Eleição São Paulo: Convenção de Boulos com Lula abre campanhas pelo país

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Pesquisa mostra acirramento da disputa eleitoral em São Paulo, o maior colégio eleitoral do país, do qual o governo quer garantir a vitória

Lula e Boulos
Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Lula e alguns ministros de governo participarão da convenção do Psol, neste sábado (20), que oficializará a candidatura de Guilherme Boulos à Prefeitura de São Paulo. O gesto busca trazer visibilidade ao deputado, em meio ao acirramento da disputa eleitoral da capital paulista.

Nesta sexta (19), levantamento do instituto Paraná Pesquisas mostrou uma pequena diferença para Ricardo Nunes (MDB), o atual prefeito, que conta com 26,9% das intenções de voto, sobre 24,7% de Boulos.

Em seguida, os demais candidatos migram com semelhanças nas próximas posições, recebendo o terceiro lugar atualmente o apresentador da Band, José Luiz Datena (PSDB), com 11,8% das intenções, seguido do influenciador Pablo Marçal (PRTB), com 10,9%, e da deputada federal Tabata Amaral (PSB), com 6,4%.

Apesar de empate técnico, com a margem de erro de 2,6 pontos percentuais, os números indicam a vitória de Nunes sobre Guilherme Boulos em um hipotético segundo turno, com uma vantagem de 15,5 pontos percentuais: o candidato do Psol receberia 35% das intenções de votos e o atual prefeito 50,5%.

O levantamento da Paraná Pesquisas ouviu 1.500 eleitores em São Paulo, entre os dias 14 e 17 d ejulho, e tem grau de confiança de 95%.

Enquanto o empate de Boulos significava boas chances para o candidato da esquerda no maior colégio eleitoral do país, os riscos de um segundo turno aumentaram o empenho do presidente Lula em ativar a campanha paulistana.

Neste sábado, ocorrerá a convenção única dos 8 partidos que apoiam a eleição de Guilherme Boulos: Psol, PT, Rede, PV, PCdoB, PDT, PMB e PCB.

Pelo calendário eleitoral, as convenções dos partidos para definir quais candidatos disputarão as eleições municipais começam neste sábado (20) e vão até o dia 5 de agosto.

No evento deste sábado, para apoiar Boulos, estarão presentes o presidente Lula e são esperados os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Marina Silva (Meio Ambiente), além de outras figuras políticas de peso do partido.

Os ministros e outras figuras do governo, além do próprio presidente, auxiliarão na intensificação da campanha a partir da convenção, em agendas de campanha da periferia ao empresariado.

Leia mais:

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Apesar de Lula ser um auxílio luxuoso e de peso, eu penso que se o atual governo Lula/PT continuar ignorando e traindo os aposentados na questão da Revisão da Vida Toda (RVT) e insistir na negativa de não reconhecer o direito dos aposentados, eu penso que Boulos estará em pior situação do que poderia estar e conquistar. Avalio que estarão desprezando o fator político positivo, se insistirem em levar adiante as suas inúteis, autoritárias e desrespeitosas justificativas de negação aos nossos claros e transparentes direitos.
    Caso o governo insista em não reconhecer os nossos direitos e a traição seguir adiante, acho que se tornará o mais tolo suicídio político que um partido poderia na atualidade, até se tornando digno incontestável e merecedor do preço eterno que deverá assumir por conta de um autoritarismo arrogante ou o mal assessoramento.
    Tem manchas que nada consegue limpar ou apagar.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador