: Obama vai responder sobre espionagem até quarta

Do blog do Planalto

Obama responderá até quarta-feira sobre denúncias de espionagem, afirma Dilma

A presidenta Dilma Rousseff afirmou nesta sexta-feira (6), em São Petersburgo, na Rússia, em entrevista coletiva após participar de reunião de cúpula do G20, que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se comprometeu a responder ao governo brasileiro até quarta-feira (11) sobre as denúncias de espionagem. Obama e Dilma se reuniram na noite desta quinta-feira (5) antes do jantar de trabalho em homenagem aos chefes de Estado do G20.

Dilma afirmou que a denúncia de espionagem é incompatível com a convivência democrática entre países amigos e que Barack Obama assumiu responsabilidade direta e pessoal pela investigação e esclarecimento dos fatos. A presidenta afirmou que a realização da viagem de Estado para Washington, marcada para outubro, dependerá das condições políticas que serão criadas por Obama.

“O presidente Obama declarou para mim que assumia a responsabilidade direta e pessoal pelo integral esclarecimento dos fatos e que proporia para exame do Brasil medidas para sanar o problema. Diante do meu ceticismo devido à falta de resultados do encontro entre o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o vice-presidente Biden, ocorrido semana passada, o presidente Obama me reiterou que ele assumia a responsabilidade direta e pessoal tanto para a apuração das denúncias como para oferecer as medidas que o governo brasileiro considerasse adequadas”, disse a presidenta.

Na entrevista, a presidenta também disse que vai propor à Organização das Nações Unidas (ONU) uma nova governança contra invasão de privacidade. Sobre uma eventual ação militar na Síria, a presidenta Dilma disse que o Brasil não reconhecerá nenhuma iniciativa sem a aprovação da ONU.

2 comentários

  1. Conveniente

    Bem conveniente a data marcada para a resposta do Obama, 11 de setembro. Justifica muita coisa, não é mesmo?

  2. Se a ONU for para o mundo como o STF é para o BRASIL, ferrou!!!

    Depois de ver o quanto são venais os nossos juízes, em sua maioria. Fica difícil acreditar que na ONU seja diferente.

    Lá  o que está em jogo e a supremacia de uma nação que se acha dona do mundo e vai pra cima dos países que de alguma forma pode promover o seu enriquecimento, para subjulga-los.

    Espiona, se infiltra e promove a discordia entre governo e população.

    Fornece todo tipo de armamento, de apoio e estratégia. Promove a guerra e depois  entra como o salvador da pátria.

    Diante de inúmeros históricos de tantas atrocidades desde o embargo de CUBA,  e da guerra do Vietnan. entre outras, sem qualquer punição, seria muita ingenuidade acreditar qe a ONU faça qualquer coisa contra os EUA.

    Estranho esses vazamentos de informações do SNOWDEN justo para a GLOBO. Mais estranho ainda  ELA, venal do jeito que é , UMA VERDADEIRA LESA-PÁTRIA, repassa-las em troca de nada.

    TEM GATO NESSA TUMBA!!! ops: TUBA!!!

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome